05-07-2018, 07:37 PM
Vou partilhar um pouco do que aprendi então.
Como obter lucro na atividade?
- Primeiro: coloque no papel os custos mensais. Ex.: aluguel, média de "impostos" (aqui eu coloco tudo: FGTS, INSS, Imposto de MEI/Simples Nacional etc. não sou contador então coloco tudo aí fazendo o simples que funciona), salário de empregados, o que é retirado para sua casa (ex.: se você tem um supermercado você vai tirar a compra de lá, ou uma farmácia, você também vai consumir alguma coisa), conta de água, conta de luz, internet; enfim, tudo aquilo que você tem uma ideia de que é fixo.
- Segundo: qual o seu faturamento mensal.
- Terceiro: qual a sua margem de lucro média (ex.: 40%).
Agora vamos analisar o exemplo abaixo.
Uma empresa tem um custo mensal de R$ 25.000,00, e um faturamento médio de R$ 100.000,00.
Essa empresa tem uma margem de lucro de 40%, então, teoricamente, ela tem R$ 40.000,00 de lucro, os outros R$ 60.000,00 é o capital de giro, para comprar, novamente, os produtos. Desse lucro de R$ 40.000, subtrai-se o custo operacional de R$ 25.000,00, e, na teoria, sobrariam R$ 15.000,00 reais para o patrão.
15% é uma margem bem otimista, mas não tão distante da realidade. Esse é o grande desafio do empresário... se ele quer ficar com 1% de tudo, tem que fazer todo o resto caber dentro dos 99% do faturamento... se ele quer 10% de tudo, tem que fazer todo o resto caber dentro dos 90% do faturamento.
Crescer ou manter?
Aí beleza... você está com o seu lucro na mão e tem que decidir quanto desse dinheiro ficará com você e quanto voltará para a empresa. Afinal, ficar sempre com um capital de giro de 60 mil reais fará com você fique estagnado, e (teoricamente) não ofereça mais opções de produtos aos seus clientes. Enfim, você tem que pensar quanto do lucro você quer e quanto será reaplicado para fazer a empresa crescer. O fogo não sobe se você não colocar mais lenha.
É tão difícil assim empreender?
Primeiro, quero dizer que empreendedor para mim é a mesma coisa que empresário, embora muitos atrelem "empreender" com "inovar" ou algo parecido. Inovar é difícil. Administrar, nem tanto. Siga o básico: gaste menos do que arrecada; tenha controle; se quer vender mais barato, compre mais barato, não venda mais caro; não queira ser bonzinho com os fornecedores e acabar comprando de cada um, um pouco, compre de quem vende mais barato sem cerimônia; tenha um comércio organizado e limpo; tenha paciência com o cliente mas não queira que ele seja paciente com você (ex.: fazer o cliente ficar esperando igual um otário); os clientes são mais importantes que os fornecedores, atenda a eles primeiro; exposição do produto, pelo menos no ramo que eu trabalho, é muito importante; não venda coisas vencidas; e claro:
Venda barato o que todo mundo sabe o preço e ganhe um pouco mais no que as pessoas não olham o preço. Em supermercado é comum as pessoas olharem o preço do óleo, massa de tomate, macarrão, arroz, feijão, batata etc., mas quantos clientes sabem o preço de um brilho alumínio, dos papéis higiênicos, de um barra de chocolate, etc.? São tão poucos que nem adiante se preocupar com eles. É aí que você ganha mais de 50%, tranquilamente; enquanto que nos produtos com preço visível você joga uns 15% a 30%, no máximo.
Preciso saber ler gráficos de empreendimento, estatísticas de quantos ficam ricos, ou peidar na água para fazer bolinha?
Não, porque a maioria de nós começará com negócios pequenos, ninguém vai começar com uma mega corporação e o caramba. É claro que se você quer importar precisa saber o preço do dólar, mas isso é simples....
É notório que conhecimento é sempre algo bom, mas se você ficar muito preso nisso nunca vai começar... Para mim existem esses dois mitos: o do empresário ricão felizão com todos os problemas resolvidos e o do empresário super inteligente intelectual que só ficou rico graças ao conhecimento inicial. Uma coisa que eu consulto é a previsão do tempo... se eu ver que terão dias de chuva, já sei que venderei menos.
A malícia de tudo você aprende no processo. O que você aprender antes é pouco significante se você não saber conduzir na prática. Os livros são importantes, mas eles não vão ficar até tarde fazendo contas por você... eles não vão chegar cedo e abrir a porta do seu comércio... eles não vão continuar trabalhando quando todos já saíram... eles não vão te dar o dinheiro na mão quando você precisar.
Reitero, isso tudo que estou falando é minha opinião, fruto da minha experiência pessoal. Se querem empreender, juntem o dinheiro ou emprestem, se pergunte em que lugar você quer montar e o que vai montar ali, veja se "o que" e o "onde" se casam bem... pergunte-se se vai precisar de um empregado ou se pode segurar as pontas sozinho até a demanda aumentar... SEMPRE SE PERGUNTE SE VOCÊ PRECISA REALMENTE DAQUELE GASTO... Enfim. Faça o simples, que o simples funciona.
Resumindo:
-Obtenha o lucro (tarefa mais difícil).
-Saiba o que fazer com o lucro.
-Para ganhar, compre barato, em vez de vender caro.
-Você pode ler um monte de livro que ainda não estará pronto se não souber dançar conforme a música.
Isso aí é um pouco do que aprendi na prática. NOVAMENTE... CONCENTRE-SE EM COMO VOCÊ VAI OBTER O LUCRO. ISSO SIM É MAIS DIFÍCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA. Espero que tenham captado a mensagem... Tem coisas que você aprende na prática, que nunca aprenderá em um livro, essas coisas sim influenciam diretamente na sua chance de ser ou não ser bem-sucedido. Teoria é importante, sim; mas são menos determinantes.
Em tudo dai graças.