Postagens: 1,089
Tópicos: 72
Ingressou: Aug 2015
Reputações:
154
Eae pessoal. Nada melhor que ver uns audiobooks no youtube, não é mesmo?
O audiolivro do Moby Dick tem 2 horas e 7 minutos. Eu não consigo ler esse livro em 2:07 horas. Lemos muito mais rápido do que falamos, então como pode um livro narrado, ou seja, o audiolivro do Moby Dick durar somente 2:07 horas?
Existe uma ilusão de aprendizagem. Que no caso me parece o seguinte: Quando eu leio, é comum eu parar e ficar pensando na história. Vocês fazem isso?
Talvez não seria melhor tentar ler mais devagar, e na própria cabeça imaginar a história com detalhes como se montasse um quadro mental dos acontecimentos, com isso, mais áreas do cérebro seriam utilizadas, captando e concatenando um maior número de informações e talvez com isso, se evite parar tantas vezes de ler.
Vocês conseguem terminar de ler um livro como esse em apenas 2 horas de leitura? Daria para ler um livro por dia e sobraria tempo para estudar outras coisas. O mais impressionante é que é possível ler em um tempo menor, já que lemos mais rápido do que falamos; é só não parar para pensar, mas para isso teríamos que desenvolver uma boa habilidade de compreensão, já que lemos um livro com o objetivo de aprender coisas e não de "apostar corrida".
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Postagens: 178
Tópicos: 18
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
41
12-03-2017, 08:19 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-03-2017, 08:21 AM por Madroox Mx.)
Fala Machadation em minha opinião a leitura deve ser devagar principalmente a esses livros de fantasias que devem ser mastigados e como você disse ir construindo todo o quadro mental e aperfeiçoando a imaginação, o Audiobook vem depois após a leitura do livro, (já que a leitura individual é uma construção própria) só pra ir fechando os espaços e complementando. Dar uma olhada nesses videos, são esclarecedores:
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).
Postagens: 13
Tópicos: 2
Ingressou: Jan 2017
Reputações:
1
Estou lendo a série de livro "Educação Clássica da É Realizações" comecei pelo "Como Educar sua Mente - Susan Wise" lá ela ensina, com base nos ideais da educação clássica, o indivíduo realizar a leitura de qualquer tipo de obra, o livro é excelente, vou fazer um resumo dos quatro primeiro capítulos e postar aqui (dado interessante: a autora cita que o moby dick foi um dos livros mais difíceis que leu em sua vida, aliás, não conseguiu terminá-lo) já sobre o seu post, posso garantir que é totalmente fake esse áudio que você postou, é impossível em 2h ler em voz alta o moby dick, dúvida? veja isto:
https://www.youtube.com/watch?v=lZ6NEHDgk58
Sobre os audiobooks, na minha opinião, não valem a pena, a leitura é muito superior, pois você consegue finalizar a obra com muito mais velocidade e ainda evocar os benefícios da leitura para você.
“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”.
Theodore Roosevelt
Postagens: 159
Tópicos: 0
Ingressou: Aug 2016
Reputações:
8
Interessante esse tópico, quem tiver mais matérias pra ajudar a ler...
"A critica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas." - Olavo de Carvalho
"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência." - Arthur Schopenhauer
"Se você quer namorar, ela quer ser sua amiga, se você telefona aí é que ela nem te liga, mas se você joga duro, quando cruza por ela, finge que não vê, aí ela fica de quatro, te beija o sapato, quer casar com você." - Casseta e Planeta
Postagens: 1,086
Tópicos: 25
Reputações:
92
12-03-2017, 06:10 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-03-2017, 06:12 PM por Aragons.)
Teve uma época que eu peguei uns audiobooks em inglês pra ouvir e apanhei bastante.
Nada nessa vida é mais cabrero do que audiobooks
Quanto ao tópico, o cérebro entende até 400 palavras por minuto, acima disso a compreensão é comprometida proporcionalmente.
Postagens: 143
Tópicos: 4
Ingressou: Apr 2016
Reputações:
23
(12-03-2017, 12:58 AM)machadation Escreveu: Eae pessoal. Nada melhor que ver uns audiobooks no youtube, não é mesmo?
O audiolivro do Moby Dick tem 2 horas e 7 minutos. Eu não consigo ler esse livro em 2:07 horas. Lemos muito mais rápido do que falamos, então como pode um livro narrado, ou seja, o audiolivro do Moby Dick durar somente 2:07 horas?
Existe uma ilusão de aprendizagem. Que no caso me parece o seguinte: Quando eu leio, é comum eu parar e ficar pensando na história. Vocês fazem isso?
Talvez não seria melhor tentar ler mais devagar, e na própria cabeça imaginar a história com detalhes como se montasse um quadro mental dos acontecimentos, com isso, mais áreas do cérebro seriam utilizadas, captando e concatenando um maior número de informações e talvez com isso, se evite parar tantas vezes de ler.
Vocês conseguem terminar de ler um livro como esse em apenas 2 horas de leitura? Daria para ler um livro por dia e sobraria tempo para estudar outras coisas. O mais impressionante é que é possível ler em um tempo menor, já que lemos mais rápido do que falamos; é só não parar para pensar, mas para isso teríamos que desenvolver uma boa habilidade de compreensão, já que lemos um livro com o objetivo de aprender coisas e não de "apostar corrida".
Em alguns livros e parágrafos, sim. Há obras que despendem de mais tempo para uma melhor leitura e compreensão.
Postagens: 1,929
Tópicos: 36
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
1,053
Que vantagem tem ler alguma coisa correndo sem raciocinar sobre? Poder se vangloriar em algum tópico ou para os amigos que leu 150 livros no ano?
E eu também acho que esse áudio é fake. Eu já li Moby Dick, tem mais de 600 páginas e uma linguagem fudida. Impossível ler em 2 horas.
Porém esse livro foi um dos mais fascinantes que li, justamente por causa que ele provoca em nós essas profundas viagens mentais que vc se imagina na situação e concatena um monte de coisas. Essa é a mágica da leitura, bem na verdade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)
Postagens: 1,619
Tópicos: 15
Ingressou: Jan 2016
Reputações:
238
Interessante.
Ler é diferente de compreender. Não acredito que se possa absorver uma obra sem filtrar a informação posta.
Moby Dick está na minha lista de leituras. Já li os sete livros oficiais de A Torre Negra, totalizando mais de 4 mil páginas; levei dois anos e pouco pra isso, parando pra pensar a respeito de tudo o que lia. Estou emperrado no oitavo livro.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Postagens: 263
Tópicos: 12
Reputações:
38
Eu prefiro ler devagar, grifando os trechos que me chamam mais atenção e com um dicionário do lado pra pesquisar termos que eu não compreenda bem e me tragam dúvidas na compreensão do livro.
Quando vejo que a compreensão não rende deixo o livro de lado, o esqueço e pego outro até bater vontade de ler ele novamente.
Reputações:
154
14-03-2017, 01:44 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 14-03-2017, 01:48 PM por Machado Annihilator.)
Viajei, realmente o audiolivro não está completo.
Se eu conseguir eliminar essa mania de parar a leitura para pensar já aumentarei a produtividade. Acho que consigo isso lendo mais devagar.
É importante ler obras que agreguem, vc deve ter um motivo para ler um livro, algo que justifique a leitura para você.
Livros também são formas de idiotizar; como acontece com os universitários, leem vários livros esquerdistas, e fazem uma lavagem cerebral em si mesmos e com isso adquirem comportamentos e crenças limitantes que vão prejudicá-los pela vida toda.
Se vc ler livros bostas, estará jogando teorias ineficientes dentro do seu cérebro, assimilando asneiras. Leia livros que te farão grande.
Esse audiolivro me parece completo:
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Reputações:
154
A leitura é importante. Vcs acham que também é importante desenvolver um senso estético (artístico) para ter maiores ferramentas mentais para lidar com a realidade? Ver o que não via? Qaundo eu estudava o livro "desenhando com o lado direito do cérebro", notei uma melhora na minha visão de mundo. Olavo de Carvalho diz que a estética é assimilada pelo inconsciente, e que sem um senso estético, o pensamento se torna um caos, incapaz de organizar ideias e de pensar usando as devidas proporções das coisas, ponderar.
Além disso, do estudos das artes, praticar atividade artísticas, trabalha impulsos inconscientes, uma psicanalista que esqueci o nome (fizeram um filme sobre ela), conseguiu melhorar a qualidade de vida de pacientes em manicômios, usando a arte.
Postagens: 126
Reputações:
2
Sim, lemos muito mais rápido do que pensamos que lemos. Mas e daí? Pra que vamos querer ler rápido? Livros deveriam nos desestressar. Não deveriam ser uma coisa que nos preocupa, como tantas já fazem no dia a dia. Hoje, infelizmente, até a tecnologia só enche o saco e estressa. Lembro que não faz nem 5 anos que ligar o computador e usar o celular era uma coisa divertida e light, além de práticas. E 10 atrás? Era uma delícia usar um computador. Fazia um bem enorme e divertia ao extremo.... Hoje, é apenas mais um entre tantos fatores de estresse. A porra da internet mais parece uma grande e pesada bola de metal presa com uma algema aos nossos pés, nos perseguindo onde quer que vamos, e muitas vezes nos puxando mais e mais pra baixo, como uma âncora.
Pra que transformar os livros nisso? Esse tipo de leitura extremamente rápida pode acabar ferrando com sua capacidade. Deve ser usada com cuidado, apenas para uma análise rápida em uma coisa ou outra. Não se deve jamais abusar disso! E estou falando sério aqui! Não posso repetir isso o bastante! Esqueça essa correria e essa ilusão intelectual e/ou utilitarista e vá se divertir e viver um pouco! Ler e estudar muito não tem nada a ver com desenvolvimento pessoal! Muito pelo contrário: é um atraso! Só ferra seu crescimento, inclusive o intelectual! Pra tudo há um tempo, que deve ser respeitado! Aquilo que o Olavo dizia no True Outspeak, de ler 80 livros por ano, é uma tremenda bobagem idiota, que vai te fazer perder seu tempo! Melhor seguir o Sertillanges, que já dizia que 2 horas é mais que suficiente para levarmos uma vida intelectual plena.
Postagens: 23
Ingressou: Mar 2017
Reputações:
3
17-03-2017, 09:59 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-03-2017, 01:05 PM por Velho Gangster.)
Você em que ler um livro do mesmo modo como está a fazer sexo com uma gostosinha : fazer durar o maior tempo possível junto a absorver o máximo como se não houvesse amanha.
Postagens: 154
Tópicos: 8
Reputações:
20
Eu quando leio rápido parece só que passei o olho sobre um amontoado de palavras.
Como sou burro muitas vezes tenho que reler um parágrafo umas 3 ou 4 vezes pra captar a ideia dele.
Postagens: 216
Ingressou: Dec 2016
Reputações:
21
Geralmente eu leio muito rápido os primeiros capítulos de um livro que não estou me interessando muito, ai tenho que ficar voltando os parágrafos toda hora pra entender.
Depois que eu "engreno" no livro, a coisa flui bem melhor
Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
Postagens: 126
Reputações:
2
Isso de ter que demorar pra absorver é meio que mito... dependendo do livro e da pessoa, uma leitura rápida pode ser até melhor que uma mais demorada... depende de vários fatores, claro. O negócio é ver o que vc sente melhor
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
352
As vezes ler mais rápido ajuda na concentração, pois a mente trabalha mais focada para interpretar melhor.
Leiam, testem e tirem suas conclusões... depois postem aqui.
Para mim depende muito do conteúdo se é para lazer, estudo, pesquisa...
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Postagens: 38
Tópicos: 8
Ingressou: Jan 2017
Reputações:
5
O que estou fazendo ultimamente é ler um pouco mais rápido do que o normal e sempre marcando paragrafos ideias que eu acho que resumem bem o livro inteiro. Depois eu volto só nessas partes e fico meditando um pouco em cada uma delas.
Postagens: 31
Ingressou: Nov 2016
Reputações:
6
18-03-2017, 09:19 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-03-2017, 01:06 PM por Velho Gangster.)
(17-03-2017, 09:59 AM)Guardinha Escreveu: Você em que ler um livro do mesmo modo como está a fazer sexo com uma gostosinha : fazer durar o maior tempo possível junto a absorver o máximo como se não houvesse amanha. Perfeita analogia.
Quando estudo matérias que tenho dificuldade e complexas, tenho que ficar relendo pelos menos 2 vezes para absorver a ideia completamente.
Postagens: 1,906
Tópicos: 43
Reputações:
569
(12-03-2017, 12:58 AM)machadation Escreveu: Eae pessoal. Nada melhor que ver uns audiobooks no youtube, não é mesmo?
O conceito que você está tentando expor é o da meditação...
Por exemplo, quando se reza a finalidade não é que você fique repetindo a mesma coisa sempre, mas que você "mastigue" aquela ação. Tanto que muitas pessoas conseguem meditar melhor e fazer uma boa prece quando terminaram de fazer uma leitura ou um estudo sobre alguma coisa, onde estão concentradas e mantém o foco em não apenas ler por ler aquilo, mas ler e meditar sobre.
Eu já li todos os livros de Nessahan Alita por várias vezes, mas por falta de tempo e por gente ficar olhando aquilo que você está lendo no ônibus, eu recorri aos audio-books (Alias, muito obrigado aos confrades que o fizeram), porém nunca ouço 1 livro em 1 dia, eu ouço no máximo 1 capítulo e reflito sobre o mesmo.
Pausas são importantes pelo menos entre uns intervalos, bom para manter um foco e reflexão, é a técnica POMODORO, mas realmente não é muito agradável fazer isso na leitura ou na audição de um livro, então separe por sessões ou capítulos e nunca ultrapasse 1 hora de leitura. De 1 hora pra lá você não consegue mais se concentrar.
The absence of virtue is claimed by despair
|