Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A real sobre o sábado
Tarantino e Awaken, que bom que fizeram comentários bem embasados na bíblia para debate no tópico. Agradeço a participação e vou responder vocês com calma quando eu tiver um tempo livre para elaborar uma boa resposta.

(10-05-2019, 05:40 PM)Davi da Real Escreveu: @Libertador quais atividades você faz no dia do descanso e quais atividades evita fazer? Por exemplo, assistir um filme ou série seria uma quebra do descanso?

Depende. Se for um filme ou série com temática cristã acredito não haver problema. Agora assistir outros tipos de filmes eu acredito que seria sim uma quebra desse mandamento. O objetivo do sábado é ter o foco em Deus.

Deus nós dá uma diretriz, mas na questão dos detalhes cada pessoa guarda da forma que considera melhor, o objetivo é fazer coisas que te aproximem de Deus nesse dia.

Sobre quais atividades devemos fazer e evitar fazer eu comentei sobre isso recentemente. Mas, é importante se levar em conta que no texto eu juntei o descanso do sábado ao jejum de dopamina. Me abstendo de qualquer tipo de mídia eletrônica. Não há necessidade de fazer isso. Eu só fiz porque pessoalmente considero melhor pois eu estava passando muito tempo logado nesses eletrônicos durante a semana. Foi uma decisão pessoal.

Eu vou te enviar aqui o texto que fiz no meu tópico Diário de Desenvolvimento Pessoal - Libertador 

Observação: Se você é visitante ou recruta e nunca viu o tópico, fique tranquilo pois só realistas e legionários conseguem acessar, então faça logo o seu cadastro e comece a participar mais do fórum para ser promovido e ter acesso gratuito a conteúdos exclusivos.

Spoiler Revelar
(28-01-2019, 11:38 AM)Libertador Escreveu: A Bíblia uma vez mais explica: “Se te abstiveres de violar o sábado, de cuidar dos teus negócios, chamando ao sábado ‘deleitoso’ e ‘venerável’ ao dia santo do Senhor, se o honrares, abstendo-te de viagens, de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos, então de deleitarás no Senhor...” (Isaías 58:13 e 14). “É, por conseguinte, lícito fazer bem aos sábados” (Mateus 12:12).

É isso mesmo. Devemos nos abster de qualquer atividade secular (trabalho, estudos, leitura, TV) e nos dedicar ao serviço do Mestre, ajudando as pessoas, indo à Igreja e etc.

Então, eu tenho 6 dias para fazer o que eu quiser, mas no sábado eu não invisto, não faço negócios, não trabalho, nem estudo neste dia, aí vou aproveitar o descanso sabático para aderir ao jejum de dopamina, acrescentando alguns itens da seguinte forma:

Sem televisão, computador, videogame, filme, fórum e qualquer coisa que utilize uma tela brilhante. (Se tiver algo urgente no fórum para resolver os administradores e moderadores tem o meu contato pessoal e me avisam, então não preciso ficar acompanhando neste dia)
Sem whatsapp, facebook, instagram, youtube, email. (Porém uma ou duas vez no dia vou olhar rapidamente para ver se tenho alguma mensagem urgente para responder no whastapp (um acidente, hospital, etc), mas conversas normais e grupos, só vou ver e responder depois do jejum).
Sem o uso de smartphones, incluindo todos os aplicativos do mesmo. (Isso não me impede de receber ligações de familiares e amigos, obviamente).
Sem músicas mundanas e sem podcasts.
Sem o uso de computador.
Sem exercícios físicos, incluindo futebol, natação, corrida, etc (é o dia de descanso total do corpo).
Sem mexer com negócios.
Sem estudar.
Sem sair para comprar algo (E nem comprar pela internet).
Sem shoppings, restaurantes, cinema e etc.
Sem trabalho de qualquer tipo (é o dia de descanso total da mente).
Sem refrigerante.

Eu não inclui o álcool, café e cigarro, porque eu já não uso em dia nenhum da semana mesmo. Mas se eu usasse, tiraria desse dia também.

Coisas que farei nesse dia:

Ouvir e cantar músicas religiosas (eu vou ao culto no sábado, então obviamente, vou cantar e ouvir músicas lá).
Frequentar a igreja e socializar lá.
Leitura da bíblia e de livros relacionados a temas religiosos reflexivos.
Passeios e piqueniques em lugares livres de comercio, como parques, cachoeiras e natureza em geral.
Atividades de ajuda ao próximo (Visitar pessoas carentes, lar de idosos, moradores de rua, projetos da igreja).
Visitar amigos e passar o dia colocando a conversa em dia.
Dormir depois do almoço ou a tarde toda do sábado se quiser.
Passar o dia com a família, conversando, caminhando juntos, fazendo um piquenique, em um passeio no rio, e etc. (Sem o uso de celulares, e sem celular por perto, é conversar olhando no olho e ouvindo a outra pessoa de fato)

Esse jejum de dopamina é só por 1 dia na semana, nos outros dias a rotina volta ao normal. Vai ser um dia de descanso quase total da mente e do corpo. Um dia desconectado totalmente desse mundo louco. Assim meu corpo e mente restauram as energias para voltar com força total no início da semana.

Não é impossível fazer o descanso sabático aliado a um jejum de dopamina. Para se ter ideia a filha do Trump, a Ivanka Trump, é vice presidente executiva nas organizações Trump, e dona de outras empresas próprias, administra um império, e mesmo assim, do por-do-sol de sexta ao por-do-sol de sábado ela também guarda o sábado bíblico e não atende whatsapp, email, telefone, nem nada, fica inacessível. Então, eu que sou um pobre plebeu e não administro nenhum império não tenho desculpas para dizer que não consigo ficar só um dia totalmente desconectado desse mundo acelerado.

Para complementar, sabe-se que para várias funções orgânicas existe o que os cientistas chamam de “Ritmo do Sétimo Dia”. Conhecido como circaseptano. Mostrando claramente que nosso corpo segue um ciclo de 7 dias e por isso um dia de descanso total a cada 7 dias é o ideal para a restauração e manutenção da saúde mental e física. Leia mais aqui: http://www.criacionismo.com.br/2008/05/b...o-dia.html

Tem outros estudos, como o de Loma Linda na California (Link aqui) (e aqui), que é uma cidade de adventistas, onde todos guardam o sábado (e também são vegetarianos), mostrando que os que guardam o sábado bíblico (e também alguns outros fatores), vivem mais do que toda a população dos EUA, lá é o local que tem proporcionalmente o maior número de centenários e com baixíssimos índices de doenças, e alguns com mais de 100 anos nem sequer tomam remédios, outros com mais de 100 anos pedalam mais de 10 km por dia e ainda levantam pesos. Mostrando que o descanso de um dia na semana também é essencial para o nosso corpo.

Lembrando que os itens eletrônicos eu estou tirando por conta do jejum de dopamina, acho que talvez eles não precisariam ser retirados para o descanso sabático se forem usados para fins cristãos nesse dia. Como, por exemplo, a TV Novo Tempo que está no canal aberto que tem excelentes programas cristãos como músicas e pregações para se assistir no sábado. E tem a série Origens que acho muito boa que poderia ser assistida no dia de sábado sem problemas por ser de temática cristã: https://www.youtube.com/channel/UCfGAEWt...4_BfWqR_1w

Poderia também acessar o fórum e priorizar em frequentar a seção de desenvolvimento espiritual nesse dia. Existem muitas possibilidades boas sem a necessidade de fazer um jejum de dopamina. Esse jejum é só um complemento que optei por fazer porque considero melhor.

Tem um texto oficial em que a Igreja Adventista compilou várias passagens bíblicas com orientações sobre a guarda do sábado, vale a pena você ler também:

Spoiler Revelar
A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o sábado como sinal distintivo de lealdade a Deus (Êx 20:8-11; 31:13-17; Ez 20:12, 20), cuja observância é pertinente a todos os seres humanos em todas as épocas e lugares (Is 56:1-7; Mc 2:27). Quando Deus “descansou” no sétimo dia da semana da criação, Ele também “santificou” e “abençoou” esse dia (Gn 2:2, 3), separando-o para uso sagrado e transformando-o em um canal de bênçãos para a humanidade. Aceitando o convite para deixar de lado seus “próprios interesses” durante o sábado (Is 58:13), os filhos de Deus observam esse dia como uma importante expressão da justificação pela fé em Cristo (Hb 4:4-11).

A observância do sábado é enunciada em Isaías 58:13, 14 nos seguintes termos: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor.” Com base nesses princípios, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia reafirma neste documento seu compromisso com a fidelidade à observância do sábado.

Vida de santificação. A verdadeira observância do sábado se fundamenta em uma vida santificada pela graça de Cristo (Ez 20:12, 20); pois, “a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser santos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 283).

Crescimento espiritual. Como “um elo de ouro que nos une a Deus” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 352), o sábado provê um contato mais próximo de Deus. Como tal, não devemos permitir que outras atividades, por mais nobres que sejam, enfraqueçam nossa comunhão com Deus nesse dia.

Preparação para o sábado. Antes do pôr do sol da sexta-feira (cf. Lv 23:32; Dt 16:6; Ne 13:19), as atividades seculares devem ser interrompidas (cf. Ne 13:13-22); a casa deve estar limpa e arrumada; as roupas, lavadas e passadas; os alimentos, devidamente providenciados (cf. Êx 16:22-30); e os membros da família, já prontos.

Início e término do sábado. O sábado é um dia de especial comunhão com Deus, e deve ser iniciado e terminado com breves e atrativos cultos de pôr do sol, com a participação dos membros da família. Nessas ocasiões, é oportuno cantar alguns hinos, ler uma passagem bíblica, seguida de comentários pertinentes, e expressar gratidão a Deus em oração. (Ver Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 356-359.)

Pessoas sob nossa influência. O quarto mandamento do Decálogo orienta que, no sábado, todas as pessoas sob nossa influência devem ser dispensadas das atividades seculares (Êx 20:10). Isso implica os demais membros da família, bem como os empregados e hóspedes; que também sejam estimulados a observar o sábado.

Espírito de comunhão. Como dia por excelência de comunhão com Deus (Ez 20:12, 20), o sábado deve se caracterizar por um prazeroso e alegre compromisso com as prioridades espirituais, com momentos especiais de leitura da Bíblia, oração e, se possível, de contato com a natureza (cf. At 16:13). Esse compromisso deverá ser mantido na escolha dos assuntos abordados também em nossos diálogos informais com familiares e amigos.

Reuniões da igreja. Somos admoestados a não deixar “de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Portanto, as programações e atividades regulares da igreja aos sábados devem ter precedência sobre outros compromissos pessoais e sociais, mesmo que estes sejam pertinentes para o sábado.

Casamentos e festas. O convite para deixar de lado nossos “próprios interesses” no sábado (Is 58:13) indica que casamentos e festas, incluindo seus devidos preparativos, devem ser realizados fora desse período sagrado. Casamentos e algumas festas mais suntuosas não devem ser planejados para os sábados à noite, pois seus preparativos envolvem expectativas e atividades não condizentes com o espírito de comunhão com Deus.

Mídia secular. A mídia secular, em todas as suas formas, deve ser deixada de lado durante as horas do sábado, para que este, rompendo com a rotina da vida, possa ser um dia “deleitoso e santo” (Is 58:13).

Esportes e lazer. Muitas atividades esportivas e de lazer, aceitáveis durante a semana, não são condizentes com a observância do sábado, pois desviam a mente das questões espirituais (Is 58:13).

Horas de sono. A Bíblia define o sábado como dia de “repouso solene” (Êx 31:15), e não como dia de recuperar o sono atrasado da semana. Ricas bênçãos advirão de levantar cedo no sábado, dedicando esse dia ao serviço do Senhor. (Ver Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 170.)

Viagens. A realização de viagens por questões de trabalho ou interesses particulares é imprópria para o sábado. Existem, porém, ocasiões excepcionais em que se torna necessário viajar no sábado para atender a algum compromisso religioso ou situações emergenciais. Sempre que possível, os devidos preparativos, incluindo a compra de passagens e o abastecimento de combustível, devem ser feitos com a devida antecedência. (Ver Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 359, 360.)

Excursões e acampamentos. A realização de excursões e acampamentos pode promover a socialização cristã (cf. Sl 42:4). Mas seus organizadores e demais participantes devem chegar ao devido local antes do início do sábado e montar sua estrutura, incluindo suas barracas, de modo que o santo dia possa ser observado segundo o mandamento. Além disso, as atividades durante as horas do sábado devem ser condizentes com o espírito sagrado desse dia.

Restaurantes e alimentação. A recomendação de que o alimento deve ser provido com a devida antecedência (Êx 16:4, 5; 22-30) significa que ele deve ser comprado fora das horas do sábado, e que a frequência a restaurantes comerciais nesse dia deve ser evitada.

Medicamentos. A compra de medicamentos durante o sábado é aceitável em situações emergenciais (cf. Lc 14:5), e imprópria quando a pessoa já os necessitava, e acabou postergando sua compra para esse dia.

Estágios e práticas escolares. O quarto mandamento do Decálogo (Êx 20:8-11) desabona a realização de atividades seculares no sábado, que gerem lucro ou benefício material. Envolvidos em tais atividades estão os programas de planejamento e preparo para a vida profissional, incluindo a frequência às aulas e a participação em estágios, simpósios, seminários e palestras de cunho profissional, concursos públicos e exames seletivos. Em caso de confinamento para a prestação de exames após o término do sábado, as horas desse dia devem ser gastas em atividades espirituais.

Escolha e exercício da profissão. A estrutura da sociedade em geral nem sempre favorece a observância do sábado, e acaba disponibilizando profissões e atividades que, embora sejam dignas, dificultam essa prática. Os adventistas do sétimo dia devem escolher e exercer profissões condizentes com a devida observância do sábado. Somos advertidos de que, se alguém, “por amor ao lucro, consente em que o negócio em que tem interesses seja atendido no sábado pelo sócio incrédulo, esse alguém é tão culpado quanto o incrédulo; e tem o dever de dissolver a sociedade, por mais que perca por assim proceder” (Evangelismo, p. 245).

Instituições de serviços básicos. A orientação de não fazer “nenhum trabalho” durante o sábado (Êx 20:10) indica que os observadores do sábado devem se abster de trabalhar nesse dia, mesmo em instituições seculares de serviços básicos. Instituições denominacionais que não podem fechar aos sábados (cf. Jo 5:17), incluindo os internatos adventistas, devem ser operadas nesse dia por um grupo reduzido e em forma de rodízio.

Atividades médicas e de saúde. Existem situações emergenciais que os profissionais da saúde devem atender, com base no princípio de que “é lícito curar no sábado” (Lc 14:3). Os hospitais adventistas necessitam dos préstimos de uma equipe médica, de enfermagem e de outros serviços básicos para o funcionamento nas horas do sábado. Mas os plantões rotineiros, tanto médicos quanto de enfermagem, em hospitais não adventistas, são impróprios para as horas do sábado. (Ver Ellen G. White Estate, “Conselhos de Ellen G. White Sobre o Trabalho aos Sábados em Instituições Médicas Adventistas e Não Adventistas”, em http://www.centrowhite.org.br.)

Projetos assistenciais. Cristo disse que “é licito, nos sábados, fazer o bem” (Mt 12:12). Isso significa que “toda atividade secular deve ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estão em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não devem ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus” (Beneficência Social, p. 77). Portanto, é lícito nas horas sagradas do sábado visitar enfermos, viúvas e órfãos, encarcerados e compartilhar uma refeição. Ações sociais que podem ser realizadas em outro dia não devem tomar as sagradas horas do sábado.

Atividades missionárias. O apóstolo Paulo usava o sábado para persuadir “tanto judeus como gregos” acerca do evangelho (At 18:4, 11; cf. 17:2), demonstrando a importância de se reservar um tempo especial nesse dia para atividades missionárias. Sempre que possível, os membros da família devem participar juntos dessas atividades, para desfrutar a socialização cristã e desenvolver o gosto pelo cumprimento da missão evangelística.

Como adventistas do sétimo dia, somos convidados a seguir o exemplo de Deus ao descansar no sétimo dia da semana da criação (Gn 2:2-3; Êx 20:8-11; 31:13-17; Hb 4:4-11), de modo que o sábado seja, para cada um de nós, um sinal exterior da graça de Deus e um canal de Suas incontáveis bênçãos.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 01:48 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 02:04 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 02:17 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 02:34 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 04:02 PM
RE: A real sobre o sábado - de Avraham - 02-03-2019, 05:31 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 03-03-2019, 08:19 PM
RE: A real sobre o sábado - de gRILO - 02-03-2019, 05:51 PM
RE: A real sobre o sábado - de Bilidequidi - 02-03-2019, 11:59 PM
RE: A real sobre o sábado - de Diamante - 03-03-2019, 01:03 AM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 03-03-2019, 06:28 PM
RE: A real sobre o sábado - de Lrszk - 03-03-2019, 02:28 AM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 06-04-2019, 10:55 AM
RE: A real sobre o sábado - de Digons - 03-03-2019, 04:35 PM
RE: A real sobre o sábado - de Ministro - 03-03-2019, 06:22 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 08-06-2019, 05:08 PM
RE: A real sobre o sábado - de Diamante - 03-03-2019, 06:57 PM
RE: A real sobre o sábado - de gRILO - 04-03-2019, 07:36 AM
RE: A real sobre o sábado - de Melancton - 05-03-2019, 12:55 PM
RE: A real sobre o sábado - de Avraham - 05-03-2019, 06:17 PM
RE: A real sobre o sábado - de VOLVO - 05-03-2019, 07:13 PM
RE: A real sobre o sábado - de Senna - 06-03-2019, 01:19 AM
RE: A real sobre o sábado - de Davi da Real - 26-03-2019, 08:54 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 06-04-2019, 11:47 AM
RE: A real sobre o sábado - de Davi da Real - 10-05-2019, 05:40 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 10-05-2019, 06:33 PM
RE: A real sobre o sábado - de Oxyden - 10-05-2019, 06:08 PM
RE: A real sobre o sábado - de New Adam - 15-05-2019, 12:13 AM
RE: A real sobre o sábado - de Baralho - 08-06-2019, 10:38 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 09-06-2019, 11:01 AM
RE: A real sobre o sábado - de MacalisteR - 19-06-2019, 11:37 AM
RE: A real sobre o sábado - de d3'' - 21-06-2019, 11:30 AM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 21-01-2020, 05:31 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 21-01-2020, 05:31 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 23-01-2020, 10:50 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 23-01-2020, 10:51 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 08-02-2020, 04:02 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 16-02-2020, 03:40 AM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 21-03-2020, 06:10 PM
RE: A real sobre o sábado - de Subsolo - 01-02-2021, 04:22 PM
RE: A real sobre o sábado - de Almirante - 28-04-2023, 10:47 PM
RE: A real sobre o sábado - de Jarbas - 29-01-2024, 04:55 AM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 03-08-2024, 09:46 AM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 06-08-2024, 02:03 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 04-08-2024, 06:49 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 06-08-2024, 02:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 05-08-2024, 10:46 AM
RE: A real sobre o sábado - de Bastardo - 05-08-2024, 10:19 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 07-08-2024, 06:42 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 07-08-2024, 07:52 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 05-08-2024, 07:38 PM
RE: A real sobre o sábado - de Bean - 06-08-2024, 02:41 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 06-08-2024, 06:19 PM
RE: A real sobre o sábado - de Matuto Paulista - 06-08-2024, 07:19 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 06-08-2024, 08:32 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 06-08-2024, 06:35 PM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 06-08-2024, 08:17 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 06-08-2024, 08:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Matuto Paulista - 06-08-2024, 10:23 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 07-08-2024, 09:26 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 07-08-2024, 11:01 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 07-08-2024, 11:09 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 07-08-2024, 06:48 PM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 10-08-2024, 10:16 AM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 10-08-2024, 11:46 AM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 10-08-2024, 08:53 PM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 11-08-2024, 09:48 PM
RE: A real sobre o sábado - de Libertador - 11-08-2024, 10:04 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 14-08-2024, 07:10 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 11-08-2024, 11:02 AM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 21-08-2024, 11:18 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 21-08-2024, 12:34 PM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 24-08-2024, 09:49 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 25-08-2024, 08:54 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 26-08-2024, 12:01 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 29-08-2024, 05:24 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 29-08-2024, 07:12 AM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 29-08-2024, 12:04 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 26-08-2024, 06:15 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 26-08-2024, 06:49 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 26-08-2024, 06:56 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 26-08-2024, 07:03 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 23-10-2024, 08:12 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 24-10-2024, 07:14 AM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 24-10-2024, 01:06 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 24-08-2024, 10:57 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 26-08-2024, 07:20 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 26-08-2024, 07:29 PM
RE: A real sobre o sábado - de Josey Wales - 27-08-2024, 02:28 PM
RE: A real sobre o sábado - de Minerim - 27-08-2024, 02:07 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 27-08-2024, 10:44 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 27-08-2024, 05:38 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 27-08-2024, 07:23 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 27-08-2024, 08:07 PM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 27-08-2024, 09:49 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 28-08-2024, 09:31 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 28-08-2024, 06:12 PM
RE: A real sobre o sábado - de Josey Wales - 29-08-2024, 10:58 AM
RE: A real sobre o sábado - de Josey Wales - 28-08-2024, 01:07 PM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 29-08-2024, 04:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 31-08-2024, 10:47 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 23-10-2024, 09:00 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 24-10-2024, 03:01 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 24-10-2024, 05:09 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 24-10-2024, 05:56 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 24-10-2024, 07:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 25-10-2024, 10:50 AM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 25-10-2024, 12:41 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)