Postagens: 290
Tópicos: 1
Ingressou: Dec 2016
Reputações:
67
(13-05-2025, 08:48 PM)Awaken Escreveu: (10-05-2025, 11:36 AM)Skull Knight Escreveu: Não faz diferença nenhuma como falei, um papa novo não muda nada é apenas um "jogo".
Várias pessoas apostaram quem seriam o novo papa em casas de apostas tudo virou motivo de apostas agora.
A igreja fez coisas horríveis antigamente e teve papas que fizeram coisas horríveis e nada religiosas.
Existe muita podridão por trás escondida que ninguém conta.
Queria que um dia a verdade sobre a igreja fosse contada mesmo assim iriam ter pessoas que iriam apoiar kkkk.
Fez me lembrar também que existem muita intolerância religiosa porque se o deus da bíblia é o verdadeiro porque os católicos tem preconceito com os deuses da índia.
Se a verdade você descoberta ainda iriam ter pessoas que iriam puxar o saco.
É porque você nunca foi pro serviço público kkkkkkkkkkkkkkkk
Você iria amar a Igreja.
Mais um episódio sobre a "verdade oculta" da Igreja KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
essa galera já passou do ponto de chapéu de papel alumínio faz tempo
Postagens: 1,904
Tópicos: 43
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
569
(14-05-2025, 10:27 AM)Josey Wales Escreveu: (13-05-2025, 08:48 PM)Awaken Escreveu: É porque você nunca foi pro serviço público kkkkkkkkkkkkkkkk
Você iria amar a Igreja.
Mais um episódio sobre a "verdade oculta" da Igreja KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
essa galera já passou do ponto de chapéu de papel alumínio faz tempo
Mano, é a galera do "a inquisição matava milhões"
Fonte: O nome da rosa. kkkkkkkkkk
The absence of virtue is claimed by despair
Postagens: 487
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
61
Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja.
Postagens: 548
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
22
(01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja.
Nesse pique, eu até vou de vez em quando pelas pessoas, mas se for por espiritual ou contato direto eu busco só.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Reputações:
61
Como atendo 400 pacientes por semana eu nao tenho energia social para conversar com ninguém deve ser isso.
Postagens: 242
Tópicos: 3
Ingressou: Jun 2019
Reputações:
104
Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Postagens: 3,464
Tópicos: 137
Reputações:
1,046
(02-06-2025, 03:03 PM)Wissen Escreveu: Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino.
É isso aí, vocação...
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Reputações:
104
(02-06-2025, 11:40 PM)Minerim Escreveu: (02-06-2025, 03:03 PM)Wissen Escreveu: Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino.
É isso aí, vocação...
Deixa as irmã pô
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Reputações:
569
(01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja.
Entendo, fala aí uma coisa que te pegou, por exemplo na Católica e porquê?
Reputações:
61
(03-06-2025, 09:04 PM)Awaken Escreveu: (01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja.
Entendo, fala aí uma coisa que te pegou, por exemplo na Católica e porquê?
Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus.
Tanto que devorei os livros de Santa Teresa Davila e de sao João da Cruz, mas não aguentei algumas coisas que meio que me pareceu mais religiosidade que espiritualidade.
Postagens: 243
Tópicos: 5
Reputações:
67
@ Spextro Existe formas de espiritualidade fora da igreja (terço, rosário, leitura bíblica, vigília noturna etc). Ainda mais hoje em dia com internet.
Reputações:
569
(05-06-2025, 12:16 AM)Spextro Escreveu: (03-06-2025, 09:04 PM)Awaken Escreveu: Entendo, fala aí uma coisa que te pegou, por exemplo na Católica e porquê?
Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus.
Tanto que devorei os livros de Santa Teresa Davila e de sao João da Cruz, mas não aguentei algumas coisas que meio que me pareceu mais religiosidade que espiritualidade.
Que coisas?
Reputações:
61
(05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu: (05-06-2025, 12:16 AM)Spextro Escreveu: Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus.
Que coisas?
Existe muito ritualismo e sectarismo na igreja.
Por exemplo nao poder se casar salvo se o cônjuge morrer. Tudo bem sobre o sexo após o casamento vejo muita vantagem nisso, acredito realmente que para além do religioso, é algo que humanamente deveria ser buscado.
A questão do casamento ser um dos sacramentos da igreja, nao consigo engolir, nem todo mundo se casa efetivamente em suas almas pra falar que se casou na igreja.
Ou a questão de ganhar pontos pra nao ir pro purgatório (aliás o purgatório é um sistema que eu nao consigo engolir me parece muito forçado.)
Outras coisas que nao engulo:
1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu.
2- So poder receber a ostia quem fez comunhão.
3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim.
4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão.
5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores.
6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre.
7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia.
Tem outras coisas, mas nada disso é um peso que me impede de ter fé, tentar ser uma pessoa boa, só não me.envolvo com igreja, vou na missa assisto, sinto minha paz, reflito sobre Cristo e sua morte e vou pra casa.
Fim
Postagens: 548
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
22
Caramba, o @ Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta @ Awaken
Contudo eu discordo, apesar de aprender muito com católicos a igreja protestante é mais pratica nesse caso, catolicismo fica muito na teoria.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Reputações:
104
(05-06-2025, 08:21 PM)Spextro Escreveu: (05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu: Que coisas?
Por exemplo nao poder se casar salvo se o cônjuge morrer. Tudo bem sobre o sexo após o casamento vejo muita vantagem nisso, acredito realmente que para além do religioso, é algo que humanamente deveria ser buscado.
A questão do casamento ser um dos sacramentos da igreja, nao consigo engolir, nem todo mundo se casa efetivamente em suas almas pra falar que se casou na igreja.
Ou a questão de ganhar pontos pra nao ir pro purgatório (aliás o purgatório é um sistema que eu nao consigo engolir me parece muito forçado.)
1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu.
3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim.
4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão.
5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores.
6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre.
7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia.
Tem outras coisas, mas nada disso é um peso que me impede de ter fé, tentar ser uma pessoa boa, só não me.envolvo com igreja, vou na missa assisto, sinto minha paz, reflito sobre Cristo e sua morte e vou pra casa.
Fim
As perguntas foram pro @ Awaken, mas posso responder alguns pontos.
Os sacramentos da Igreja são sinais tangíveis de uma graça invisível dada por Deus. Cada sacramento foi dado em algum momento por Cristo mesmo e registrado nas escrituras. Quanto ao casamento, Cristo disse que o homem e a mulher se tornam uma só carne quando se casam, portanto, não pode haver mais divisão material até a morte da carne. Note que vc disse algo sobre casamento de "alma" e isso não está na visão cristã do mundo. Não se tornam uma só alma, e sim uma só carne.
De onde vc tirou a ideia de "pontos para não ir ao purgatório"?
1 - O bispo de Roma herda uma linhagem que remonta à Pedro, que foi escolhido por Deus para liderar a Igreja.
2 - Vc quer dizer crisma?
3 - Pedimos a intercessão de Maria pois ela é a mãe de Deus. Assim como na terra podemos pedir às pessoas que orem por nós, muito mais podemos pedir à quem está mais próximo de Deus, e quem mais próximo senão sua mãe?
4 - Além da Santíssima Virgem outras pessoas estão na presença de Deus e podem interceder por nós, por isso podemos pedir a elas também.
5 - Os pecados veniais são pequenas imperfeições do homem por conta da sua natureza decaída. O ideal é procurar deixá-los, mas não são graves a ponto de impedir a salvação.
6 - Quando Cristo curou os 10 leprosos, mandou primeiro que fossem aos sacerdotes para que eles confirmassem a cura. A confissão é análoga, o perdão é concedido por Deus, como a cura da lepra, mas a confirmação disso é feita tangivelmente pelo sacerdote.
7 - Cristo falou pra clamar de dia e de noite, e também a orar como o publicano.
Reputações:
569
06-06-2025, 11:28 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-06-2025, 11:43 AM por Awaken.)
(05-06-2025, 08:21 PM)Spextro Escreveu: (05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu: Que coisas?
Fim
Então, não sei em que fontes você procurou saber sobre isso, mas o divórcio é parte da realidade da Igreja, e isso você pode ter acesso através de um processo. O problema é que você exigir ordem de quem não quer ordem sempre machuca mesmo, a galera quer ser o "liberal conservador", que tá no terceiro, quarto, quinto casamento, e não quer ser julgado, como a Gretchen, o Bolsonaro, etc. e quer ainda ser chamado de católico.
E aqui vai a razão da coisa do porque inclusive é um sacramento, não é que a Igreja Católica inventou o casamento dessa forma, essa forma de casamento como juramento de fidelidade à aquela pessoa até a morte perante Deus é uma prática que remonta aos santos patriarcas, Abraão, Moisés, etc. Então não cabe bem dizer que a "Igreja pune" a pessoa com regras, ela restringe bem e delimita bem o que é ser casado, você tem todo o poder de namorar ou gostar de alguém, mas se você quer casamento, casamento mesmo tem que ter essa responsabilidade, isso é DEFINIR o que é casamento.
Se casamento não puder ser definido, porque pra Igreja é X e pra você é XY, então melhor não ter nenhum casamento, ou você realmente não fazer parte da Igreja Católica, porque segundo a tradição que vem desde os pais do povo hebreu, casamento é uma união para a vida toda, salvo o adultério. (que adultério, inclusive, tem um sentido amplo na Igreja)
Agora vamos para as questões pontuais:
Citação:O Papa é vigário de Cristo, para isso é importante entender o que é ser vigário, inclusive, o Papa não é o único vigário que existe na Igreja, sabia?
Existem diversos vigários, vigários que são bispos, vigários que são presbíteros e até diáconos vigários, dependendo da responsabilidade que assumem.
Ser um vigário é assumir um posto de liderança visível quando o líder está ausente.
Os apóstolos e os demais que escreveram a Bíblia (Marcos e Lucas como intérpretes de Pedro e Paulo, respectivamente) nos contam sobre as parábolas que Jesus contava ao povo.
Lembra da parábola dos talentos? Em que um Rei precisa se ausentar de seu reino e ele mesmo delega funcionários para cuidarem dos seus negócios durante sua ausência?
(Mateus 25,14-30 / Lucas 19,11-27)
Aí está a autoridade do vigário, todo o bispo da Igreja é um vigário local de Cristo, sendo o Papa, a maior representação deles.
Todo o vigário representa Cristo, então dizer que "Deus não os escolheu" é mentira.
No Evangelho de São Mateus, por exemplo, Jesus dá as "chaves" do Reino dos Céus aos seus discípulos, em primazia à Pedro e depois aos demais.
DAR AS CHAVES, não é simbólico, era um ato comum ao povo da época.
(Mateus 16,18-19 – para Pedro; Mateus 18,18 – para os demais apóstolos)
As cidades da época de Jesus eram fortificadas e muradas, cada cidade tinha um Rei.
Quando você ouve em Apocalipse, por exemplo, sobre a prostituta que prostituía os reis da terra, era porque na nação, cada representante de uma cidade ou uma região, era REI.
(Apocalipse 17,1-2.18)
E esses reis muitas das vezes precisavam se retirar dessas cidades, seja para guerra, seja para outros assuntos, e quando saíam, as CHAVES DOS PORTÕES DA CIDADE ficavam com seus... vigários.
E dar as chaves à alguém não é só um ato simbólico de "gosto muito de você, leãozinho", é literalmente dizer: VOCÊ É RESPONSÁVEL POR QUEM ENTRA E QUEM SAI.
(Isaías 22,20-22 – figura de autoridade com as chaves na casa de Davi, prefiguração messiânica citada por Jesus em Mateus 16,19)
Aí reside a autoridade episcopal deles, e aí reside também a liderança do Papa que também é um bispo, a autoridade de "ligar e desligar dos céus".
(Mateus 16,19; Mateus 18,18; João 20,21-23)
Talvez você se pergunte: Porque se todos receberam as chaves e o mesmo poder de ligar e desligar, por que ao Papa é dada a autoridade máxima?
Porque à figura de Pedro (e obviamente aos seus sucessores), ficou delegada por Jesus Cristo as seguintes ordens:
- Ser a Pedra sobre a qual Cristo edifica sua Igreja (Cristo se refere à profissão de fé de Pedro revelada por Deus Pai):
(Mateus 16,18)
- Apascentar as ovelhas e confirmar os irmãos. Ou seja, ele tem uma autoridade que está descrita nas Escrituras não dada aos demais apóstolos:
(João 21,15-17 – “Apascenta as minhas ovelhas”; Lucas 22,31-32 – “Confirma teus irmãos”)
Citação:Então é algum tipo de "ritualismo" Paulo dizer em 1Cor 11,27-29 que "quem come e bebe indignamente, come e bebe da própria condenação"?
Não entendi seu ponto.
Vou te dar um exemplo: Vamos supor que eu seja teu amigão, amigão mesmo, que te ajuda na vida, te arrumei um emprego, te apresentei tua mina, te fortaleci quando tu tava na dificuldade, passei aperto contigo, errei algumas vezes, mas me acertei contigo, pedi perdão e tu aceitou o meu perdão, reparei o erro que eu fiz te fazendo muito mais feliz do que antes. Po, mano... tô com fome, tem como tu me dar um prato de comida?
Agora outra situação: Eu digo que sou teu amigo, te meti em furada, envergonhei teu nome, peguei tua mulher, fiz ela de puta e gozei na cara dela mostrando pra todo mundo, quando tu veio tirar comigo, eu te chamei de corno e te mandei tomar no cu, não satisfeito eu ainda comi tua filha, fiz tua mulher te botar pra fora de casa e pegar teu dinheiro todo, te deixei na merda, fiz tu perder o emprego e ainda ninguém mais confia em você. Po, mano... tô com fome, tem como eu almoçar na tua casa hoje? Mas saiba, eu só tô interessado no prato de comida, saindo daqui eu vou continuar fazendo a mesma coisa e continuar a te fazer mal.
O corpo e o sangue de Cristo não é sorvete pra tu ficar passando a língua não, é aquele corpo e aquele sangue da cruz que sofreram por ti, pela remissão dos seus pecados.
"Ah, mas eu tenho fé", quem tem fé pratica as boas obras. São Tiago já dizia, a fé sem obras é morta. São Paulo era fariseu, só que ele não vivia de acordo como um fariseu deveria, quando Paulo se tornou cristão, aí sim, ele se tornou um verdadeiro fariseu. Porque "ter fé" não é sentimento... ter fé é prática.
Se você afirma: "Eu sou macho e gosto de mulher", mas saindo da onde você diz isso vai ali e dá a bunda, você nada mais é do que um hipócrita. Então primeiro você tem que guardar as palavras de Cristo, obedecer a ele pra estar em comunhão com ele antes de recebê-lo, porque senão toda vez que a pessoa recebe Jesus, ela recebe, sai dali e cospe.
E daí que entra a autoridade da Igreja, pra quem recebe não virar bagunça, então você quer saber porque existe gente que proíbe você de tomar hóstia não sendo católico, volta lá no primeiro e releia o que é a autoridade das chaves.
Citação:Meu amigo, você tá nadando na piscina rasa do cristianismo quando você fala uma coisa dessas.
Você dizer uma coisa dessas é você não entender nada sobre o próprio Jesus Cristo, e isso se dá porque você realmente não vive e não entende a importância da morada de Cristo em você quando você está estreitamente ligado à ele. É óbvio que ninguém vai ao Pai por Maria, Maria não é deusa, Maria não é maior que Jesus, Maria não tem poderes divinos. Tudo o que provém de Maria parte da ação do Espírito Santo sobre ela, a sua concepção, anunciação, sua acolhida de Deus em seu ventre, etc.
Maria não é só uma mulher que foi barriga de aluguel, ela é a razão da nossa esperança. Todos os pecadores aguardavam pelo Messias, pela descendência de Davi, na casa de Judá, uma promessa que foi feita à Judá, uma herança dada através da família de Davi, que veio por meio de Maria. Se você for bastante cético de tudo, e não envolver Maria em nada da sua salvação, é INEGÁVEL dizer que é por ela ter sido usada como instrumento é que Jesus veio ao mundo, ora, se você tá se afogando no mar e alguém te joga a boia, não foi a pessoa que te fez flutuar, mas o gesto de jogar a boia é a razão por você estar flutuando.
É impossível você honrar pouco uma mulher dessas, uma mulher que te trouxe a boia pra você flutuar. E quem diz isso não sou eu não, leia o capítulo 1 de Lucas. Nele você vai encontrar a visitação de Maria à sua prima Santa Isabel, que estava grávida de São João Batista.
Quando Isabel ouve a saudação de Maria, ela fica IMEDIATAMENTE cheia do Espirito Santo e faz um ato de louvor à Maria dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o Fruto do teu Ventre." "Que honra tenho quando vem a mim a mãe do meu Senhor", "Bem aventurada és tu porque CRESTE". Perceba, Isabel não comete idolatria, ela está dando honras à Maria porque ela de fato MERECE esse louvor, e mesmo que você entenda que ali é uma exceção, eu te digo: Se Isabel estava CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, ela não pode mentir, as palavras que ela disse não são ditas por ela, mas pelo próprio Espírito Santo que professa sobre ela as coisas ditas. Eu digo e repito: se você foi salvo uma pessoa que te jogou a boia, você não fala: "Ninguém me salvou senão a boia" ou "A pessoa foi importante sim, mas no fim a boia que tem a importância e não a pessoa que me jogou". NENHUMA HONRA É SUFICIENTE para agradecer à Bem aventurada. Lucas 1, 48
E aí, você vai ignorar a pessoa que te tacou a boia até quando?
Citação:Como não?
"É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado."
(João 17,9-10)
Eles pertencem à Deus, e tudo o que pertence a Deus também pertence ao filho e por causa DELES, Cristo é glorificado.
Porque na Jerusalém celeste as colunas que marcam a cidade, tem o nome dos doze apóstolos? Só a Cristo deve se dar Glória não? Só Cristo deve ser o centro, não? Opa... tem caroço nesse angu aí.
Eu não rezo à Santa Tereza, Santa Rita, São Francisco ou Santo Agostinho, eu peço à eles que orem por mim, e quando eu recebo a graça que vem de Cristo por eles, CRISTO É GLORIFICADO por meio deles.
É isso que eu digo à vocês, vocês tem um espantalho do que é o cristianismo, cristianismo mesmo é outra coisa.
Citação:Favor estudar filosofia: Graduação como parte das características do ser. Ninguém é todo uma coisa, ou as coisas que tem na pessoa não são todas do mesmo tamanho, senão ou você perde a característica do ser ou você perde a característica da coisa que ele é. Ou o ser é todo pecado ou o pecado que ele comete não importa, é morte, e como sabemos bem (1 João 5,16), existem pecados que NÃO LEVAM À MORTE.
Considerar que todos os seres humanos são pecadores independente da condição, é transformar o pecado parte do ser humano, isso é GNOSTICISMO. Se você considerar todo o pecado irrelevante em grau e com o mesmo peso, classificar o feito do pecado, mentira, adultério, roubo, etc, perde o sentido, porque você definir eles DEPENDE de graduação, depende do quanto aquilo ofende.
E essa de graça pra pecado venial sendo "perdão automático" é boa, só me faltou você provar isso, porque não tem sentido. Pecado venial na Igreja Católica você confessa em ato penitencial no início da missa mesmo, mas você confessa.
Citação:Cara, por favor, não se ofenda, de maneira nenhuma eu quero te esculachar nem nada, mas me parece que você só tem discurso pronto, e pouco ou quase nada de Bíblia, porque o próprio Jesus disse aos seus discípulos: "Recebam o Espírito Santo, aqueles aos quais vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados, e aqueles que vocês retiverem serão retidos."
Ué, cara... mas não é só ir à Deus direto pra ter os pecados perdoados? Então porque Jesus falou que quem os apóstolos não perdoassem que Deus não ia perdoar? A pessoa pode ir direito a Deus e pedir perdão, né? Afinal é uma coisa espiritual, a carne é má, né? O padre é um pecador que nem eu, eu vou pedir perdão pra quem não tem pecado, ou seja, quem não tem carne...
Se o pecado está na matéria e não no teu espírito, na tua alma que MAQUINA o pecado, então, meu amigo... meu caro... meu padawan, parabéns, você está em uma heresia do século II vinda do Egito chamada gnosticismo. Disso aí que você acredita pra Demiurgo, acreditar que Deus do antigo testamento era mau e esse que veio no novo é o bom, rapaz, tu tá a 1mm disso e não sabe.
Citação:O terço você não apenas ora, você medita, o terço é composto de orações, leituras da Bíblia e contemplação de todo o evangelho, desde a infância de Jesus até a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no tabernáculo. Você sabia disso? Talvez não.
Reputações:
569
(06-06-2025, 07:33 AM)Luiz Escreveu: Caramba, o @Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta @Awaken
Contudo eu discordo, apesar de aprender muito com católicos a igreja protestante é mais pratica nesse caso, catolicismo fica muito na teoria.
Explique em que somos teóricos.
Postagens: 243
Tópicos: 5
Reputações:
67
06-06-2025, 02:33 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-06-2025, 02:49 PM por Texugo Real.)
@ Spextro Eu já ouvi que alguns desses materiais e autores ("Noite Escura" do São João da Cruz) são meio complexos e de leitura mais complicada.
Materiais carismáticos católicos e até mesmo do avivamento e pentecostalismo protestante parecem mais "digestos". Como se fossem "auxiliares" de outros materiais depois.
(06-06-2025, 07:33 AM)Luiz Escreveu: Caramba, o Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta Awaken.
Por mais "prática" você quer dizer mais direto ao ponto? Mais ações na sociedade? Ou anti-intelectualismo?
Alguns autores já reclamaram do anti-intelectualismo no meio protestante (até pastores, tipo o John Piper).
E o meio católico também tem gente mais direta ao ponto, mais "cotidiano" (carismáticos, Opus Dei, e até mesmo jesuítas que você citou)
Postagens: 282
Tópicos: 10
Ingressou: Oct 2023
Reputações:
67
06-06-2025, 02:34 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-06-2025, 02:40 PM por eremita_urbano.)
Quanto mais eu estudo sobre a igreja católica, mais eu percebo que não há um defeito que eu via nas evangélicas que não exista na igreja católica: um monte de discurso, um monte de argumentos bíblicos, um apelo à autoridades de pessoas. Uma tendência à idolatrar pessoas que morreram. E todo um arcabouço teórico teológico para justificar o discurso, e manipular as massas.
@ Spextro Você está certo em ter o senso crítico ligado. Frequente a igreja, estude a história, a tradição e saiba que hoje está cheio de presepada. Não caia no conto do vigário. O joio está em todo lugar, no meio da catequese, da doutrina, na teologia que é devidamente selecionada para atender ao discurso.
Quanto mais você estudar sobre a história da igreja, da filosofia cristã, vai perceber que consenso é só institucional. E o caráter e autoridade da liderança é onde mais se vê o joio. Pegue o famoso padre Pio, por exemplo. Hoje é tido como um santo. Quem foi o maior perseguidor dele? A própria liderança da igreja.
Você tomando esses cuidados e não caindo nessas ladainhas aí, ainda é um bom lugar para exercer sua fé. Mas muito cuidado porque se você não tomar, vai acabar defendendo essas coisas doidas aí como campanha da fraternidade, CNBB, teologias malucas, etc.
Reputações:
61
Obrigado pela resposta meus nobres
Eu sou muito burro e leigo pra continuar esse debate, sofro mais de um achismo emocional que uma discordância intelectual, então também não vou me postergar.
Mas com toda certeza me sinto bem no meio disso tudo pq parece que quando vou na missa Deus ta olhando pra mim, e isso ja ta suficiente.
Sou um cara mais burro e pragmático por escolha mesmo, não quero ser intelectual, mas busco ser esperto, tipo uma faca quente que corta manteiga, acho que vocês entenderam.
E la na igreja aprendi que é melhor ser humilde do tipo dormir numa manjedoura que dormir na cama de poncio Pilatos. A coisa pra mim tem que ficar aqui embaixo mesmo, se subir um pouco to fora, por isso que não quis ir pra grupo de estudo nem de homens nem fazer Eucaristia.
|