23-09-2020, 08:58 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 23-09-2020, 09:03 AM por Héracles.)
(22-09-2020, 06:38 PM)Reale Escreveu: é OK comer uma pequena quantidade de carboidratos se você faz exercícios intensos
Se o exercício for verdadeiramente puxado - seja endurance ou força - você VAI precisar comer carboidratos se quiser ter boa performance e não sair todo fodido. A questão é que o que a grande maioria das pessoas usam essa premissa como justificativa para comer de mais, mesmo fazendo treinos muito abaixo do potencial real. Ao meu ver, esse é o problema. Isso nos leva ao outro ponto...
(22-09-2020, 06:38 PM)Reale Escreveu: eu sempre vejo uma contradição no ramo dos fisiculturistas
Contradição essa facilmente compreensível e que eu já falei em DIVERSOS outros textos. A questão é que cada individuo terá uma quantidade ótima ou IDEAL de carbos a serem ingeridos por semana. Para alguns, essa quantidade vai ser muito pequena, para outros muito grande... isso vai depender de uma série de fatores e de herança genética. Por isso é razoável considerar que ambos os casos que você citou podem ser verdadeiros. E POR ISSO TAMBÉM você não pode simplesmente COPIAR o que alguém está lhe sugerindo e esperar ter os mesmos resultados. Você precisa aplicar e fazer os ajustes necessários para sua individualidade biológica.
Blz, mas como saber se eu sou das pessoas que funciona melhor com baixo ou alto carboidrato?
Vamos observar o que a teoria que o Dr. Pasquali nos apresenta, onde, resumindo, você vai ficar pelo menos 8 semanas comendo no máximo 30g de carboidrato ao logo do dia (24 horas no caso), por 5-6 dias na semana. Gorduras (boas, é lógico) obrigatoriamente altas enquanto os carbos forem baixos, se não tu não aguenta o repuxo. Muitas pessoas erram nesse ponto, querem deixar as gorduras baixas também e acabem se fodendo inteiras... E 1-2 dias você pode fazer um refeed de carbo, reduzindo as gorduras (é interessante treinar alguma coisa para tudo ser mais evidente). IMPORTANTE: Nas primeiras 2 semanas (14 dias) você não faz nenhum refeed...segue com os 30g de carbo apenas.
Segundo a teoria do Doutor, isso vai girar a chave do seu metabolismo, e vai deixar explicito o quanto você realmente precisa de carboidratos, uma vez que este macro é disparado o que mais ingerimos, então não temos como ter uma noção exata de quanto é necessário de fato. É provável que você se sinta muito mal ao longo que o tempo passa, cansaço excessivo, tonturas, náuseas, dores dos mais variados tipos, diarreias, inflamações etc... como se estivesse muito doente (aconteceu comigo), mas continue firme... é um processo necessário para reprogramar toda a merda feita até aqui. Vá até o fim do programado, pq existem pessoas que lá no final do processo começam a reviver mesmo com baixo carbo, e não precisam fazer os ajustes que vou falar a seguir... repetindo, cada organismo é um universo diferente e único.
Depois desse período, se você estiver se sentindo muito mal, um verdadeiro saco de merda, significa que o seu organismo não funciona muito bem sem carbos, precisa reajustar a quantidade para chegar a um nível ideal. O doutor sugere duas formas, ou um outro refeed no meio da semana, ou um aumento de 20-50g de carbos diários. Isso você vai decidir com base na sua realidade e em como ficaria melhor para VOCÊ. Se ainda estiver se sentindo uma fracassado, aumente os carbos gradualmente e de forma controlada, até chegar a uma quantidade ideal.
Se não sentiu dificuldade nenhuma com apenas 30g carbo dia e os refeeds (e sim, tem muita gente que funciona bem assim), significa que você é dos organismos que opera bem sem carbos, e aumentá-los só te trás problemas.
Resumindo seria isso, para mais informações leia: Dieta Metabólica - Mauro di Pasquali
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)