09-09-2017, 05:46 PM
(09-09-2017, 05:34 PM)electro Escreveu: Um amigo meu disse que quem ta cursando direito (1) pode fazer o concurso, isso procede? quem ta no meio do curso pode exercer a profissão ou só vai poder exercer depois de formado?
pra quem vai atuar em cidade grande o risco de morte é alto? (2)
(1) Parcialmente errado.
- A maior parte das carreiras da polícia civil exigem apenas nível superior, reconhecido pelo MEC. É assim para os cargos de agente, escrivão e investigador. Logo, não é exigido curso de direito para estes cargos.
- O cargo de Delegado exige bacharelado em Direito, além de outros requisitos.
- Quem está cursando nível superior pode sim fazer concurso público para concursos que exigem nível superior, não há nada que o impede de fazer a prova. Na maior parte dos casos, o diploma de nível superior será exigido no momento da posse. Geralmente, da aprovação até a posse decorre no mínimo 1 ano. Logo, se você está no meio do curso e foi chamado para tomar posse, se lascou, porque não vai ter como apresentar o diploma.
- Conselho: escolhe um Tecnólogo EAD de dois anos e faz, se você não tem nível superior. Se for seguir este conselho me mande uma MP que indico uma instituição fácil [tem que ser fácil, para você ter mais tempo para se dedicar ao concurso].
(2) Há vários fatores: efetivo policial, treinamento, criminalidade.
- Ser policial civil no Rio de Janeiro é mais perigoso do que em Curitiba, por exemplo.
- Informação importante: a Polícia Civil é uma polícia judiciária. Falando de uma forma simples: a Polícia Civil realiza investigações para a apuração de crimes; é diferente da Polícia Militar, que atua diretamente na prevenção dos crimes. [A PC atua depois do crime acontecer, a PM antes] (na maior parte das vezes).
- Sendo assim, quando vocês forem fazer alguma ação policial, terão ao menos conhecimento do que irão enfrentar.
- Risco de ser morto na atividade policial sempre existe; mas, até onde eu sei, morre muito mais "gente comum" do que policial, vítima de bandidos.
Em tudo dai graças.