Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vale a pena ser policial civil? é uma profissão muito arriscado?
(09-09-2017, 05:34 PM)electro Escreveu: Um amigo meu disse que quem ta cursando direito (1) pode fazer o concurso, isso procede? quem ta no meio do curso pode exercer a profissão ou só vai poder exercer depois de formado?

pra quem vai atuar em cidade grande o risco de morte é alto?  (2)

(1) Parcialmente errado. 
  • A maior parte das carreiras da polícia civil exigem apenas nível superior, reconhecido pelo MEC. É assim para os cargos de agente, escrivão e investigador. Logo, não é exigido curso de direito para estes cargos. 
  • O cargo de Delegado exige bacharelado em Direito, além de outros requisitos.
  • Quem está cursando nível superior pode sim fazer concurso público para concursos que exigem nível superior, não há nada que o impede de fazer a prova. Na maior parte dos casos, o diploma de nível superior será exigido no momento da posse. Geralmente, da aprovação até a posse decorre no mínimo 1 ano. Logo, se você está no meio do curso e foi chamado para tomar posse, se lascou, porque não vai ter como apresentar o diploma. 
  • Conselho: escolhe um Tecnólogo EAD de dois anos e faz, se você não tem nível superior. Se for seguir este conselho me mande uma MP que indico uma instituição fácil [tem que ser fácil, para você ter mais tempo para se dedicar ao concurso].

(2) Há vários fatores: efetivo policial, treinamento, criminalidade.
  • Ser policial civil no Rio de Janeiro é mais perigoso do que em Curitiba, por exemplo. 
  • Informação importante: a Polícia Civil é uma polícia judiciária. Falando de uma forma simples: a Polícia Civil realiza investigações para a apuração de crimes; é diferente da Polícia Militar, que atua diretamente na prevenção dos crimes. [A PC atua depois do crime acontecer, a PM antes] (na maior parte das vezes).
  • Sendo assim, quando vocês forem fazer alguma ação policial, terão ao menos conhecimento do que irão enfrentar. 
  • Risco de ser morto na atividade policial sempre existe; mas, até onde eu sei, morre muito mais "gente comum" do que policial, vítima de bandidos. 
Em tudo dai graças.

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Vale a pena ser policial civil? é uma profissão muito arriscado? - de Monarca - 09-09-2017, 05:46 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  A iniciativa privada vale a pena? Concurseiro 17 1,203 27-10-2024, 12:41 PM
Última Postagem: eremita_urbano
  [DÚVIDA] Renda extra que se transforma em profissão Concurseiro 15 2,107 12-01-2024, 06:54 PM
Última Postagem: Concurseiro
  [DEBATE] Vale a pena fazer Direito? Ethan Edwards 19 6,178 05-03-2023, 08:04 AM
Última Postagem: SapoCaco
  [DEBATE] Vale a pena se esforçar para passar no enem? LostBoy 20 7,840 12-01-2020, 01:26 PM
Última Postagem: SapoCaco
  metodo kumon para passar em concurso publico vale a pena?? sobrevivente 5 3,354 17-08-2019, 01:34 AM
Última Postagem: Bilidequidi

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitante(s)