Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Seleção Calopsita de Futebol em 2013
#23
O futebol que deu certo no Brasil foi em sua maioria composto de garotos de bairros menos favorecidos, cujo único esporte acessível era o futebol. Eu joguei futebol nessa época, mais precisamente até o fim da primeira década dos anos 2000, e não era raro que alguns garotos (nas condições que mencionei) tivessem a oportunidade de serem patrocinados por um empresário (inclusive, o meu melhor amigo na época teve essa oportunidade, mas preferiu o tráfico de drogas). 

O que acontece é que atualmente, em vez da oportunidade ser dada a esses garotos da periferia, gente mais abastada é capaz de molhar a mão dos empresários para que seus filhos façam parte das categorias de base dos times (mesmo que esses garotos não tenham tanto talento). Resumindo: pessoas realmente talentosas no esporte não conseguem mais ascender da forma que mencionei.

Não obstante, o investimento do Brasil no futebol é pífio. Enquanto países como Alemanha se preocupam em levar a sério as categorias de base com investimento maciço, no Brasil isso pouco se vê. O que acontece a partir daí, é que se o Brasil antigamente apostava muito no talento individual dos jogadores, o que dava resultado, hoje isso parece improvável, já que os jogadores não são talentosos a ponto de chamarem para si a responsabilidade de mostrar resultado.

Se antes o Brasil apostava no talento dos jogadores e no imediatismo, hoje já não é mais possível jogar em nível competitivo sem um trabalho de longo prazo focalizado em aspectos mais técnicos do futebol. Lembremos que a Alemanha só ganhou a copa de 2014 após um puta trabalho de longo prazo em que manteve sua base de jogadores desde o ano de 2006 (talvez 2002). 

A conclusão, é que dificilmente o Brasil vai conseguir colocar em campo jogadores como Romário, Ronaldinho, Rivaldo, etc. Esses elencos eram uma mistura de jogadores que gostavam de farra e jogadores mais sérios como Dunga, Cafu, e outros. Esses elencos davam certo porque o talento individual dos jogadores se sobressaía, e a maioria do elenco já tinha um legado devastador de bom futebol nos grandes campeonatos do mundo. Hoje o Brasil tem Neymar, que embora tenha um grande talento, é pouco temido/respeitado pelos adversários. Además, a mentalidade imediatista do Brasileiro jamais vai permitir que um técnico consiga um elenco sólido e estruturado (não, Tite definitivamente não é a resposta).
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: A Seleção Calopsita de Futebol em 2013 - de Daredevil - 08-10-2020, 12:35 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)