02-04-2017, 10:40 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-04-2017, 09:44 AM por Velho Gangster.)
Boa noite pessoal
Criei esse tópico para discutirmos sobre golpes, fraudes e estelionatos baratos, disfarçados e que existem aos montes por aí. São pessoas " espertas" mas de índole errada que querem o seu dinheiro, mesmo de forma obrigatória, e fazem um jogo de engenharia social, um misto de convencimento, marketing e conhecimento jurídico para te ferrar. Usam contratos, notas promissórias para que você assine, e depois que assinou, uma dor de cabeça poderá tirar a sua paz, pois envolve com uma parte muito importante : seu bolso.
Existem empresas especializadas em aplicar golpes nos outros. As mais conhecidas por mim : a dos cursos de informática/ inglês/ elétrica ( a maioria) . Outro tipo é a de empréstimos facilitados.
Informações sobre o golpe dos cursos "populares" :
Podemos discutir sobre formas de se proceder em casos de alguns golpes. Usar a arma dos golpistas fraudulentos contra eles mesmos. Por isso, tem-se que conhecer como funcionam os vários tipos de golpes que são aplicados até hoje.
O golpe do cursinho popular quase que me pega de surpresa : a empresa fantasma que me liga em função desse curso que me foi oferecido já tinha enganado múltiplas pessoas. Chequei o site de reclamações em 2017, e tem gente que caiu no golpe desde 2006! Quase 11 anos em que a mesma empresa de vendas de golpes e dor de cabeça está atuando.
Meu primo já esteve em péssima situação financeira e buscou as empresas fraudulentas de empréstimo pessoal. Ao procurar a sede da empresa, tinha conversado com uma mulher que investiu mais de $5.000 para obter um empréstimo maior. Mas a empresa era fantasma! Meu primo tinha investido $ 300 reais nas fases iniciais de contratação do empréstimo falso, e conseguiu perceber que era um golpe.
Cuidado com os espertinhos !!
Criei esse tópico para discutirmos sobre golpes, fraudes e estelionatos baratos, disfarçados e que existem aos montes por aí. São pessoas " espertas" mas de índole errada que querem o seu dinheiro, mesmo de forma obrigatória, e fazem um jogo de engenharia social, um misto de convencimento, marketing e conhecimento jurídico para te ferrar. Usam contratos, notas promissórias para que você assine, e depois que assinou, uma dor de cabeça poderá tirar a sua paz, pois envolve com uma parte muito importante : seu bolso.
Existem empresas especializadas em aplicar golpes nos outros. As mais conhecidas por mim : a dos cursos de informática/ inglês/ elétrica ( a maioria) . Outro tipo é a de empréstimos facilitados.
Informações sobre o golpe dos cursos "populares" :
Citação:Golpe do curso de informática / inglês
Fonte: http://www.resolvaja.com/2010/03/cuidad ... ica-e.html
Infelizmente, até quando queremos nos aprimorar, fazendo cursos, somos cercados por espertos que querem pegar nosso dinheiro sem dar nada em troca. Saiba como evitar estes truques e conseguir o máximo pelo que pagamos.
O GOLPE DA BOLSA DE ESTUDOS
Um golpe muito comum neste meio é você ser abordado por um vendedor que do nada te diz que você acabou de ganhar uma bolsa de estudos.
Você feliz da vida começa a preencher toda papelada para ganhar a “bolsa de estudos”, e no final o vendedor te fala, a única coisa que você terá que pagar é o material didático. É o famoso “presente de grego”.
Você fica sem jeito de recusar, já que iria perder a tal “bolsa de estudos”. Só que o material custa o valor do curso inteiro e o curso é de péssima qualidade, já que o único objetivo é vender o material (que também é lamentável).
NÃO SÃO CURSOS, MAS SIM EMPRESAS DE VENDAS
Existem vários grupos, alguns inclusive grandes que usam deste artifício. Normalmente nestes grupos a área de vendas é muito maior do que a área de ensino, já que o único objetivo é empurrar o máximo possível de “cursos” para consumidores incautos.
Infelizmente, se você comprou, não existe mais nada que possa ser feito e você terá que arcar com o prejuízo.
O GOLPE DO PACOTÃO
Outro golpe que está tomando embalo, principalmente nos cursos de informática é de oferecer um pacote de vários cursos, por um período longo, chegando às vezes a mais de 24 meses, dando “descontos” irrecusáveis, que são válidos por “tempo limitado”.
No golpe do pacotão, o consumidor é fisgado por um “desconto” que é fictício e pressionado pelo “tempo limitado” que é uma invenção do vendedor para forçar uma decisão rápida do consumidor.
No final da venda o consumidor assina um contrato, que obriga ele ao pagamento até a última parcela, sem possibilidade de desistência, às vezes inclusive com Notas Promissórias para garantir o pagamento.
CURSOS DE BAIXA QUALIDADE EM QUE A MAIORIA DESITE NO MEIO
Normalmente os cursos são de baixa qualidade, com professores não qualificados para lecionar e o consumidor acaba desistindo no meio. Neste momento ele é informado que o pagamento tem que ser feito até o final, mesmo se ele desistir, pois ele assinou um contrato (e/ou Notas Promissórias) e caso contrário o nome dele será incluído no SPC.
Claro que tudo isto é apenas jogo de cena, pois nenhum contrato abusivo prospera na justiça, mas no final de muita discussão darão a ele a opção de pagar mais 30 dias de aviso prévio para poder romper o contrato.
COMO CANCELAR O PACOTÃO
No meu entender, como estes cursos são pagos sempre antecipadamente e um contrato abusivo é invalido por natureza, nem o aviso prévio é devido. Você não deve pagar mais nada.
No dia que você desistir faça um carta com o aviso da sua desistência em duas vias e entregue na secretaria do curso e peça para que assinem o recebimento na 2ª via (que fica contigo).
Se negarem assinar o aviso de recebimento, faça com que duas testemunhas (colegas seus do curso) assinem a 2ª via, qualificando a testemunha com nome, endereço e CPF, informando da entrega da carta e da negativa da secretaria do curso em assinar o recebimento.
Esta carta servirá como prova num eventual processo contra o curso caso o seu nome seja incluído no SPC. Avise já que se seu nome for para o SPC que você entrará na Justiça para reclamar Danos Morais e Materiais.
Podemos discutir sobre formas de se proceder em casos de alguns golpes. Usar a arma dos golpistas fraudulentos contra eles mesmos. Por isso, tem-se que conhecer como funcionam os vários tipos de golpes que são aplicados até hoje.
O golpe do cursinho popular quase que me pega de surpresa : a empresa fantasma que me liga em função desse curso que me foi oferecido já tinha enganado múltiplas pessoas. Chequei o site de reclamações em 2017, e tem gente que caiu no golpe desde 2006! Quase 11 anos em que a mesma empresa de vendas de golpes e dor de cabeça está atuando.
Meu primo já esteve em péssima situação financeira e buscou as empresas fraudulentas de empréstimo pessoal. Ao procurar a sede da empresa, tinha conversado com uma mulher que investiu mais de $5.000 para obter um empréstimo maior. Mas a empresa era fantasma! Meu primo tinha investido $ 300 reais nas fases iniciais de contratação do empréstimo falso, e conseguiu perceber que era um golpe.
Cuidado com os espertinhos !!