03-09-2018, 02:20 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-09-2018, 09:00 PM por macho central.)
Vamos para a prática.
Comprei WIZS3.
Na sexta tinha fechado acima de uma resistência 8.40. Eu entrei em 8.55.
Coloquei a relação risco retorno ali só para enfeitar.
Eu sigo a tendência, então vou sair se for stopado.
Vendo se fechar abaixo da linha inferior daquele canal. O preço de fechamento representa um consenso de mercado, entre compradores e vendedores. Por isso uso como referência.
Isso é nada mais nada menos do que trailing stop loss, porque o canal vai acompanhando as novas máximas e mínimas, este no caso, 10 períodos no gráfico diário. Ou seja, conforme a operação vai dando certo, o stop loss vai subindo.
Repare que no livro os Axiomas de Zurique, em um trecho fala sobre limitar as perdas. Frank Henry permitia 20%, Gerald Loeb 15%, e o próprio Max Gunther 10%. Eu não aceito mais que 10%. Essa operação tem um risco inicial de 13,22%.
Eu limitei em 2%, é com se eu dividisse meu capital em 7 e com uma parte entrasse. Foi uma diversificação, não sou muito fã também, o próprio Gunther critica isso, mas sei lá, quero ter capital para aproveitar outras oportunidades que estou vendo aqui.
E o que isso tem a ver com trailing stoploss?
Em uma parte do livro ele sugere ajustar sua margem de risco a cada nova máxima a partir do momento que a ação estiver com você. E alerta sobre não usar stop loss automático, eu também não sou muito fã.
A corretora executa tudo e fica com o spread, com sardinhas nem tanto, mas quando se tem um grande capital, isso é comum, papa stop.
Então uso manual também, e nessa operação o stop é trailing stop loss, e meu risco é aproximadamente 2% excluindo despesas com corretagens etc.
Tudo conforme o livro, mas de forma técnica, exceto a parte da diversificação.