14-12-2018, 11:08 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 14-12-2018, 11:10 AM por Stoicorum.)
(12-12-2018, 02:07 PM)Machado Annihilator Escreveu: Não achei nenhum tópico assim, então criei um.
Pesquisando sobre concursos descobri um bizu maneiro, pelo menos para quem é do RJ. Na UFRJ tem o curso de engenharia nuclear que é o único do Brasil, poucas pessoas formada por ano. Com essa engenharia você pode prestar concurso para ser primeiro tenente da marinha, e para quem tem superior em engenharia nuclear a concorrência é de 3 à 5 candidatos por vaga.
Há também os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, tanto na UNIRIO como na UFRJ, são cursos de horário matutino ou noturno e geralmente quando abrem as vagas nos concursos, a concorrência é baixíssima e os salários em média são de 3k pra cima.
Mas o Loki já passou a visão toda.
Já estudei para concursos, inclusive a minha graduação era focada na área (Administração Pública), mas hoje não tenho essa ambição de ser concursado, trabalho numa autarquia e vejo o quão limitado e enfadonho é a tarefa de parte dos concursados.
Atualmente não consigo ver essa "estabilidade" que muitos procuram como algo positivo, a maioria dos serviços são repetitivos, a não ser que você trabalhe em alguma área jurídica ou policial, ai são outros desafios, mas boa parte das vagas são destinadas a parte burocrática das coisas públicas e com salários não tão atraentes assim.
Penso que o tempo gasto pra estudar pra determinado concurso - com salários que te permitam VIVER em vez de SOBREVIVER - poderia ser empregado em cursos de especialização, idiomas, empreendedorismo, que te darão a possibilidade de trabalhar tanto aqui, como no exterior, mas aí é uma questão pessoal.
Abç