13-07-2020, 04:28 PM
(13-07-2020, 03:45 PM)Reale Escreveu: Sim, dá para empreender aqui, mas assim que você entrar no radar do governo, o desanimo inevitavelmente bate, eu vendia doces e tinha até que bastante lucro, mas eu fazia isso de forma "ilegal" porque se não teria que pagar impostos sobre minhas vendas, eu, e os meus doces, tendo que pagar impostos do pouco que eu ganhava, isso não vai parar quem tem vocação para empreender, mas vai fazer o funcionário pensar se é melhor trabalhar na iniciava privada, cheia de exigências absurdas, indiretamente causadas pelo governo, fazendo a empresa ter que ganhar 3x do que teria normalmente para sustentar um funcionário, e por isso, justamente, fazendo muitas exigências para os funcionários que irão entrar, e o cargo público, com exigências normais, e sem pedir experiencia disso, perfil daquilo, etc, etc.
O ponto é esse. Inúmeros impostos, exigências da Iniciativa Privada para entrada de mão de obra nova no mercado de trabalho, por isso destaquei que 90% dos cases de empreendedores de sucesso existentes no Brasil são de pessoas que ao menos têm a situação financeira estabilizada.
Existem diversas normas reguladoras e impostos que tornam difícil o empreendedorismo no país, além do mercado já saturado devido ao desemprego. Tanto o conhecimento empírico quanto o conhecimento acadêmico são de vital importância para o sucesso em qualquer área, mas o capital necessário e a quem recorrer para consegui-lo ainda é essencial. Ou se nasce rico, ou cresce por meios controversos (como o próprio véio da Havan), existindo pouquíssimas exceções à regra.