Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ENEM 2016 - Guia da Real para driblar a doutrinação ideológica
#1
Olá mais uma vez. Como alguns souberam, em 2014 foi realizado por alguns integrantes da Real um GUIA para se dar bem no ENEM daquele ano tendo em vista a doutrinação ideológica existente nas provas. Como já faz algum tempo que o manual foi lançado, acho uma boa ideia começar um novo GUIA. 


O primeiro GUIA da Real dava exemplos da manifestação esquerdista por meio de exemplos de questões e era feito uma análise das mesmas. Além disso, o GUIA também dava exemplos de redações "ideais" e politicamente corretas para que o pessoal aqui se de bem. 


É necessário entender que a universalização dos meios de qualificação para o ensino superior (que ocorreu com o surgimento e crescimento da importância do ENEM) tem seus benefícios mas também trouxe alguns problemas: os estados não mais decidem o conteúdo que acham melhor para ser cobrado aos alunos nos testes de admissão á universidade pública.


Quem faz isso agora são as entidades/organizações nacionais de educação. E como não deve ser surpresa para nenhum de vocês, essas entidades não são isentas de opiniões políticas, muito pelo contrário: usam seu poder para modificar o pensamento dos alunos. Aqueles alunos que não possuem as opiniões políticas "corretas" e respondem as questões de modo sincero são excluídos da possibilidade de cursar uma faculdade pública. Esse é o chamado "Filtro Ideológico". Esquerdistas politicamente corretos entram, direitistas sinceros caem fora. Sei que muitos não gostam, mas essa é a realidade e precisamos lidar com ela. 


Tendo em vista esses fatos, o Guia da Real surgiu para bloquear os efeitos dessa doutrinação. Eu mesmo sou um caso de sucesso: fiz o ENEM 3 vezes e sempre consegui notas bem acima da média. Destaque para as redações: esfriei a cabeça e fingi que era outra pessoa na hora de escrever o texto.


Em 2012, quando o tema era "imigração", esquerdei, falei sobre o racismo contra os imigrantes, cutuquei os países de primeiro mundo e fui bem. Em 2013, quando o tema era "lei seca", esquerdei novamente, falei bem da lei e da intervenção estatal e ganhei uma outra nota altíssima.


Em 2014, o tema era "publicidade infantil" e eu esquerdei novamente: falei da importância da intervenção estatal para conter os excessos das empresas privadas "malvadonas". Fui bem novamente. Em 2015, como já estava na faculdade, resolvi não fazer o exame. Me arrependi, pois para a minha surpresa, o assunto foi sobre "violência contra a mulher". Me arrependi de ter ficado de fora, queria ter ido só para fazer outra redação esquerdista e provar novamente como é fácil se dar bem no ENEM mentindo.


A partir de hoje, começarei (e vocês podem me ajudar se quiserem) a construção do mais novo guia da real para o ENEM em 2016. Focarei bastante em explicar o modo como os elaboradores de prova pensam e como ele influencia nas questões e, consequentemente, nas respostas. Faremos o manual mais completo já feito sobre o assunto. Será um processo lento, afinal, temos quase 1 ano para a próxima prova. Novamente eu serei uma cobaia do meu próprio experimento e gostaria que vocês também participassem. Caso vocês já sejam mais velhos e não se interessem pela prova mas conheçam homens jovens não-doutrinados, avisem a eles sobre esse GUIA (ainda é muito cedo para isso, esperem lá por Agosto para começarem a divulgar). 


E gostaria de lembrar que o meu objetivo com isso não é o de ganhar dinheiro nem fama e sim ajudar o maior número de pessoas possível. Vai ter diversidade ideológica nas universidades SIM, e se reclamar, vai ter MUITA diversidade. Aguardem mais informações. Comentários construtivos são muito bem vindos.
Responda-o
#2
Tou ansioso para ver esse guia.
Foco em desenvolvimento pessoal sempre.

Big Grin
"Qui desiderat pacem, praeparet bellum" - Vegetius
Responda-o
#3
Começarei a explanar a respeito de algumas questões da última prova, de 2015.

Para isso usarei o caderno de provas azul (aplicado em 24/10/2015) e o caderno amarelo (aplicado dia 25/10/2015)

Os links para esses cadernos podem ser encontrados aqui

http://enem.inep.gov.br/
Responda-o
#4
COMEÇANDO... Sugiro que baixem o caderno de provas azul e ao lerem essas respostas acompanhem junto do caderno.


QUESTÃO 01:


A questão é totalmente ridícula, decoreba pura. Se vocvê ao menos já folheou algum livro de geografia, saberia respondê-la. A questão traz uma legenda com os biomas brasileiros e uma legenda onde se observa o termo "problema ambiental". Essa legenda específica encontra-se na região nordeste do mapa do Brasil, tratando-se portanto do que está contido na alternativa A: "desertificação das áreas afetadas".



QUESTÃO 02:


Na questão 02 o aluno depara-se com um texto a respeito da criação da energia elétrica e do relógio. Ambos instrumentos fundamentais no dia de hoje. A pergunta é sobre, quais as implicações para o "mundo do trabalho" (começam aqui os termos que levarão ao marxismo cultural das próximas questões) dessas invenções. Perceba que a resposta não é nenhuma das melhorias apontadas nas alternativas A, B, C, ou D. 


Mesmo que a energia elétrica tenha facilitado a produção industrial, contribuído para o êxodo rural, diminuição do esforço braçal, a resposta considerada correta é a alternativa E: "ampliação do período disponível para a jornada de trabalho". 


Mesmo que hoje em dia a jornada estabelecida pela legislação sejam as 40 horas semanais (normalmente 8 horas/dia) e o trabalhador receba caso faça horas extras, a questão recai sobre esse ponto, porque os tontos dos professores marxistas que elaboram essa questão ainda estão presos no século XIX (início da Era Industrial) junto com o cérebro do Karl Marx, na Inglaterra das jornadas exaustivas de mais de 12 ou 14 horas de trabalho.



QUESTÃO 03:


Começou a merda meus amigos! Um texto de Paulo Freire o tal patrono da educação brasileira. Não poderia haver melhor homem para representar a educação brasileira (uma das piores do mundo nos rankings internacionais). A questão traz um trecho de um texto de Paulo Freire e pergunta que a superação (segundo Freire) das dificuldades atuais dos brasileiros será obtida de que modo? 


A resposta considerada correta é a de letra A: "desenvolvimento do pensamento autônomo". Mas porquê diabos é essa a resposta correta? Simples, o pessoal que elabora essa prova do ENEM são todos uns boqueteiros de Paulo Freire. 


O pensamento do sujeito autor desse texto da questão é de tal absurdo que o infeliz escrevia que o professor precisa aprender com o aluno e o aluno com o professor, porquê ninguém é melhor que ninguém e tudo que é merda que se pense é conhecimento. 


Então não interessam alternativas B, C, D, e E para superação das dificuldades brasileiras. Na cabeça desses marxistas doentes, não é você fazer a prova do ENEM buscando "obtenção de qualidicação profissional" (alternativa B); "realização de desejos pessoais"(alternativa D); "aumento da renda familiar" (alternativa E) que lhe tirarão da miséria, pobreza ou dificuldades financeiras. Não... é o brasileiro idiota "pensar com a própria cabeça". Percebe a incoerência? Os infelizes falam em pensar com a própria cabeça, mas qualquer pensamento diferente do deles, como por exemplo, o "resgate dos valores tradicionais" (alternativa C), encontra-se fora de cogitação.


Enfim, não adianta você se matar de estudar conteúdos da escola, do cursinho ou dos seus livros de Ensino Médio e autores referências de assuntos que caem nessas provas de admissão em Universidades públicas brasileiras, se você não entende o que guia a cabeça da banca dessas provas.
Responda-o
#5
QUESTÃO 04:


A questão 04 é bem padrão também, como a questão 01. Na charge em que os personagens são "marido" e "delegado", o personagem delegado pergunta o porque o marido pensar que a mulher quer matá-lo. O marido responde a respeito da alimentação, referindo-se ao que ele come em casa (além da mulher é claro, kkkkkk): pimentão, alface, tomate, morango e uva. São alimentos com alto teor de agrotóxicos. A questão pede a alternativa que represente uma crítica ao setor agrícola, portanto, a alternativa correta é a de letra E: "uso de agrotóxicos nas plantações."



QUESTÃO 05:


A questão 05 traz um texto a respeito da sociedade feudal, na Idade Média. Diz-se que a casa de Deus, que acreditam una (para a Igreja Católica Deus é um só, dividido em três pessoas, da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). As três pessoas da Santíssima Trindade, segundo a Igreja, são necesárias para a salvação do homem em direção á vida eterna. 


Da mesma forma, a sociedade da época era dividida tendo-se trẽs papeis: os que oram, os que combatem e os que trabalham. Pois as três separações de trabalhadores, cada um com seu papel, possuíam importância social (e ainda o possuem, a julgar que precisamos produzir, a sociedade é religiosa e predominantemente católica no Brasil e o país também necessita das Forças Armadas que defendem nosso território).


O texto traz uma crítica à sociedade feudal, afirmando que, de certa forma "os que trabalham" são explorados pelos que oram e pelos que combatem. Porém, os que trabalham não teriam paz para trabalhar se não fossem defendidos pelos que combatem, nem mesmo leis para gozar de paz, se não houvessem as pessoas que oram e auxiliavam na formação das leis da época, que observava a vontade divina e os mandamentos da Igreja.


Contraste a isso é o Brasil atual, onde exige-se desmilitarização e Estado laico; um país onde os trabalhadores não possuem mais segurança e paz para trabalharem e onde as leis não mais funcionam e impera a corrupção. É por isso que "Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas", pois quando separadas um país cai na miséria, corrupção e violência. O autor do trecho citado na questão é Aldaberon de Laon, um bispo francês (933-1070). 


O intuito de quem fez a pergunta da questão é traçar a sociedade feudal, como uma ideologia, quando na verdade representou o auge da Igreja Católica, no que diz respeito à Fé e o bom ordenamento social, que buscava a paz e a observância das leis divinas, algo que atualmente não existe no Brasil e no mundo em que cada noticiário é um banho de sangue, mortes e "tiro, porrada e bomba" (aqui os filhos da puta esquerdista não citam a Valesca Popozuda não é mesmo?).



Bom, continuando, como o infeliz do professor universitário padrão brasileiro, como já dito em questões anteriores, o idiota está com a mente presa no fim do século XIX. Então o retardado vê tudo como ideologia, luta de classes e trata de um período histórico sob essa perspectiva doentia. Então ele vê a Igreja Católica como algo mau, e as forças armadas como exploradores dos trabalhadores braçais (percebam a contradição no que o bispo Laon diz em seu texto, a respeito da necessidade de segurança e da lei para a paz!). 


Como na sociedade da época, a influência política da Igreja Católica era forte e o camponês é visto pelo professor marxista como explorado, a resposta correta para essa questão, na visão marxista, é a alternativa A: "Justificar a dominação estamental" (porque o imbecil acredita que a Igreja usava disso não para ordenar e trazer paz à sociedade, mas somente pelo poder; e "revoltas camponesas" (porque o marxista acredita que o camponês era explorado pela Igreja).




QUESTÃO 06:

A questão 06 trata-se dos primeiros anos de descobrimento do Brasil, e do estranhamento pelos portugueses, a respeito dos dialetos indígenas e a falta de algumas consoantes entre as línguas faladas pelos indígenas brasileiros. O que tornava incompreendida a estrutura social desses povos, quando comparados com a Europa ou outras civilizações já conhecidos. O cronista português diz que os povos nativos "vivem desordenadamente", observando-se que a resposta correta é a de alternativa D "incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses".
Responda-o
#6
QUESTÃO 07:


Na questão 07, pergunta-se sobre o modelo econômico chinês, em que reformas econômicas ocorrem junto de um governo socialista. A questão cita no texto, as mudanças na China (que é uma economia de mercado) junto de um governo socialista, em que alguns dos princípios do socialismo são quebrados. É a velha questão que divide os socialistas (onde o Estado domina tudo e todo mundo é miserável por igual) ou onde o mercado é extremamente liberal (e há melhora na prosperidade econômica, não significando isso a extinção da pobreza e miséria). Dessa forma, por adotar uma economia de mercado, a China, mesmo sendo governada pelo Partido Comunista Chinês, para os marxistas ela fere o que está na alternativa E "extinção gradual das classes sociais".



QUESTÃO 08:

Procure mais informações sobre a crise da bolha imobiliária norte-americana.



QUESTÃO 09:



Na questão 09 começa mais doutrinação politicamente correta. Se você nunca ouviu falar em movimento negro e "dívida histórica" que levaram às cotas raciais (uma consideração infeliz de que o negro é intelectualmente inferior aos demais indivíduos e por isso necessita de facilidades para alcançar objetivos) procure mais informações sobre o assunto.


O poema "Voz do sangue", do angolano Agostinho Neto, segundo os professores marxistas busca "conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência". Porquê essa resposta foi considerada a alternativa correta (alternativa E)? Porquê como já estamos falando desde o início, o cérebro dos professores marxistas encontra-se preso no fim do século XIX.


Esses dementes acreditam ainda que os negros são escravos ou que estão jogados nas ruas recém libertos da escravidão, não que os negros sejam indivíduos como todos os demais, que gozam de direitos e liberdade na sociedade atual para serem e atingirem o que bem entenderem por conta própria.
Responda-o
#7
(26-12-2015, 09:28 AM)THOTH Escreveu: QUESTÃO 07:


Na questão 07, pergunta-se sobre o modelo econômico chinês, em que reformas econômicas ocorrem junto de um governo socialista. A questão cita no texto, as mudanças na China (que é uma economia de mercado) junto de um governo socialista, em que alguns dos princípios do socialismo são quebrados. É a velha questão que divide os socialistas (onde o Estado domina tudo e todo mundo é miserável por igual) ou onde o mercado é extremamente liberal (e há melhora na prosperidade econômica, não significando isso a extinção da pobreza e miséria). Dessa forma, por adotar uma economia de mercado, a China, mesmo sendo governada pelo Partido Comunista Chinês, para os marxistas ela fere o que está na alternativa E "extinção gradual das classes sociais".

QUESTÃO 08:

Procure maios informações sobre a crise da bolha imobiliária norte-americana.

QUESTÃO 09:

Na questão 09 começa mais doutrinação politicamente correta. Se você nunca ouviu falar em movimento negro e "dívida histórica" que levaram às cotas raciais (uma consideração infeliz de que o negro é intelectualmente inferior aos demais indivíduos e por isso necessita de facilidades para alcançar objetivos) procure mais informações sobre o assunto. O poema "Voz do sangue", do angolano Agostinho Neto, segundo os professores marxistas busca "conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência". Porquê essa resposta foi considerada a alternativa correta (alternativa E)? Porquê como já estamos falando desde o início, o cérebro dos professores marxistas encontra-se preso no fim do século XIX. Esses dementes acreditam ainda que os negros são escravos ou que estão jogados nas ruas recém libertos da escravidão, não que os negros sejam indivíduos como todos os demais, que gozam de direitos e liberdade na sociedade atual para serem e atingirem o que bem entenderem por conta própria.

Obrigado pelas contribuições, THOTH. Tenho uma dúvida: é possível editar constantemente o meu post inicial? Pois vou precisar fazer isso várias vezes durante o processo da criação desse GUIA para colocar o link das versões atuais do projeto. Até agora não encontrei a opção para editar o post inicial. 

De qualquer modo, já elaborei uma estrutura dos assuntos a tratar nesse guia, atualmente está assim: 

1.   INTRODUÇÃO E OBJETIVOS DO GUIA..............................................03
2.   A IDEOLOGIA DOS ELABORADORES DE PROVA............................04
2.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos...............................04
2.2 O Governo Brasileiro e a Ideologia Esquerdista..........................06
2.3 Os Principais Tipos de Esquerdismo............................................07
2.3.1 Socialismo................................................................................07
2.3.2 Racialismo................................................................................08
2.3.3 Feminismo................................................................................08
2.3.4 Direitos Homossexuais............................................................09
2.3.5 Viés pró Meio Ambiente...........................................................09
2.3.6 Viés pró-estatismo e Governismo............................................10
2.3.7 Viés anti-EUA...........................................................................11
2.3.8 Viés anti-cristianismo...............................................................12
3.   EXEMPLOS DE QUESTÕES RESOLVIDAS.........................................11
4.   COMO ELABORAR UMA REDAÇÃO IDEAL.......................................35
4.1 Possíveis temas..............................................................................35
4.2 O Discurso Politicamente Correto.................................................36
4.3 A Estrutura de uma Redação Ideal................................................37
5.   COMENTÁRIOS FINAIS........................................................................45


Primeiro, estava pensando em fazer um breve estudo sobre os elaboradores de prova: para quem trabalham, qual a ideologia de seus chefes, como a doutrinação é jogada no ENEM. Depois eu mostro os exemplos de doutrinação (disputa de classes, disputa de raças, disputa de sexos etc.), e na hora de dar os exemplos de questões, eu coloco "Categorias" dos tipos de doutrinação em que cada uma delas se encaixam. 

Por exemplo, se uma questão envolve apenas disputa de classes, ela recebe uma tag "socialismo". Se ela envolve estatismo e direito das mulheres, ela recebe a tag "feminismo" e "viés pró-estatismo e governismo". E assim por diante.
 
E no final, darei exemplos de "redações ideais" politicamente corretas e esquerdistas que os elaboradores querem ver.
Responda-o
#8
*Revivendo o tópico*
Alguém pretende continua-lo e fazer o guia? É de grande importância a mim
Responda-o
#9
vou fazer o enem desse ano, e quero dicas.
Responda-o
#10
(11-09-2016, 03:43 PM)carioca Escreveu: vou fazer o enem desse ano, e quero dicas.

Leve caneta
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#11
(11-09-2016, 06:37 PM)carioca Escreveu: vou fazer o enem desse ano, e quero dicas.

Parabéns por já estar começando a estudar pro ENEM do ano que vem.
Responda-o
#12
Palavras da prova de humanas que geralmente indicam a alternativa correta:

-Social; 
-Opressão;
-Direitos da mulher;
-Mais valia;
-Exploração;
-Igualdade/Desigualdade;
-China;
-Cuba;
-Consumismo;
-Poluição industrial;
-Aquecimento global;
-Machismo;
-Che Guevara;
-Karl Marx;
-Alienação;
-Fordismo e taylorismo;
-Crise financeira.

Essa é minha dica. Se alguma alternativa tiver uma dessas palavras, verifique pois ela tem grandes chances de ser "a correta".
Em tudo dai graças.

Responda-o
#13
Por que enem do ano que vem?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Responda-o
#14
Dando um Up...Por causa do enem......
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] Vale a pena se esforçar para passar no enem? LostBoy 20 7,841 12-01-2020, 01:26 PM
Última Postagem: SapoCaco
Thumbs Down [DÚVIDA] Ajuda para o ENEM Pietro Sartori 10 6,054 03-10-2018, 08:54 PM
Última Postagem: Viride
  [DÚVIDA] COMO SE PREPARAR PARA O ENEM? Gustavo Ribeiro 14 6,672 04-11-2017, 01:07 PM
Última Postagem: Dallas
  Estudos realistas para o ENEM 2016 (dicas, links e discussão) Odesenvolvedor 2 2,579 28-12-2015, 05:00 PM
Última Postagem: Bean

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)