06-06-2019, 04:14 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-06-2019, 04:17 PM por Awaken.)
(06-06-2019, 02:24 PM)Wild Escreveu: Sim, entendo, confrades. Mas aí já entramos em outro dilema insolúvel.
O que prevalece no homem, sua natureza "animal" ou sua natureza "racional"? Até que ponto somos racionais e controlamos nossas ações? Animais podem desenvolver senso de certo e errado, por exemplo, se forem domesticados para tal. Seu cachorro sabe que fez algo que não devia e vai se esconder pra não levar palmada por mal comportamento. Até onde isso vem da racionalidade (pensamento), até onde isso vem da animalidade (medo)? Mesma coisa vale para o humano.
É uma questão complexa demais para tratar de maneira simplista. A mesma coisa é, por exemplo, o quanto somos influenciados pelos genes x influenciados pela sociedade, ou então quanto somos influenciando pelo individual x influenciado pelo coletivo. Não há resposta certa, não há proporção certa, sacam?
Que somos racionais, sim, mas aí é preciso definir bem o que racionalidade é, e quais os limites dela. Não estou discordando de você nem do outro confrade, apenas estou levantando essa questão. Não vamos nos ater a uma resposta simples e sempre considerar essas "dialéticas".
Eu creio que devemos entender as coisas pelo seu viés de motivação mais natural como base (até por que muitos comportamentos tidos por "desviados do padrão" costumam ter esse tipo de motivação, o próprio "padrão" é um instrumento puramente abstrato e uma construção racional) , mas julgar de maneira lógica e aplicar consequências de maneira puramente racional.
Amigo, legal sua tentativa de apaziguar e tal, vou te dar até um +1 por causa disso. (Apesar de achar que a ciência e a filosofia já nos dão provas o suficiente.)
Sei que é bastante raso falarmos disso por aqui, mas meu problema com o @
Meu problema é com ELE NEGAR que a mulher possa mudar e ter um comportamento sociável fora dos instintos e como ele consegue viver sabendo que as feministas utilizam O MESMO ARGUMENTO BIOLÓGICO pra justificar a cultura do estupro, o machismo e a violência contra a mulher, a infidelidade (poligamia) masculina, etc.
O cara me diz que ele "somente não crê" que o homem não tenha isso na natureza já que a maioria não comete, outro argumento falso, já que as mulheres em sua maioria não saem por aí traindo seus companheiros pela mesma questão hipergâmica, e se nós nos referimos ao passado para justificar esse ponto, é justamente porque no passado a porra do Cristianismo ainda botava um freio moral RACIONAL nas mulheres e nos homens. Quer dizer que não existia? NINGUÉM FALOU ISSO! Mas o cara vai lá só pra implicar com o outro confrade falar o que o maluco já é veterano de saber dizendo pra ele "esquecer esse negócio" e falando que ia "dar um empurrão" no cara.
Eu não nego o lado biológico, físico, hormonal, ou que quer que seja da mulher, mas isso pode ser superado pela racionalidade e a disciplina perfeitamente, o Negan já fala que "mulher é mulher" e afirma que isso nunca vai mudar.
Ou seja, ele pauta as mulheres em si pela sua ordem biológica, não sua ordem racional. Nós temos que tratar as mulheres nesse nível racional de que muitas fazem coisas que não aprovamos socialmente porque são mau instruídas ou não tem noção básica do que fazem, mas NUNCA dizer que elas não podem partir desse estado pra um estado de regeneração e mudança de vida.
"Ah, mas a geração de hoje, Awaken"
Gente ignorante!
"Ah, mas antigamente também tinha..."
Gente que era ignorante!
Nós cristãos evoluímos o mundo à uma filosofia, uma racionalidade, um freio moral, uma perspectiva que dava sentido a vida, os revolucionários são os que pensam que nós somos todos macacos e que não tem jeito, somos todos assim mesmo e que não tem jeito, o negócio é sermos macaquinhos.
Não me admiro se o cara que é o "pensador próprio" da sua existência e que está falando que nem papagaio no chat, um dia esteja deixando um coleguinha também instintivo fazer uma exploração anal nele.
(06-06-2019, 03:29 PM)Negan Escreveu: awaken nao somos macacos somos seres humanos, oq ficou pra tras ficou, me refiro ao que ainda carregamos conosco entranhado nos nossos genes
isso eh biologia basica, nao eh nem coisa da minha cabeça
Ah, ora porra... biologia básica eu tô sabendo.
Eu quero saber de você: A mulher pode parar de ser hipergâmica? Pode ter freios morais e desenvolvimento pessoal?
The absence of virtue is claimed by despair