Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O espírito da época
(29-01-2025, 09:27 AM)Wesley de Mileto Escreveu: eu me confundi nos conceitos...
Pois é, você tem esse costume. Eu já te falei isso, vou repetir mas pensando na sua melhora como ser humano. Eu não duvido que você seja um cara esforçado, que queira de fato melhorar, é nítido seu esforço nesse sentido e isso é louvável... acho sinceramente que você tem futuro, porém você tem uma mania (que eu acho que é comum entre os jovens hoje em dia) de querer falar de coisas profundas das quais não entende como se fosse autoridades no assunto, simplesmente viram meia dúzia de vídeos na internet.

Não digo para não falar ou não trazer assuntos profundos para cá, o fórum sempre teve um viés de aprendizado entre os membros, entrementes, seria sensato da sua parte ter mais cuidado sobre afirmações de certas coisas, falando superficialmente e categoricamente  de assuntos complexas em debates ordinários. Por exemplo, você falou agora sobre Calvinismo ... assunto esse espinhoso que eu mesmo que já li e pesquisei bastante em diversas fontes não teria segurança de falar sobre, simplesmente pq não sei se eu sei de fato do que trata.

Talvez você esteja numa fase de furor prepotente, comum ao jovem que tem contado com literatura mais profunda... e citando o próprio Nietzsche, "o maior erro do jovem é ser presunçoso". Lembre-se do ditado popular: "quando você é jovem acha que tudo faz sentido pq você é idiota". Vide o autor do tópico.

(29-01-2025, 09:45 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Provavelmente você está lendo Nietszche através de um autor que não gosta do mesmo, chuto que deva ser um católico de Twitter que usa suspensório...

Yaoming  Exato. Provavelmente seja dai essa ideia de tentar conciliar bíblia (Novo Testamento) com a filosofia do martelo, coisas que são inconciliáveis em sua essência.

(29-01-2025, 09:27 AM)Wesley de Mileto Escreveu: Já li sobre esse tal espirito alemão no Crepusculo dos Idolos...
Ele fala bastante sobre isso no "Além do Bem e do Mal". Livro esse que já te adianto é extremamente complexo e precisa-se de uma base MELHOR para se entender minimamente.

(29-01-2025, 09:27 AM)Wesley de Mileto Escreveu: o que ele falaria da Europa atual, que praticamente está tendo sua cultura totalmente consumida pelo Islamismo...
Provavelmente acharia nada mais que o normal. Uma vez que os Árabes são um povo muito mais "duro" que nós ocidentais.

(29-01-2025, 09:27 AM)Wesley de Mileto Escreveu: Agora uma coisa que eu nunca entendi sobre o Nietzsche é porque ele odiava tanto a razão, e louvava tanto os instintos...

Para entender melhor isso você deveria ler "O nascimento da Tragédia" que ele formula seu conceito de força "Apolínea" (razão) e "Dionísica" (instinto). Uma é complementar a outra, conforme a resposta do Dark já foi muito precisa:
(29-01-2025, 09:45 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Ele via a razão como uma ferramenta, não como um fim igual muitos hoje veem...

A força Apolínea guia, a Dionísica é a potencia em si mesma que precisa ser descarregada em alguma coisa.

Mas complementando... para  Nietzsche, a razão surgiu da consciência, que para ele era um "instinto" secundário e que servia inicialmente simplesmente para comunicação. Pq ele achava isso eu não vou explicar primeiro pq vc não vai entender e segundo pq vai desvirtuar ainda mais o tópico do nosso colega maconhista, e isso é deselegante.

Os humanos que ele considerava saudáveis extravasavam esses instintos para "fora", em outros povos, nos animais, no engenho criativo, na arte, enfim,  pois a força transborda ... e os doentes (os racionalistas) sequestrados para razão ou pelo "mundo ideal", cerceavam esses instintos pensando que assim seriam mais "perfeitos", pois o mundo que importa é o "metafísico" (ideal, Deus, etc) e não o físico (realidade). O que é uma "doença" se não um organismo que se destrói de dentro para fora? O que são todos os problemas psicológicos senão uma consciência que se auto flagela incansavelmente?  Ele usa uma analogia muito boa para ilustrar isso: o cavalo livre na natureza, dotado de toda sua força e elegância selvagem seria o mal (guiado pelo instinto e nessa vontade de poder), o cavalo castrado e adestrado no curral seria o bom (guiado pela razão que se limita a si). Uma imagem melhor talvez seja observa um leão de zoológico ou circo, comparado com um leão da savana. Quem já viu um leão no zoológico viu uma imagem deprimente. Agora aplique essa lógica aos humanos. O homem encarcerado em cidades, podado pelo racionalismo e pelo instinto de rebanho é essa imagem deprimente de um animal que já foi glorioso, mas hoje é desprezível e doente.

Isso nos leva a entender que o homem aprendeu a ter medo, medo de si mesmo pela ameaça do "diabo" (que seriam os instintos). Quem se vê com medo, se vê fraco. Quem se entende fraco, precisa se sentir forte se ancorando em alguma coisa, seja em ideais coletivistas ou religião. O gregarismo é o sinônimo de força para sujeitos mais fracos. E isso se retroalimenta e o homem REAL se atrofia. Coletivismo só faz sentido com seus iguais, isso que nosso nobre Wild não entende também, mas enfim ...

Evidentemente, essa limitação dos instintos é NECESSÁRIA para uma vida em sociedade minimamente organizada... mas antes existiam as guerras, a natureza nos oprimia muito mais diretamente, tudo era mais viril e etc... mas mesmo isso não seria motivo de o homem não ter cultura, por isso o melhor exemplo que ele cita são os gregos da época clássica...ainda tinham um orgulho e instinto jovial, e possuíam elegância intelectual JUSTAMENTE pq sabiam conciliar essas partes aparentemente ambíguas.

Isso que cai no seguinte:
(29-01-2025, 09:45 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Nietzsche não louvava os instintos no sentido de um hedonismo cego ou de uma entrega irracional ao desejo...

Exato. O sujeito que não se domina, ainda é um espírito fraco ou mesmo doente. VOcês ai que gostam de treinar, já devem ter aprendido que POTÊNCIA e FORÇA descontrolada não são a mesma coisa... a primeira faz você evoluir, e segunda se dispersa e talvez te destrua. A lógica é essa. A segunda natureza (consciência) deve tomar as rédeas dos instintos, sem deixar de ouvi-los sempre que necessário. Esse é o caminho do "além-homem", que postula seus próprios valores tendo por base o seu espírito. 

Tudo isso leva ao óbvio, que inclusive Nietzsche fala incansavelmente em diversas partes: sua filosofia não é para todos, é para poucos, muito poucos. O maior erro de vocês jovens, é tentar fazer dessa filosofia uma espécie de "auto-ajuda" ... jamais vão entender de fato do que se trata, e com toda certeza do mundo vão se arrepender amargamente devido a angústia e desilusão que essa mentalidade pode causar. Fica ai o aviso mais uma vez.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
Tem um trecho de um filme bem conhecido ai entre os nossos amigos que sintetiza essa história de Zeitgeist:

"Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e da globo. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito , muito revoltados." -Clube da Luta

Somos a porra dos filhos bastardos. Vivemos na pior época. Guerras, crises, nada disso importa quando se trata de estar no meio de uma revolução cientifica e social.
A situação em que estamos chega a ser pior que a narrada por George Orwell em 1984. Vivemos em uma cadeia sem muros.
Responda-o
Obrigado pelas respostas @Héracles e @Dark_Painter01.
Eu realmente tenho essa mania de sempre querer opinar sobre coisas que não domino, e eu mesmo assumo que sou assim, já até falei no chat. Não comecei a ler Nietzsche por autores católicos, alias, eu li diretamente dos seus livros. Li além do bem e do mal, que um amigo me emprestou (não entendi nada), li a genealogia da moral (entendi bastante coisa desse livro), li o anti cristo (esse eu também não entendi nada), e li o Crepusculo dos idolos (esse eu entendi alguma coisa). Porém sempre que o Nietzsche falava de instinto, de razão, de natureza, e esses conceitos, eu nunca entendia direito o que ele queria dizer. Por exemplo, no Crespusculo dos Idolos, ele diz que é preciso aprender a pensar, mas ele critica a razão lá no capitulo 1, e eu ficava meio perdido. Ele também fala bastante de instintos vitais nesse livro, e eu nunca entendi. Apesar de ter conhecimento em Platão, Aristóteles e Socrátes, eu ainda tive muitas duvídas para entende-lo. Schopenhauer é outro que anda não li, e o Nietzsche fala muito dele, mas eu sei que o Nietzsche discorda dele, porque o Schoupenhauer vê a vontade como um problema, já o Niet vê a vontade positivamente.
Mas agora com a explicação de vocês eu posso compreender melhor. Esses instintos seriam uma espécie de vontade de potência, certo? E no caso o Nietzsche incentiva a dominação dos mesmos, até porque no Além do bem e do mal ele diz que o homem ideal é senhor de si mesmo. Agora tudo ficou mais elucidado, obrigado.
Vou estudar mais e parar de ser palpiteiro, porque ainda sou muito pueril na filosofia.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
@Héracles

O problema que vejo no @Wesley de Mileto e em vários outros joves é o abismo entre o conceito abstrato e o referente real que o lastreia. Fora as patentes mentirinhas do tipo "li tal e tal coisa" quando é evidente que o sujeito não leu foi porra nenhuma, apenas pegou algumas ideias gerais nesses videos da internet e quer validar a sua opinião numa espécie de apelo à autoridade, nesses casos a autoridade do autor de um livro famoso é muiti maior que a de um youtuber.

Pra preencher a ampla gama de conceitos abstratos com conteúdos concretos não tem jeito, é crucial a experiência que só vem com o tempo.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o
A questao não é essa @Wissen. Porque eu de fato li os livros que descrevi, alguns online, e outros fisicamente, mas aí eu não tenho que provar nada para ninguém.
A questão é que eu não tenho maturidade filosófica para entender o que eu li. Então eu vou entendendo algumas coisas errado, outras eu nem entendo, e alguma pouca coisa eu compreendo ali. Acredito que seja falta de aprofundamento nos gregos, porque eles são a base da filosofia ocidental.
Então o ponto não é que eu não li, é que eu simplesmente não entendi o que li, e isso é falta de conhecer os filósofos antecedentes a Nietzsche, como os gregos e Schopenhauer, bem como tambem falta de maturidade literária, já que o Nietzsche escreve de maneira obtusa, aforistica e sarcástica, portanto exige um domínio maior da linguagem para compreender suas obras, e isso se obtém como muitos anos de leitura.
Eu ainda tenho um longo caminho pela frente. Vou manter a filosofia como meu hobby, e por agora pretendo adentrar nos gregos, para construir uma base boa. Muito obrigado pelas críticas confrades, com certeza vão fazer toda a diferença na minha vida intelectual.
Responda-o
(29-01-2025, 09:45 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Um exemplo mais besta de "transmutação" desses desejos seria o povo que faz NOFAP, que supostamente "transmuta" a energia para coisas mais proveitosas...

Eu esqueci de comentar essa parte. Nisso que ele entendia o valor da religião inclusive. Criticava, mas sabia do seu valor justamente pq existem pessoas que NÃO CONSEGUEM SE CONTROLAR, e isso é uma fraqueza como já entendemos. A religião da um rumo, uma direção pro sujeito fazer algo de proveitoso da própria vida, e não se destruir pelos próprios desejos. Como ele disse, um homem adestrado é melhor que um homem destruído. Mas isso não serve para TODOS!

Isso que os cretinos não entendem. A sua régua não serve para todo mundo... se o NOFAP ou a  Igreja cristã de Jesus dos Últimos Tempos te fez melhorar como homem, parabéns, continue no seu caminho. Tem gente que não tem maturidade para ver vídeos de putaria numa tela, pois isso vai consumir por inteiro todo o tempo e disposição do sujeito, então é melhor evitar de fato, aplique essa energia em outra coisa mais fundamental... mas nem todos são assim. Por você ser fraco não significa que todos sejam. O contrário também é verdadeiro, de onde vem a sua força não é métrica para os outros. Não preguem seus ideias como verdade universal.  

(29-01-2025, 12:25 PM)Wesley de Mileto Escreveu: ele diz que é preciso aprender a pensar, mas ele critica a razão ...

Aprender a pensar é uma coisa, seguir ideias alheias é outra. Razão teria um sentido de ser algo implantado em você por diversos fatores, uma espécie de zeitgeist Yaoming o que é bom, o que é ruim você já aprendeu desde antes ao seu nascimento, certo? Mas tlavez aja um euívoco aí, enfim...  Justamente por isso essa filosofia não é para todos. Tem pessoas que não suportariam viver sem o seu ideal (razão). Mas essa razão não significa verdade universal, por mais faça TODO SENTIDO PARA VOCÊ.

(29-01-2025, 12:25 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Esses instintos seriam uma espécie de vontade de potência, certo?

Os instintos seriam no que você é mais forte, por isso eles são tão pujantes... mas são auto destrutivos pq nunca se saciam. Sempre querem mais e mais, independentemente se o seu receptáculo já está desmantelado. Vide viciados de todas as espécies. Vontade de potência seria aplicar essa força rumo a uma direção de expansão do seu próprio ser, rumo a vencer resistências. A evolução só vem da sua capacidade de vencer resistências... e só tem valor se for resistências iguais ou maiores que as suas. Por exemplo, qual seria o seu mérito em vencer uma discussão com alguma chimpanzé da sua sala de aula? Ou bater em alguém mais fraco? Isso é dar vazão a rua raiva por exemplo, te faria ser visto como forte por muitas pessoas mais "adestradas" ... mas independente disso, não estaria levando a progresso nenhum. 

Entender esse conceito te levará a ter um GOSTO, a traçar uma linha reta, ter o seu SIM e o seu NÃO. Vontade de potência é usar suas forças como forma e expansão de seu ser individual. Porém, nem todos tem essa vontade de expansão, esse que é o ponto, pois depende de fatores diversos como a sua própria descendência. E é um ponto controverso se isso pode ser aprendido. Aí a crueldade dessa filosofia, ai o erro de fazer de Nietzsche uma auto ajuda. 

Tem pessoas que nasceram ,serão eternamente escravas, E PREFEREM SER ESCRAVAS INCLUSIVE... por mais que estudem e façam o escambau. Porque esse processo de expansão própria significa uma guerra infinita, você nunca "sossega" e isso amedronta e é obviamente cansativo nunca ter paz, nunca "descansar". Nem todos terão e tem esse impeto infinito de não ter um "lugar seguro". E resumo, o fraco almeja por descanso, por paz. Viver conforme a vontade de poder significa que talvez o que seja bom para a sua "alma" não seja o mesmo que é bom para o seu conforto e imagem social. Muito pelo contrário. Talvez seja viver de uma forma que você, aos olhos dos outros, seja um desgraçado na vida. Quem está disposto a pagar esse preço? Por isso também as vezes encontramos pessoas de uma clarividência e inteligência profunda e superior, mesmo vivendo na merda completa aos nosso ver.  

Assim que se atinge o auge, começa o declínio e na opinião de Nietzsche , para um ser que foi determinador de si mesmo é melhor se decidir pela morte do que continuar vivendo  como gado. Isso só levaria a um declínio inútil e insuperável e na desgraça  completa dos próprios méritos. Isso está bem distante de auto ajuda, certo? Concorda? .... A mentalidade coletivista e esquerdista é o zeitgeist do chipamzil .... Gargalhada

O problema não é o instinto animal em si, mas sim o uso que você faz dele. Se você não catalisar essa em alguma coisa para além, ela vai se voltar contra você. Isso leva ao início dessa resposta sobre os autodestrutivos. 

(29-01-2025, 12:26 PM)Wissen Escreveu: apenas pegou algumas ideias gerais nesses videos da internet e quer validar a sua opinião numa espécie de apelo à autoridade...

"Eu li São Tomás de Aquino, por isso eu tenho autoridade em falar o que é ser cristão..." porém nunca pratiquei porra nenhuma de cristandade ... Yaoming mais ou menos isso. Tipo os salvadores do ocidente daqui  falando de família, batalha, abnegação etc... mas estão longe de terem filhos, nunca saíram na mão com ninguém, nunca se privaram de comer de comer um x-salada por algo mais importante e toda semana estão dando like em biscatinha de rede social, saindo com prostitutas e falando de PAC-B.

(29-01-2025, 12:26 PM)Wissen Escreveu: Pra preencher a ampla gama de conceitos abstratos com conteúdos concretos  não tem jeito, é crucial a experiência que só vem com o tempo.

Exato. Como disse o mestre, você só entende o que praticou, o que FEZ.

(29-01-2025, 12:52 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Acredito que seja falta de aprofundamento nos gregos...

Não. O que te falta é parar de querer fazer essa orgia filosófica. Querer entender tudo ao mesmo tempo. Isso é humanamente impossível. Em termos de filosofia, e falo por experiência própria, pegue a porra de UM AUTOR e vá até o fim nesse autor...no máximo tente ler ao mesmo tempo suas bases ou quem pensa estritamente semelhante. Depois disso, aplique essa filosofia de visão de mundo na DROGA DA SUA VIDA REAL! Depois disso você vai chegar a conclusão se toda essa teoria faz sentido para VOCÊ e seus princípios. Depois disso você parte para outro, de preferencia que seja drasticamente diferente ao anterior. Junto a isso, permaneça com a literatura clássica para entender cada vez mais o que é o ser humano. 

Inclusive um sinal claro de que talvez determinada filosofia não seja para você, está no fato de 1 você se dispersar e entediar facilmente e 2 você ter uma dificuldade extrema em entender o que está escrito as vezes de forma relativamente simples, de não conseguir abstrair as coisas. Eu já li e reli Kant, e não entendi praticamente nada...

Só dessa forma você vai elucidar a sua dúvida sobre APRENDER A PENSAR.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
(29-01-2025, 10:59 AM)Luiz Escreveu: Existe uma teoria de determinismo amplamente conhecido que é dividida em três partes.

O determinismo genético

O determinismo psíquico, normalmente relacionado a criação e infância

Por último determinismo ambiental.

É óbvio que existe determinismo. Gostei dessas classificações que você trouxe, são simples mas eu não tinha visto elas postas desta forma.

O problema do @Wesley de Mileto é que ele é crente. Repare que eu não disse cristão, ele é crente. Quem vive esse estilo de vida não aceita que pessoas questionem Deus. Não aceita que questionem sua vontade, seus supostos erros (porque Deus não erra, em sua mentalidade) e a forma como as coisas são. No final, é tudo vontade de Deus, não questionem nada, quem sofre sofre porque Deus quis assim. Quem se diverte, se diverte porque Deus quis assim.

É complicado. Entendo que ele tem 18 anos. Mas filosoficamente você não sai do lugar pensando assim. Mas já que filosofia, na prática, serve pra pouca coisa... que seja.
Responda-o
Valeu @Héracles pelos conselhos, foram úteis demais, agora sim posso dizer que tenho alguma noção do bigodudo. Eu sempre pensei que não entendia o Nietzsche porque não conhecia os gregos direito, mas deve ser falta de aprofundamento mesmo. 
Eu já tento aplicar alguns conceitos que acho interessante do Nietzsche na minha vida, tal como a famosa máxima "o que não me mata só me deixa mais forte", e também aquela que você citou, a formula da felicidade - um sim, um não, um objetivo. Confesso que é difícil, mas eu tento por em prática. 

@Crispim Soares não entendi qual a diferença entre cristão e crente, parece que você se embananou nos termos ai, e isso não faz o menor sentido. Deus não seria homem para cometer erros, então como alguém cristão afirmaria que Deus é um mentiroso? Ai ficou meio confuso...
Outro ponto, que eu esqueci de tratar, o ser humano não tem livre arbitrio, mas tem arbitrio, somente Deus tem livre arbitrio. A liberdade humana é limitada, até porque, segundo as escrituras, todos nascem pecadores, logo ninguém escolhe ser pecador, mas nasce assim. No entanto, isso não me parece nenhum determinismo...
Outro ponto é que também ninguém escolhe nascer, então é outro sinal que não somos assim tão livres.
Meu ponto é que tem gente que usa o determinismo como muleta, que quer fugir das responsabilidades, que quer sempre colocar a culpa em Deus, ou no destino, ou na genética, ou na natureza, sei lá. Qualquer coisa tem a culpa, menos eu. É isso que eu repudio no determinismo, esse sutil comodismo.
Responda-o
(29-01-2025, 02:38 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Valeu @Héracles pelos conselhos, foram úteis demais, agora sim posso dizer que tenho alguma noção do bigodudo. Eu sempre pensei que não entendia o Nietzsche porque não conhecia os gregos direito, mas deve ser falta de aprofundamento mesmo. 
Eu já tento aplicar alguns conceitos que acho interessante do Nietzsche na minha vida, tal como a famosa máxima "o que não me mata só me deixa mais forte", e também aquela que você citou, a formula da felicidade - um sim, um não, um objetivo. Confesso que é difícil, mas eu tento por em prática. 

@Crispim Soares não entendi qual a diferença entre cristão e crente, parece que você se embananou nos termos ai, e isso não faz o menor sentido. Deus não seria homem para cometer erros, então como alguém cristão afirmaria que Deus é um mentiroso? Ai ficou meio confuso...
Outro ponto, que eu esqueci de tratar, o ser humano não tem livre arbitrio, mas tem arbitrio, somente Deus tem livre arbitrio. A liberdade humana é limitada, até porque, segundo as escrituras, todos nascem pecadores, logo ninguém escolhe ser pecador, mas nasce assim. No entanto, isso não me parece nenhum determinismo...
Outro ponto é que também ninguém escolhe nascer, então é outro sinal que não somos assim tão livres.
Meu ponto é que tem gente que usa o determinismo como muleta, que quer fugir das responsabilidades, que quer sempre colocar a culpa em Deus, ou no destino, ou na genética, ou na natureza, sei lá. Qualquer coisa tem a culpa, menos eu. É isso que eu repudio no determinismo, esse sutil comodismo.

Cristão é cristão.

Tu é crente do cu quente Gargalhada

(29-01-2025, 02:38 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Valeu @Héracles pelos conselhos, foram úteis demais, agora sim posso dizer que tenho alguma noção do bigodudo. Eu sempre pensei que não entendia o Nietzsche porque não conhecia os gregos direito, mas deve ser falta de aprofundamento mesmo. 

Você, na limitação da sua capacidade de entendimento, não sabe nem me dizer o que Deus é, ele é tanto que ser "mentiroso" é pouco para ele, você compreende?

Deus não se encaixa nas suas classificações medíocres Wesley.
Responda-o
(29-01-2025, 02:02 PM)Crispim Soares Escreveu:
(29-01-2025, 10:59 AM)Luiz Escreveu: Existe uma teoria de determinismo amplamente conhecido que é dividida em três partes.

O determinismo genético

O determinismo psíquico, normalmente relacionado a criação e infância

Por último determinismo ambiental.

É óbvio que existe determinismo. Gostei dessas classificações que você trouxe, são simples mas eu não tinha visto elas postas desta forma.

O problema do @Wesley de Mileto é que ele é crente. Repare que eu não disse cristão, ele é crente. Quem vive esse estilo de vida não aceita que pessoas questionem Deus. Não aceita que questionem sua vontade, seus supostos erros (porque Deus não erra, em sua mentalidade) e a forma como as coisas são. No final, é tudo vontade de Deus, não questionem nada, quem sofre sofre porque Deus quis assim. Quem se diverte, se diverte porque Deus quis assim.

É complicado. Entendo que ele tem 18 anos. Mas filosoficamente você não sai do lugar pensando assim. Mas já que filosofia, na prática, serve pra pouca coisa... que seja.

Eu sou cristão, o problema não é esse, o problema é se fechar. 
Como já disse aqui , religião é muito bom no começo mas se não tiver cuidado vira só outra forma de jaula, no fim existem várias Matrix para sair.

Obs: inclusive se alguém quiser fazer o tópico de Matrix religiosa para ver o cacete comer seria legal.

⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
(29-01-2025, 03:53 PM)Luiz Escreveu:
(29-01-2025, 02:02 PM)Crispim Soares Escreveu: É óbvio que existe determinismo. Gostei dessas classificações que você trouxe, são simples mas eu não tinha visto elas postas desta forma.

Eu sou cristão, o problema não é esse, o problema é se fechar. 
Como já disse aqui , religião é muito bom no começo mas se não tiver cuidado vira só outra forma de jaula, no fim existem várias Matrix para sair.

Obs: inclusive se alguém quiser fazer o tópico de Matrix religiosa para ver o cacete comer seria legal.

Seu avatar sintetiza o espirito de nossa época e a matrix religiosa. Vc é um cara com 34 anos e usa foto de anime, parece mais incel que eu.

Antigamente os cristãos eram viris, os templários arrebentaram os islâmicos, é por isso que Portugal e Espanha (ou algo assim) sao cristãos. Hoje o cristão é um gordinho idiota que sofre bulling na escola de um favelado que escuta funk, o cristianismo serviu pra que na vida prática desse jovem? 

"Aguente o bulling como um bom cristão que vc terá um local no céu ".

No meu comentário tem o espírito da nossa época e a matrix religiosa que NIETZSCHE criticava.
Responda-o
O problema mesmo é a passividade, esta que o Mestre nunca pregou, "não vim trazer paz, mas espada". O problema é que o pessoal interpreta muito ao pé da letra certos versiculos bíblicos, por exemplo, o virar a outra face é simplesmente não se importar com o julgamento alheio, e outras diversas passagens.
É por causa dessa tolerância exagerada que hoje o cristianismo está uma bagunça, tem macumbeiro dentro das igrejas católicas (sincretismo), nego associando o evangelho ao comunismo, todo tipo de atrocidade. 
Mas esse tópico não é lugar para debater isso, tem um tópico do minerin se não me engano que é sobre esses assuntos  melhor irem para lá.
Responda-o
(30-01-2025, 06:46 AM)Miqueias Escreveu: Seu avatar sintetiza o espirito de nossa época e a matrix religiosa. Vc é um cara com 34 anos e usa foto de anime, parece mais incel que eu.

Antigamente os cristãos eram viris, os templários arrebentaram os islâmicos, é por isso que Portugal e Espanha (ou algo assim) sao cristãos. Hoje o cristão é um gordinho idiota que sofre bulling na escola de um favelado que escuta funk, o cristianismo serviu pra que na vida prática desse jovem? 

"Aguente o bulling como um bom cristão que vc terá um local no céu ".

No meu comentário tem o espírito da nossa época e a matrix religiosa que NIETZSCHE criticava.

Tu tais se baseando em avatares para veer quem é incel? Muito boa sua ideia ! Cria um tópico.

Meu irmão, de onde eu venho e no meu tempo, nem essas nomenclaturas existiam, redpill, mgtow, incel e os Caraí a 4. Eu venho de uma terra prática e de uma guerra no qual perdi e por isso estou aqui.

⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Responda-o
(30-01-2025, 08:11 AM)Wesley de Mileto Escreveu: O problema mesmo é a passividade, esta que o Mestre nunca pregou, "não vim trazer paz, mas espada". O problema é que o pessoal interpreta muito ao pé da letra certos versiculos bíblicos, por exemplo, o virar a outra face é simplesmente não se importar com o julgamento alheio, e outras diversas passagens.
É por causa dessa tolerância exagerada que hoje o cristianismo está uma bagunça, tem macumbeiro dentro das igrejas católicas (sincretismo), nego associando o evangelho ao comunismo, todo tipo de atrocidade. 
Mas esse tópico não é lugar para debater isso, tem um tópico do minerin se não me engano que é sobre esses assuntos  melhor irem para lá.

Leia isso aqui @Miqueias. (É espada fi)

Concordo com você em partes @Wesley de Mileto, mas quem decide qual versículo é literal ou figurado, quem interpreta, sem o espírito santo são só palavras de livre interpretação.

Responda-o
@Luiz É espada! Isso mesmo. Espada é tudo nesse mundo, se for passivo, se fudeu.

Eu julgo mesmo huehuehue, mangá e anime sao visto como coisa de cabaço por todo mundo, todo mundo imagina um cara Betão, quando pensa em mangá
Responda-o
(30-01-2025, 04:23 PM)Miqueias Escreveu: @Luiz É espada! Isso mesmo. Espada é tudo nesse mundo, se for passivo, se fudeu.

Eu julgo mesmo huehuehue, mangá e anime sao visto como coisa de cabaço por todo mundo, todo mundo imagina um cara Betão, quando pensa em mangá

Eu entendo, e só uso esse avatar pq era um nickname que eu usava em um jogo online e outros fóruns que frequentei, não vou mentir que eu achei o anime em  questão muito bom, mas não vejo mas isso, não há para quê! 
Não há problema em julgar, lembrando que será julgado da mesma.

Toda forma de entretenimento acaba nos desviando de algo maior.
Prudência

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)