Avaliação do Tópico:
  • 5 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Como digerir livros acima do seu nível e aumentar a sua inteligência
#5
(20-09-2020, 06:26 PM)hjr_10 Escreveu: Esse ano li 25 ou 26 livros.
Foquei a minha leitura nos clássicos. Primeiro os mais simples e curtos, como O Alienista, O Homem que Falava Javanês, A Metamorfose, e por aí vai.

Segui a mesma estratégia nesse ano. Dei prioridade em ler os grandes clássicos começando pelos mais curtos, até porque constantemente são mencionados de forma indireta ou direta por aí e eu ficava boiando sem entender.

Nesse ano até agora conclui 16 livros. Isso porque estou lendo sem pressa nenhuma e alguns livros eu acabo relendo trechos inteiros porque achei muito interessantes. Então, como são livros pequenos, acaba que consigo fazer isso sem problemas. Eu só não li mais porque inventei de escrever um livro e gastei centenas de horas no desenvolvimento dele e depois de quase pronto ainda o reli umas 30x (E ele tem 200 páginas). Não imaginei que seria tão cansativo fazer um livro. Mas, de todo jeito, esse ano ainda ele já vai estar nas prateleiras de todo o Brasil (por isso não vou falar o nome, por uma questão de anonimato).

A minha meta nesse ano era ler 12 livros, sendo dois grandes que já estava lendo e 10 pequenos novos que escolheria, meta que já bati inclusive, continuo lendo agora, mas com menos pressa ainda do que antes. No final do ano vou ver se faço algum post dizendo quais foram os melhores na minha opinião. Hjr10, sugiro que faça o mesmo para eu pegar umas ideias contigo do que ler no ano que vem.

Uma coisa que estou implementando é reler trechos marcados de um dos livros lidos como revisão, como eu fazia com os estudos para concurso. A cada 15 dias escolho um dos livros que já li e leio todas as partes grifadas que achei interessantes. Acho importante porque não adianta ler 100 livros e não lembrar as partes relevantes e os conceitos mais profundos nem de 5 deles.

@Geoman, eu não cronometro o tempo porque prefiro ler devagar e com atenção do que com pressa. Acredito que até faz mal ler rápido só para ver o desenrolar da história do que ir lendo com calma e sem pressa para ir digerindo o livro. É como comer com pressa pra engolir logo ou comer devagar para mastigar melhor e a comida chegar mais preparada no estomago.

E sobre os 50 tons de cinza que mencionou, você tem toda a razão, eu vi vários estudos mostrando que leituras de romances e ficção afetam negativamente o nosso cérebro, fazem muito mal e fazem as pessoas viverem em um mundo de ilusão se tornando inaptas para os deveres práticos da vida. Isso afeta até a forma como essas mulheres se relacionam com os homens, as tornando mais exigentes e mais deslocadas da realidade, é realmente nocivo. Então, é bom tomar cuidado e escolher bem as leituras, inclusive esse é um ponto que eu abordo no meu livro (um livro que tem partes que critica quem lê livros). Talvez, até faça um tópico sobre isso no futuro.

Sobre a segunda dica, eu passei dois anos para ler 5 livros da Ellen White, da série Grande Conflito que menciono de vez em quando aqui no fórum. Demorei tanto porque a leitura é difícil, usa muitas palavras que não são de uso comum, como "condescendência", mas depois que peguei o gosto e assimilei todo o linguajar usado, eu mesmo vejo que essas palavras são bem melhores para explicar os conceitos e, as vezes, tenho dificuldade para explicar as ideias do livro sem usa-las. 

Acabei incorporando várias palavras novas ao meu vocabulário e tenho que tomar cuidado para conversar e não usar esses termos difíceis que algumas pessoas não entendem. E me esforço para fazer o que li na Bíblia que Jesus explicava as coisas na linguagem do povo e que devemos fazer o mesmo, explicar até mesmo conceitos avançados de forma simples. E que não devemos ficar tentando falar de forma rebuscada só para mostrar que sabemos falar difícil, o objetivo é se fazer entender e não ficar competindo sobre quem fala mais difícil como eu vejo algumas pessoas que leem muito e eruditos fazem. Pois quem realmente domina um assunto consegue explicar os conceitos de forma simples até para uma criança de 10 anos de idade e se não conseguimos fazer isso é porque não entendemos o assunto a fundo ainda.

E os 5 livros referidos acima eram muito densos e com muitas reflexões que me forçavam as vezes a parar a leitura e passar o dia refletindo a respeito do que li. Então, apesar de ter sido uma leitura de certa forma lenta (cada livro tinha em média 700 páginas), isso deu um upgrade gigante na minha mente, depois que parti para os grandes clássicos vi que só alguns eram realmente bons e outros eram completamente rasos. E estou optando por leituras mais complexas agora, mas me esforçando para seguir o cronograma de ler os grandes clássicos de tamanho menor como o @"hjr_10" vem fazendo. Mas, já tenho uma boa lista de futuras leituras de livros grandes que pretendo seguir assim que concluir esses clássicos menores.

Porque ler clássicos é tão importante? Porque daqui 30 anos você acha que vão estar estudando e falando de um livro do momento desse ano ou sobre "O principe" de Maquiavel? Vão estar falando de algum livro de negócios e auto ajuda que fez muito sucesso esse mês ou de "A arte da guerra" de Sun Tzu? Pode apostar que vão estar falando mais dos grandes clássicos do que dos livros que eram sensação 30 anos antes. 

Quanto mais antigo é um livro que ainda é discutido e analisado maior a chance dele continuar sendo relevante no futuro. Um livro que bombou nesse ano, daqui 10 anos pode não ser sequer mencionado e nem estudado em universidade nenhuma ou citado em nenhuma palestra relevante. Agora um livro de 500 ou 1000 anos atrás que ainda é estudado, daqui 10 anos, vai continuar relevante e sendo comentado e citado. Por isso acho importante conhecer esses grandes clássicos para compreender essas referências que fazem. Afinal, existe algum motivo para serem tão importantes.

Sobre a quarta dica, eu assisto alguns resumos de livros bons, inclusive de alguns que já li e também assisto palestras de caras fodas que escreveram esses livros ou especialistas em alguma área do meu interesse e faço um resumo com os melhores trechos em um caderno para consultar depois quando julgo necessário, como se estivesse estudando mesmo. Isso também tem me ajudado bastante a fixar as coisas e as ordenar de forma inteligente e a fazer conexões entre diferentes nichos de conhecimento.

Sobre a quinta dica, eu desisti de fazer isso, não estava conseguindo fazer resumos radicalmente pequenos porque vejo muita coisa interessante e acabava perdendo muito tempo resumindo no caderno e acaba desistindo e deixando o resumo pela metade, o que decidi fazer foi grifar as melhores partes no próprio livro e escrever pequenos insights e reflexões de caneta nas bordas do livro. (Depois que o @"hjr_10" me deu a ideia de colar aqueles post-its de papel nas páginas e escrever neles, eu vou testar para ver se fica melhor). Quando muito, eu tento citar uma frase ou outra, algo radicalmente resumido. Preciso aprender a resumir de forma realmente concisa se for seguir essa ideia dos resumos.

Eu sei que alguns tem pavor disso e consideram heresia ficar grifando e escrevendo no próprio livro, mas o livro é meu e quando eu morrer vão doar tudo mesmo, então uso sem dó, estão lá para serem usados. Não tenho apego nenhum pelos meus livros. Faço isso até com os livros antigos que herdei do meu pai e avô que tem décadas de idade, alguns são mais velhos do que eu e já estão grifados e cheios de anotações feito por eles. E eu acabo lendo o livro, lendo as anotações deles e colocando as minhas observações do lado das anotações deles e vida que segue.

@Bastardo, você está certíssimo. O cérebro foi feito para ser usado e forçado ao extremo assim como o corpo. Se a pessoa ficar só no celular, netflix, facebook, computador, o cérebro vai atrofiando pela falta de uso e a pessoa vai imbecilizando. 

Apesar de que eu no fundo acredito que não faz diferença nenhuma no final da vida se lemos 1 livro ou 300 livros na vida inteira, pois quando a gente morrer o cérebro simplesmente virará pó e todo o conhecimento se esvairá. Então, é bom não se apegar demais ao conhecimento e nem se engrandecer só porque leu mais livros que os outros como alguns ególatras fazem. Afinal também existe a matrix do conhecimento e a galera que usa isso como uma forma de competição para massagear o ego e se sentir superior aos outros. 

É bom vermos isso como uma forma de mantermos uma mente vigorosa e saudável para fazermos melhor uso enquanto estamos vivos. Da mesma forma como cuidamos do nosso corpo para ter saúde e qualidade de vida durante a vida mesmo sabendo que em breve ele vai envelhecer e perecer e não vai sobrar nada não importando quantos anos tenhamos dedicado a nutrição e a musculação. Ou seja, no final tudo é passageiro e ilusão como já dizia Salomão. Então, não se matem de estudar nem levem tudo isso tão a sério, lembrem-se que assim como o desenvolvimento físico o desenvolvimento intelectual também é só passatempo e distração que fazemos para ter mais qualidade de vida durante essa vida passageira, mas que no final tudo se vai. Por isso é melhor focar em ler o que gosta sem pressa ou desespero e aproveitar a viagem da vida enquanto não acaba.

Salomão Escreveu:E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

Eclesiastes 12:12
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Como digerir livros acima do seu nível e aumentar a sua inteligência - de Libertador - 20-09-2020, 07:30 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Marcações de livros do acervo da real e outros livros Myers 3 1,683 13-09-2022, 10:33 AM
Última Postagem: Myers

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)