The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.3.33 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error

Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Jovens que desistem cedo demais
Tenho observado já há algum tempo na blogosfera uma espécie de comportamento que acho, no mínimo, preocupante.

Homens, jovens, que declaram abertamente que, apesar de muitos não terem nem seus vinte anos de idade, já desistiram da sociedade e de si mesmos. Segundo esse raciocínio, por serem pobres e “betas” eles não possuem a menor chance de terem um futuro melhor e que suas vidas se resumem ou a ficar em casa jogando vídeo games e comendo batatinha e cheetos ou partirem para o suicídio.

Sinceramente, quando leio uma coisa dessas é inevitável sentir um grande baixo astral, um sentimento negativo, mal estar depressivo.

Como é possível homens tão jovens desistirem de suas vidas e pensarem que ficar no quarto escondidos do mundo seus problemas irão se resolver? Acaso seus pais irão viver para sempre para sustentar uma vida tão medíocre?

Covardia não é estilo de vida. E é exatamente isso que esses jovens não compreendem. Na verdade são uns covardes. Viver não é fácil e viver num país com uma das piores desigualdades de renda do mundo é mais difícil ainda. Todos concordam com isso.

O Brasil possui uma sociedade e valores distorcidos. Sua aparência vale mais do que o que você realmente é. Por isso se vende tudo parcelado, até coisas simples como um tênis e televisão. Tudo para você poder ostentar.

Na minha adolescência, graças à Deus, não existia internet, então eu estava livre de comparar minha vida com o restante da sociedade. A comparação só se dava entre amigos e conhecidos, e se comparando com eles a minha vida era a mais humilde. Meu pai já era falecido e minha mãe cuidava de nós com muita dificuldade. Comprava uma calça jeans por ano, mas fazia questão de comprar a melhor, a Levi´s 505. Eu sabia que não era rico e que teria que lutar muito pra vencer na vida, e isso só me dava mais força. Não conhecia esses termos negativos de “beta” e que “beta só se fode”.

Isso não me impediu de quando chegasse a época de fazer faculdade, esse que vos fala, mal tinha o dinheiro para viajar e fazer o vestibular na cidade que escolhi para fazer uma Universidade Federal. Fui assim mesmo, porque, como já disse, minha mente não conhecia esses termos negativos e fracassados, de ”beta”. Passei e a providência divina me ajudou. Fiz e me formei na Federal no curso que sempre sonhei.

Esses jovens se sentem inferiores, como se seu sangue fosse contaminado com um determinismo do fracasso e da derrota. Eles precisam entender que o problema não é com eles, é com as finanças, porque num país tão desigual como o Brasil sua medida de valor perante a sociedade passa necessariamente pelo dinheiro, coisa que não acontece num país desenvolvido, onde a diferença de padrão de vida entre ricos e pobres não é tão grande como aqui. É preciso compreender isso e não se deixar contaminar com este pensamento distorcido de valores.

Caso esses jovens, como num passe de mágica, passassem por uma reviravolta em suas vidas financeiras, seriam automaticamente amados, queridos e cercados por inúmeros “amigos”. Ou seja, o que eles consideram uma vida de “alfas”, mas tudo moldado pelas circunstâncias.

Em todos os relatos que li sobre essa postura diante da vida, uma característica é a eterna comparação com os outros: sua medição de sucesso ou fracasso não é aquilo que estão conquistando ou evoluindo, mas o que beltrano ou cicrano possuem. Na maior parte das vezes, esses fulanos só possuem o mérito de terem nascido num berço mais favorecido financeiramente. Mas assim mesmo os “cabeças fracas” ficam se diminuindo.

Nossa vida é única e não pode ser construída usando outros como moldes. A satisfação de estar evoluindo, mesmo que a pequenos passos, faz bem pra auto estima e ajuda a sair desse estado depressivo.

Falta fé, gratidão e humildade desses jovens para aceitarem o que a vida lhes deu. Não importa de onde você saiu, o que importa é aonde você quer chegar e desistir cedo demais é um crime contra si próprio e uma derrota auto imposta. Tirem do homem sua fé e sua esperança e ele será um morto vivo.

Estes jovens conhecem a Real e volta e meia estão aqui, por isso lhes digo neste momento: levantem suas cabeças, não desistam, foquem em seus sonhos e com fé e esperança nada é impossível. Saiam desse espiral de negatividade que não vão lhes levar a lugar algum. Sua vida vale o mundo inteiro.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o

Mensagens neste Tópico
Jovens que desistem cedo demais - de Sagitario - 21-02-2016, 10:29 AM
RE: Jovens que desistem cedo demais - de Diamante - 21-02-2016, 12:16 PM
RE: Jovens que desistem cedo demais - de Bean - 21-02-2016, 04:04 PM
RE: Jovens que desistem cedo demais - de Roland - 21-02-2016, 05:11 PM
RE: Jovens que desistem cedo demais - de Aragons - 21-02-2016, 05:30 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Homens de 30+ anos. Dêem conselhos aos mais jovens. Merdingo 18 2,869 14-06-2025, 09:02 PM
Última Postagem: Ministro
  Matrix: "Deputada" afirma que o canal Don Sandro é "radical demais" Vincent 5 1,099 18-12-2024, 08:01 PM
Última Postagem: Luiz
  O QUE ESPECIALMENTE DEVEM OS JOVENS EVITAR (Por São João Bosco) Vital 0 333 17-04-2024, 05:26 PM
Última Postagem: Vital
  Não pegue atalhos, eles demoram demais Libertador 32 19,477 05-04-2023, 12:08 AM
Última Postagem: Libertador
  [REFLEXÃO] Jovens estudantes e a antecipação de sonhos. Vaqueiro 17 7,966 25-06-2018, 02:50 PM
Última Postagem: Vaqueiro

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)