(30-08-2020, 07:35 PM)Mr. Mike Escreveu: Tem alguma verdade no vídeo, porém no geral é mais mimimi de esquerdista invejoso.
A péssima qualidade dos serviços públicos de educação e saúde não se deve aos baixos salários dos profissionais até porque a maioria nas mesmas funções da iniciativa privada ganha quase igual (8% de diferença como dito), sendo que se salário ditasse qualidade o judiciário nacional seria formidável e não é. Portanto, a premissa básica do vídeo está quebrada.
De outro giro, concordo que certos detentores de altos cargos (a maioria na verdade) não trabalha quase nada, porém os de cargos baixos fazem a mesma coisa quando podem, vide professores que quando podem enrolam e isso vai desde professores de ensino básico que ganham 2k até professores universitários que ganham 15-20k. Portanto, a ineficiência do serviço público decorre da malemolência do brasileiro médio e não de altos ou baixos salários.
No fim, como o serviço público não precisa ter rendimento, o salário vai de acordo com a dificuldade da prova e a concorrência, pura oferta e demanda.
Quer ganhar bastante? Simples, faça faculdade de direito (5 anos), faça mais 3 anos de atividade jurídica depois de formado e estude para um concurso, por exemplo de Procurador da República (como o membro do MPF mostrado no minuto 4:20 do vídeo - falando nisso, comecem aprendendo o nome certo dos cargos para não errar como no vídeo
http://www.eduardorgoncalves.com.br/2016...rador.html - Procurador de Justiça é membro do MP Estadual de segundo grau - é importante não confundir judiciário e ministério público como fez o vídeo) e veja a tortura que é o estudo e a concorrência (tortura é pouco é um inferno desgraçado, experimente estudar 6h líquidas por dia além de trabalhar por 3/4/5 anos, ficar escrevendo 5h quase ininterruptas em uma prova dias seguidos etc etc etc - vestibular de medicina é piada perto disso, posso dizer que ser médico em universidade pública é 100 vezes mais fácil).
Mesmo assim, eu não me oporia a cortar em 50% os salários desses profissionais, mesmo isso me atingindo diretamente, desde que em contrapartida o Brasil virasse uma Dinamarca e não continuasse essa merda.
No mais, são as regras do jogo, reclamar não leva a nada.
Eu até concordo com você, sou liberal(praticamente um libertário) na teoria, mas na prática, quase um comunista. Como assim? Você me pergunta.
Eu acredito muito no estado minimo e na iniciativa privada, no empreendedorismo e tudo mais, mas infelizmente, na prática, a iniciativa privada de hoje virou uma piada e uma sombra de si mesma, não é a verdadeira iniciativa privada faz muito tempo, porque os grandes empreendedores vivem em simbiose com o estado, e isso acaba deturpando o verdadeiro significado da iniciativa privada.
Mas o que isso quer dizer na PRÁTICA?
Isso quer dizer que a iniciativa privada está passando por um gargalo enorme de demanda de funiconários por causa dessa simbiose mal planejada com o estado e a dificuldade de empreender nesse país, nisso, você tem que ter um bilhão de anos de experiência, ser jovem, educado, bonina e gostosa, para conseguir um cargo, se for signo de libras ajuda(eles acreditam nessas coisas agora), e, basicamente, se você é só mais um que fez uma faculdade particular no maior estilo NO QUE DAVA pra ter um futuro razoável, se fodeu, pelo menos na iniciativa privada você se fodeu.
Cargos públicos podem até ser, do ponto de vista ideológico, ruins, mas é o que tira muita gente da merda hoje, por bem ou por mau, é muito mais meritocrático você conseguir um cargo público do que uma boa posição na iniciativa privada, somente com o mesmo mérito e esforço.