10-04-2018, 01:43 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 10-04-2018, 01:50 PM por Libertador.)
12° Grande Axioma: Do planejamento
"Planejamentos de longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério seus planos de longo prazo, nem os de quem quer se que seja."
Ele conta algumas histórias de pessoas que investiram na poupança e em previdência privada e se deram muito mal.
Um planejamento é uma ilusão de ordem para toda a vida. E com isso prendem-se demais ao plano, deitam raizes nele e acham que não precisam correr nenhum risco.
Ele fala mal da parábola da formiga e da cigarra e conclui: A formiga, na verdade, cria raízes e acaba com seu formigueiro fumigado ou arrasado por um trator. A cigarra, por viajar mais leve, altera o rumo do voo e sai da frente.
É ridiculo que apenas examinando as tendencias de hoje é possivel enxergar o mundo futuro. Nos próximos 10 anos, algumas tendências certamente desaparecerão ou virarão ao contrário. Ninguém é capaz de dizer quais. Tendencias completamente novas surgirão, aparecerão fatores com os quais a gente nem sonha hoje. Revoluções, guerras, falências, calamidades, quem saberá?
Pode ser que nem mesmo exista o dólar ou dinheiro físico no futuro. Ou quem te garante que poderá comprar com 1 real no futuro a mesma coisa que hoje?
Reaja aos fatos a medida que forem surgindo, no presente. Quando enxergar uma oportunidade, corra atrás. Quando ver o perigo, dê o fora. O seu plano deve ser solto, sem amarras. Sua preparação deve ser continuar estudando e aprendendo sobre os negócios que mais o atraem.
16° Axioma menor
"Fuja dos investimentos de longo prazo."
O dinheiro perdido em especulações de curto prazo é uma ninharia comparado às gigantescas somas perdidas pelos investidores de longo prazo. Porque eles fazem uma aposta, plantam-se nela e, se algo der errado, podem perder tudo. O especulador agirá de forma rápida, mantendo suas perdas em um patamar mínimo.
Apostar no amanhã já é um risco, mas apostar em um dia daqui 20 anos, é loucura total.
Cada investimento deve ser reavaliado, no mínimo, a cada 3 meses, tendo de se justificar novamente. Pergunte-se sempre: "Se esse investimento me fosse oferecido hoje, pela primeira vez, eu colocaria meu dinheiro nele? Está indo na posição que eu quero?"
Não quer dizer ficar pulando de galho em galho, só pela farra. Mas se as circunstâncias se modificaram depois do investimento, se surgiu algo mais promissor, pule fora.
Ele conta umas história e fala mal dos seguros, poupança, aposentadoria privada e rendimento passivo de longo prazo, e conclui: Quem sabe se o mundo não vai mudar de tal maneira que essas anuidades não valerão nada? Então, para que se prender a um esquema desse tipo?
Fim do resumo!
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.