11-02-2018, 02:35 AM
(11-02-2018, 12:53 AM)Academo Escreveu:(09-02-2018, 11:22 PM)Marcílio Escreveu: Tu acha que pra ser escritor de literatura tem que fazer Letras? Sou da area de Direito também, estou pensando em fazer uma nova graduação pra tentar virar escritor literário.
Absolutamente não. Eu inclusive escrevo há muitos anos (inclusive já ganhei prêmios nacionais) e estou lançando um livro agora. A graduação que faço é mais no intuito de lecionar mesmo, mas mesmo o bacharelado não é essencial. Com certeza ajudará a se organizar melhor no que tem que se saber para escrever e arrumar contatos, mas só.
Afinal, talento e imaginação não se aprendem nas faculdades mas podem ser modelados pelo esforço próprio. Na minha humilde opinião, as coisas mais importantes para escrever (sou da poesia) são:
* ter uma bagagem cultural monstra, ou seja LER MUITO; os grandes clássicos da literatura mundial são fundamentais para se desenvolver o imaginário literário e os clássicos da língua portuguesa, aqueles que todo mundo acha chato (Machado, Jose Alencar, Guimarães Rosa...), simplesmente obrigatórios.
* uma bagagem boa, não no mesmo nível da cultural mas quanto mais melhor, em filosofia e sociologia, Assim os seus textos terão mais substância e serão mais interessantes. Acredite, a filosofia geralmente é descartada mas é importante para o escritor não ser apenas mais um "metido a escrevinhador" e ter algo a dizer.
* escrever muito, mas muito mesmo. Tem coisas que só a prática nos leva a bons resultados e escrever é uma delas.
* se você já faz/possui os três acima mas ainda está inseguro com o que escreve então dá pra partir pra cursos bem específicos para a carreira literária, existem vários, pela internet até.
Se o confrade quiser, estou a disposição para ajudar no que for preciso.
Valeu. Eu vou escrever literatura mesmo, não é trabalho acadêmico não (a não ser pra mestrado ou doutorado).
Talvez eu escreva um livro de filosofia envolvendo os intelectuais brasileiros negligenciados pela mainstream acadêmica e faça um guia de iniciação. Mas de literatura, me servirei, porque existe certas coisas que são melhores ditas nesse campo do que num livro de sociologia.
Eu fiz a pergunta porque tem muitos poetas ou escritores (Alberto Mussa, por exemplo) que tem graduação em letras. Parece que tá virando obrigatório um literário passar nessa área. Só que não sei até que ponto isso virou regra e se tem realmente funcionado, uma vez que a literatura moderna é um verdadeiro lixo, com algumas poucas exceções.