Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Todos os pecados são realmente iguais?
(25-03-2020, 03:15 AM)Reale Escreveu: @Awaken

Entendo...(acho), mas então, qual seria a diferença de ser cético por sinceridade e cético por orgulho? Acho que todo adulto bota um certo orgulho no seu ceticismo, somente crianças são céticas por sinceridade, porque não levam nada a sério mesmo, tudo para elas ainda é uma grande brincadeira ingênua.

Mas, no caso, alguém sem fé que cultiva boas virtudes, mas não acredita em nada, estaria sendo cético por ingenuidade, ou por orgulho? Existe muita gente culta e cética pelo mundo, mas o meu ponto não é nem em relação ao ceticismo em si, ao ateísmo em si, ou agnosticismo, mas sim em relação aos pecados, uma pessoa que cometeu coisas sórdidas como atentados ou assassinatos em série, mas se arrepende verdadeiramente disso, pois, é fácil perceber que essas coisas são erradas, pelo menos na minha visão, quando você percebe que causou o sofrimento desnecessário em alguém, você percebe que errou quase instintivamente, lembro uma vez que eu chutei a cara de um colega de classe, pura e simplesmente porque estava empolgado, não havia motivo para ter feito aquilo, e ele perdeu um tempo, a sensação de culpa veio na hora, quando vi o sangue saindo do nariz dele.

Essa sensação nunca veio para mim depois de uma cachaçada ou de um sexo, ou de uma punheta, e se sinto ela as vezes agora, é justamente por ser considerado pecado, apesar de eu nunca ter considerado errado, como pessoa, meu ponto é esse: quem comete pecados graves tende a se arrepender deles com mais facilidade, porque são coisas que qualquer um julgaria errado, agora pecados mais "leves", deixar de ir em uma missa, ou um sexo casual, eu acho mais difícil alguém se arrepender dessas coisas, se a pessoa carrega um certo grau de ceticismo, mesmo que involuntário, e nunca viu nada de errado nisso(eu, por exemplo, não sou de família que tem o hábito de ir em missas, e faz muito tempo que não vou em uma), e mesmo qe você se arrependa dessas coisas, não consigo ver como o arrependimento de todos os pecados que você cometeu em vida, podem ser verdadeiramente sinceros.

Cético sincero = aquele que admite que não sabe, não conhece, logo não adota.
Cético orgulhoso = adota a postura cética, ele não é cético, só é orgulhoso demais pra afirmar que sabe, mas não quer.

"Mas, no caso, alguém sem fé que cultiva boas virtudes, mas não acredita em nada, estaria sendo cético por ingenuidade, ou por orgulho?"

Se uma pessoa pratica boas virtudes ela de alguma forma ligada à verdade, logo ela não é totalmente cética.

Exemplo: Fora da Igreja Católica não há salvação!

Eu acredito totalmente nisso, mas quer dizer que evangélicos/protestantes não vão pro céu?

Ora, eu seria orgulhoso demais pra dizer: NÃO.
Eu me limito a dizer: Deus vai julgar.

Se Deus achar que no meio evangélico/protestante há alguém realmente ligado à verdade que merece, quem sou eu?

"Ah, mas a pessoa fez isso, isso e aquilo, fazia aquilo outro, etc, etc"

Ela tinha instrução? A instrução que ela recebeu era a verdade? Ontem mesmo eu peguei um livro da igreja maranata que conta a "história da Igreja Católica" de um jeito que nem a Igreja conhece...
Eu posso culpar alguém que foi ensinado desse jeito? Lógico que não.
Assim como ateus, agnósticos, céticos, etc... que forem por burrice ou enganação, logo não estarão incluídos.
Mas aquele que já sabe e expulsa Deus, é justamente esse aí que vai ser zoado.

Sobre você pecar e sentir o peso do pecado.
É como eu disse, o peso do pecado é dado pelo espírito na carne. O maior pecador nunca bebeu, nunca fumou, nunca fez sexo casual...

O problema todo começa com alguma coisa de cunho espiritual que tu precisa nivelar aí. Presta atenção porque esses vícios "carnais" são nada mais do que defeitos porque você não arruma a casa de dentro, seu intelecto.
E tem outra: Você pode não crer em arrependimento sincero de alguém que faz sexo casual ou não vai à missa por qualquer motivo...
Mas eu acredito na justiça.

"Ahh tá falando que Deus vai me condenar por uma coisa que eu acho...."
Não, eu repito. Eu não sou Deus pra te julgar, eu só disse que acredito na justiça e ainda peço a Deus misericórdia por você.

E recomendo que você peça também, misericórdia e correção.
Abraços.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Todos os pecados são realmente iguais? - de Awaken - 25-03-2020, 07:11 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  7 Pecados Capitais Pachad 2 1,928 29-07-2022, 02:14 PM
Última Postagem: Joxokhanurs

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)