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A real sobre o sábado
#4
Principais Questionamentos


Um trecho interessante e que algumas pessoas usam em uma discussão sobre o sábado é este abaixo:

Citação:Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Romanos 3:28

Com este trecho, alguns dizem que não precisamos guardar o sábado, afinal, a lei não salva, a lei é anulada pela fé, então o que salva é a fé e a graça de Jesus. Estão certos no último ponto, de fato a fé e a graça de Jesus que nos salva. E esse trecho é facilmente esclarecido quando lemos o contexto do versículo, lembrem-se, é muito importante ler o contexto para uma melhor compreensão, e logo abaixo encontramos este versículo que responde exatamente o questionamento acima:

Citação:Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Romanos 3:31

Olha que interessante, ao ler o contexto, vemos claramente que a lei é cumprida pela fé. E não anulada pela fé. Tem como o versículo ser mais claro do que isso?

Alguns alegam que estamos debaixo da graça e por isso a lei não tem mais efeito. Eu também tinha esta dúvida e por isso eu estudei ela a fundo na Bíblia para entender melhor o que a Bíblia quer dizer com isso. Será que a lei foi abolida? Os critérios mudaram? Como devemos viver agora?

Citação:Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:14

Agora sim, estamos debaixo da graça, e não da lei. Lendo só esse versículo dá a impressão que Paulo está dizendo que acabou, não precisa ficar mais embaixo da lei. E não precisamos mais nos preocupar em guardar nenhum mandamento. Então, podemos matar, transgredir o sábado, adulterar, que está tudo certo? Esse versículo é muito usado para questionar os 10 mandamentos e o sábado. Mas o mais interessante é que basta ler o contexto que o próprio versículo se esclarece, quer ver? Vamos ler os versículos seguintes.

Citação:E daí? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

Romanos 6:15

Opa! Paulo, mesmo já responde, podemos pecar voluntariamente agora que estamos debaixo da graça? De jeito nenhum. O fato de estarmos debaixo da graça não anula a lei.
O que ele quis dizer é que estamos debaixo da graça e não temos a lei como meio de salvação. A lei revela o pecado (Romanos 3:20), mas não é capaz de perdoá-lo nem de ajudar a vencê-lo.

Citação:Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

Romanos 6:17

Paulo, diz aqui que nos não estamos debaixo dos mandamentos de Deus, mas que estamos debaixo da condenação que os mandamentos apontam. Então, quando você aceita a Cristo a lei não passa mais a condenar você, saímos debaixo dela e vamos para debaixo da graça.

Uma comparação boa são as leis do país, quando você cumpre elas você não é preso. Agora no momento que você transgride uma lei e a polícia pega você, você está debaixo da lei e a condenação vem e você vai para a prisão, mas se você pagar a fiança, sai de baixo da lei e está debaixo da graça da justiça.

Então, o que Paulo diz é que a lei condena, e ela tem que fazer isso mesmo, uma vez que você aceita a Cristo e a graça dEle, você sai de baixo da condenação da lei e passa a estar debaixo da graça de Cristo. A lei não é abolida, ela permanece ali e você vai estar debaixo dela de novo no momento em que você cair, que você pecar.

Citação:Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor!
Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições, e o buscam de todo o coração;
não praticam iniqüidade, e andam nos seus caminhos.
Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Salmos 119:1-4

O salmista não guarda a lei de Deus para ser salvo, mas porque está salvo. Ele vive a lei por amar ao Senhor e ser grato por sua bondade. A vida de amor e gratidão a Deus se expressa por meio da honra ao Senhor e de uma vida conforme todas as suas leis e instruções.

Outros trechos que esclarecem isso:

Citação:De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:13,14

Citação:Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:20

Deus nos deu a lei para nos ajudar a reconhecer nossa condição pecaminosa diante dele.

Citação:Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:28-31

Se somos justificados pela fé sem as obras da lei, então anulamos a lei pela fé? De maneira nenhuma! A fé reafirma e cumpre as intenções morais da lei.

Citação:A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:7-11

Citação:E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12

Citação:A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8-10

Existe um equilíbrio delicado entre a observância literal da lei e seu cumprimento. Nem toda a observância da lei resulta em seu cumprimento; se for desprovida de amor, essa observância é ineficaz. Ao mesmo tempo, o amor não libera ninguém para a transgressão da lei. Por exemplo, o amor não pode ser usado como pretexto para se cometer imoralidade, furto ou homicídio. O decálogo (Êxodo 20:1-17) precisa ser observado tanto literalmente quanto em princípio.

Citação:Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; Hebreus 8:10

A experiência da nova aliança não existe separada da lei de Deus; encontra-se intimamente ligada a ela. Até no céu a lei de Deus continuará existindo. Se quiser comparar este assunto com outros versículos, vou colocar aqui os que separei relacionados a este tema da nova aliança:
Mateus 22:36-40; Romanos 13:8-10; 2Corintios 3:3,6; Jeremias 31:31-34; 1Corintios 11:25; Hebreus 9:15,20-22; Hebreus 10:11-18;

Citação:Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? [...]
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. [...]
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:14-26

O texto é autoexplicativo, fé sem obras é morta. Quem diz que ama a Deus demonstra isso pelas suas obras, seguindo os Seus mandamentos.

Outro trecho que costuma causar dúvida:

Citação:A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Lucas 16:16

Aqui fala de João Batista. Parece que o texto diz que a lei durou até João. Mas basta você ler o contexto paralelo de Mateus 11:13: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João."

A palavra duraram em algumas versões está entre colchetes porque no original grego não traz a palavra duraram. Está assim: "A lei e os profetas até João".

Aqui em Mateus a tradução é mais apropriada, porque diz que profetizaram até João, porque quando chega em João, é ele quem começa a profetizar, ele começa a profetizar Cristo.

Se esse trecho fosse interpretado como alguns pensam, então Apocalipse deveria ser rasgado e jogado fora, porque João no Apocalipse é um profeta e ele veio depois de João Batista. Então ali não está falando de abolição de lei coisa nenhuma. Aqui está dizendo que a lei e os profetas anunciam Cristo e quando João Batista chega é ele quem passa a anunciar Cristo.

Outro versículo bem interessante que causa dúvidas é este aqui:

Citação:Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.

Gálatas 4:10,11

Para entender melhor, é importante ler o contexto. Sempre quando se vai estudar a bíblia é importante ler o contexto do versículo. Os versos anteriores e posteriores para entender do que o autor está tratando aí.

Citação:Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

Gálatas 4:8-10

Agora sim. Que dia são esses? São dias do paganismo. Porque ele fala que eles serviam a outros deuses antes. E os cristãos da Galácia, antes de se converterem viviam na cultura pagã, e eles tinham festivais religiosos também, dias que usavam para fazer suas festas pagãs, de sacrifícios pagãos. E antes de se converterem eles participavam dessas festas, festivais e dias. E Paulo diz, esqueçam isso, isso não vale mais. Não voltem para isso. Não voltem para esses rudimentos fracos. Fiquem firmes na lei de Deus, no mandamento de Deus.

Citação:Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:16,17

Depois de tudo que estudamos até aqui, quer dizer que por causa desse único versículo o sábado deve ser então abolido? Será que Paulo quis dizer isso? Isso é conhecido como teologia de um verso só. Quando temos mais de 100 versos de vários trechos da bíblia que apontam para uma doutrina, mas o cristão prefere abandonar tudo e fazer uma doutrina baseado em um único versículo bíblico. E fora do contexto. Ignorando todos os outros muitos versículos que apontam juntos para uma direção contrária ao que ele deseja.

Nós não podemos criar todo uma teologia contra um mandamento de Deus ainda por cima, com base em um único verso. Nós temos que fazer uma pergunta, nesse versículo, em que contexto foi escrito? E Paulo guardava algum dia enquanto escreveu esse texto? Observava o sábado ou outro dia?

Se observarmos o livro de Atos 16:13, vemos que o próprio Paulo continuava guardando o sábado mesmo depois de décadas da morte de Jesus. Em Atos 17:2, fala isso também. Mesmo em território pagão ele guardava o sábado.

Analisando mais a fundo, vemos que a palavra sábado veio da palavra Shabat que significa descanso, cessar a sua obra. E em Israel não havia só o shabat semanal, tinha outros shabats que eram feriados, tinha a pascoa, pentecostes, festa dos tabernaculos, eram 7, sendo 3 que eram festas e outras 3 que eram sábados cerimoniais.

Veja que nos 10 mandamentos fala "o sábado", e mais, Deus fala "o meu sábado" ou "o sábado", é falado no singular.  E aqui é dito que essas festas ou esses dias eram sombra de uma coisa que viria, mas o sábado não é sombra de nada pois foi criado na origem e vai até a eternidade. O que era sombra então? Eram as cerimonias relacionadas com o santuário pois elas apenas apontavam para uma realidade maior que era Cristo.

Quando João Batista viu Jesus vindo para ser batizado ele disse, "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", Jesus era o cordeiro verdadeiro. Os cordeiros que eram mortos no santuário eram sombra, apontavam para Jesus, eram uma ilustração. Assim como as festas judaicas também eram sombras e eram chamadas de sábados.

O texto fica claro quando você lê assim: ninguém vos julgue por causa de comida, ou de bebida, ou de dia de festa, ou lua nova, ou sábados.

Os 10 mandamentos mencionam alguma comida? Os 10 mandamentos mencionam alguma festa? Bebida? Então que sábados são esses relacionados com comidas e com festas? São os sábados cerimoniais que os judeus praticavam.

O verso anterior a este fala assim:

Citação:Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Colossenses 2:14

Veja que no contexto podemos ver que ele começa falando desse espirito de divida que consistia de ordenanças. Os 10 mandamentos não falam de ordenanças, falam de leis, de mandamentos.

As ordenanças que foram cravadas na cruz, são as ordenanças do santuário que foram cumpridas por Cristo e assim invalidadas. Existe uma diferença bem clara aqui.

Lembra que quando Jesus morreu na cruz o véu do santuário foi rasgado de alto a baixo (Mateus 27:51). O que Deus quis dizer com isso foi que este santuário aqui na terra não vale mais, que daqui para frente o que vale é o santuário celestial. Esse texto tem haver com os sábados cerimoniais que prefiguravam a morte de Cristo.

Esclarecido esse ponto, vamos ao próximo, Jesus estava caminhando no sábado com seus discípulos quando passa por uma plantação, possivelmente de trigo, e ali eles colheram algumas espigas para matar a fome. (Marcos 2:23-28)

E os fariseus, aqueles que inventaram 600 regras em torno do sábado, viram a cena e disseram: "Os seus discípulos estão pecando ao colher no sábado".

Porém em Deuteronômio 23:25 é dito:

Citação:Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo.

Deuteronômio 23:25

Então, não era errado colher com a mão para matar a fome e isso era previsto na lei judaica, na lei de Deus. E foi isso que os discípulos fizeram.

Jesus disse, onde está o pecado em colher no sábado? Porque não havia pecado. Nas leis distorcidas dos fariseus era pecado, mas na lei bíblica, era permitido. Jesus não veio para revogar a lei, e sim para cumprir a lei, mas Ele veio para cumprir a lei correta, a lei de Deus, e não a lei exagerada e sem sentido dos fariseus.

Os evangelhos relatam sete curas realizadas em dia de sábado (Lucas 13:12, 15, 16). Alguns acham que isso aí é a transgressão do sábado. Mas onde está transgressão se Ele está libertando as pessoas do cativeiro do pecado. Sábado é o dia da libertação. É dia em que é permitido ir a hospitais visitar pessoas, ir doar sangue, ajudar pessoas que estão sofrendo. Isso combina perfeitamente bem com o sábado. Jesus esclarece esse ponto também dizendo que é licito fazer o bem aos sábados (Mateus 12:12).

Em João diz que pecado é transgressão da lei, se Jesus tivesse em algum momento transgredido o sábado ou quebrado algum mandamento, Ele seria um pecador, e sendo um pecador Ele não poderia ser o nosso Salvador. Para morrer em nosso lugar e nos redimir do pecado ele tinha que ser puro, sem mácula, sem pecado, isso é lógico, não é? Jesus em nenhum momento quebrou a lei de Deus ou pecou.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
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A real sobre o sábado - de Libertador - 02-03-2019, 01:48 PM
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RE: A real sobre o sábado - de Josey Wales - 29-08-2024, 10:58 AM
RE: A real sobre o sábado - de Josey Wales - 28-08-2024, 01:07 PM
RE: A real sobre o sábado - de padawan - 29-08-2024, 04:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Moisés - 31-08-2024, 10:47 AM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 23-10-2024, 09:00 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 24-10-2024, 03:01 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 24-10-2024, 05:09 PM
RE: A real sobre o sábado - de Luiz - 24-10-2024, 05:56 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wesley de Mileto - 24-10-2024, 07:21 PM
RE: A real sobre o sábado - de Wissen - 25-10-2024, 10:50 AM
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