03-03-2016, 08:40 AM
Citação: Ora, na segunda descida, o escaler remou em direção ao cachalote; e quando a baleia recebeu o ferro que lhe atiraram, deu sua costumeira pancada, a qual sucedeu que, neste caso, acertasse justamente debaixo do banco de Semente-de-Maçã. O involuntário pavor do momento fê-lo saltar do bote, empunhando o remo; e de tal modo que, passando-lhe pelo peito parte da arpoeira solta, ele a carregou consigo por sobre o costado, de jeito a ficar preso nela quando afinal caiu na água. Nesse momento a baleia ferida começou desabalada carreira, esticando-se a linha rapidamente, e, de súbito, o pobre Semente-de-Maçã foi guindado espumejante para o poste da arpoeira, no bote, impiedosamente puxado pela corda, que havida dado várias voltas em torno de seu peito e pescoço.
Tashtego postava-se na proa, cheio do ardor da caçada. Detestava Semente-de-Maçã, pela covardia deste. Tirando a bainha a faca do bote, virou o gume para a arpoeira, e, voltando-se para Stubb, perguntou:
- Corto?
No ínterim, o rosto de Semente-de-Maçã, que a asfixia azulava, parecia pedir: Corte, pelo Amor de Deus!" Tudo se passou num átimo; tudo, tudo em menos de meio minuto.
- Com mil raios, corte! - rugiu Stubb; e assim a baleia foi perdida e Semente-de-Maçã foi salvo.
Citação:Logo que se recobrou, o pobre negrinho foi acossado com brados e maldições pela maruja. Permitindo calmamente que essas pragas irregulares se evaporassem, Stubb, de modo claro, metódico, mais ainda assim meio jocoso, maldisse Semente-de-Maçã oficialmente; e feito isso deu-lhe inoficialmente muitos conselhos salutares. Em substância, chamava-lhe a atenção para: "Nunca salte de um bote, Semente-de-Maçã, exceto..."mas o resto era vago, como o conselho mais razoável sempre o é. Ora, em geral Agarre-se ao bote é o verdadeiro lema na pesca da baleia; mas às vezes acontecem casos em que Salte do bote é ainda melhor. Além disso, como se percebesse por fim que, se desse conselhos indiluidamente conscienciosos a Semente-de-Maçã, estar-lhe-ia deixando margem ampla demais para saltar futuramente, Stubb de súbito abandonou todo o aconselhamento e concluiu uma ordem peremptória:
- Agarre-se ao bote Semente-de-Maçã, ou, por Deus, não o apanharei se você saltar; lembre-se disso. Não podemos darmos ao luxo de perder baleias por causa de gente da sua laia; uma baleia seria vendida por trinta vezes o seu valor, Semente-de-Maçã, no Alabama. Tenha isso em mente, e não salte mais.
Citação:Com isso talvez Stubb estivesse a dizer, indiretamente, que, embora o homem aprecie o seu semelhante, é também um animal que ganha dinheiro, inclinação esta que muito amiúde interfere em sua benevolência.
Perdemos uma preciosa baleia por causa de um maldito covarde cagalhão!
Aqui vimos como a covardia prejudicou todos os marujos que confiavam em Semente-de-Maçã. Ou seja, ser um covarde não é prejudicial somente a você. É prejudicial a sua família, pai e mãe, a sua namorada/esposa, a seus filhos, ao seus amigos, ao seus colegas de trabalho, em suma, a todo mundo. O mundo é essa bosta toda hoje em dia, porque a maioria das pessoas são covardes. E eu não estou falando de covarde no sentido de que você deve sair por ai procurando briga com todo mundo, para se tornar homem. Covarde no sentido de não fazer o que realmente precisa ser feito, em cada determinada situação, por não se preocupar com o que o efeito das sua falta de ação pode causar aos outros, já que pra você, naquele momento, é preferível se preservar, já que você está com preguiça de fazer ou algo assim.
Ter coragem para viver a vida requer ESFORÇO! Para você fazer o que precisa ser feito, e meter a real em si mesmo (Salve confrade Chanceler) é necessário agir, viver para além de sua própria bunda.
O dono da loja onde você trabalha, confia que você seja um vendedor esforçado. O seu chefe tetinha no escritório, confia que você seja um cara que cumpre prazos e faz trabalhos bem acabados. O seu professor espera que você se dedique na pesquisa que ele falou que você precisa fazer. A sua mãe e pai, esperam que você seja um sucesso em tudo que empreender, e não um vagabundo que só foge de responsabilidades e coloca a culpa nos outros. A sua namoradinha espera que você seja um homem firme que tenha atitude de tomar decisões que ela não conseguiria tomar corretamente sozinha. Seus amigos esperam que você seja um cara descolado, que tenha boas histórias de vida, por realmente viver o que fala, para poderem se espelhar em você. Deus quer que você viva para além de si mesmo, edificando a vida de todos que convivem com você, da melhor forma que você puder. Em suma, todos que realmente gostam de você, esperam que você seja um grande cara, para eles mesmos poderem ter alguma perspectiva na vida e melhorarem também como pessoa, pois todo mundo quer melhorar de vida. Você por exemplo, gosta de estar na companhia de fracassados medrosos?
Vejam que sua covardia em viver, e falta de esforço e disciplina pode causar prejuízos financeiros para outras pessoas.Acostume-se com essa verdade: a vida é um jogo de interesses. Se você não trás lucro a nada e a ninguém, principalmente no sentido financeiro, ninguém vai se importar com você.
Quando pensar em cagar e andar para alguma tarefa que precisa ser feita, pensa em toda essa gente que você vai estar decepcionando. Isso que eu só citei pessoas diretamente influenciadas em cada situação, imagina mais as indiretamente.
Veja bem paspalho, não estou querendo dizer que todos sonham e torcem com o seu sucesso. Isso seria uma completa mentira. Mas todos esperam que aquilo que você foi designado para fazer, seja feito da melhor maneira possível. Se você é do tipo de sujeito que diz que vive para si mesmo e que se foda o resto, tudo bem, todo mundo tem o direito de ser retardado. A vida vai te ensinar boas lições. Mas mesmo pensando assim, a melhor forma de viver é se empenhando nas coisas com esforço. Isso é um ato de amor consigo mesmo, primeiramente.
Mostra que você se leva a sério, e todos percebem e passam a respeitá-lo mais por isso. Mas só é possível cultivar essa característica com coragem, assumindo riscos. Agindo dessa forma, você não vai ter tempo de ficar sorrindo todo momento pra tudo e todos, pois precisa se concentrar. Sem isso, jamais se tornará um homem. Por isso pessoas demasiadamente sorridentes, e os "carpe diens" transmitem evidentemente que não se levam a sério. Não de forma correta pelo menos. Como respeitá-los assim? Veja que situação lamentável Semente-de-Maçã passou, simplesmente por ser um cagalhão que só gosta de festejar e curtir a vida e não se empenha em nada útil. E como veremos, sua situação vai piorar.
Citação:Mas estamos nas mãos dos deuses, Semente-de-Maçã saltou de novo. Deu-se isso em circunstâncias muito semelhantes às da primeira vez; mas desta feita não levou a linha no peito, e por isso, quando a baleia começou a correr, Semente-de-Maçã foi deixado para trás no mar, como se fosse a mala de um viajante apressado. Ai! Stubb manteve-se fiel à sua palavra. Era um belo e generoso dia azul; o mar lantejoulado, calmo e fresco, estendia-se plano em derredor, até alcançar o horizonte, como a chapa de ouro de um bate folhas, martelada até chegar ao máximo...Stubb voltou-lhe as costas inexoráveis; e a baleia parecia ter asas. Em três minutos, uma extensão de milha interpunha-se, num oceano sem praias, entre Semente-de-Maçã e Stubb. Do centro do mar, o pobre Semente-de-Maçã virava a cabeça crespa, encarapinhada, para o sol, outro náufrago solitário, embora o mais sublime e brilhante...Mas abandonara Stubb realmente o pobre negrinho a sua própria sorte? Não; não desejava isso pelo menos. Pois havia dois botes em sua esteira, e ele calculou, sem dúvida, que se aproximariam de Semente-de-Maçã muito rapidamente e o acolheriam; embora, na verdade, essa consideração para com remeiros postos em perigo por seu próprio medo nem sempre seja manisfestada pelos caçadores em semelhantes circunstancias, que ocorrem não raro; quase inevitavelmente na atividade baleeira, um individuo tido é marcado por aquela mesma detestação implacável, típica da Marinha de Guerra e do Exército.
Isso é o que lhe acontece quando você vive como um covarde. É abandonado a própria sorte. Ai não adianta chorar e dizer que o mundo é cruel e ninguém gosta de você, paspalho.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)