06-06-2025, 11:27 AM
(05-06-2025, 08:21 PM)Spextro Escreveu:(05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu: Que coisas?
Existe muito ritualismo e sectarismo na igreja.
Por exemplo nao poder se casar salvo se o cônjuge morrer. Tudo bem sobre o sexo após o casamento vejo muita vantagem nisso, acredito realmente que para além do religioso, é algo que humanamente deveria ser buscado.
A questão do casamento ser um dos sacramentos da igreja, nao consigo engolir, nem todo mundo se casa efetivamente em suas almas pra falar que se casou na igreja.
Ou a questão de ganhar pontos pra nao ir pro purgatório (aliás o purgatório é um sistema que eu nao consigo engolir me parece muito forçado.)
Outras coisas que nao engulo:
1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu.
2- So poder receber a ostia quem fez comunhão.
3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim.
4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão.
5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores.
6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre.
7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia.
Tem outras coisas, mas nada disso é um peso que me impede de ter fé, tentar ser uma pessoa boa, só não me.envolvo com igreja, vou na missa assisto, sinto minha paz, reflito sobre Cristo e sua morte e vou pra casa.
Fim
As perguntas foram pro @Awaken, mas posso responder alguns pontos.
Os sacramentos da Igreja são sinais tangíveis de uma graça invisível dada por Deus. Cada sacramento foi dado em algum momento por Cristo mesmo e registrado nas escrituras. Quanto ao casamento, Cristo disse que o homem e a mulher se tornam uma só carne quando se casam, portanto, não pode haver mais divisão material até a morte da carne. Note que vc disse algo sobre casamento de "alma" e isso não está na visão cristã do mundo. Não se tornam uma só alma, e sim uma só carne.
De onde vc tirou a ideia de "pontos para não ir ao purgatório"?
1 - O bispo de Roma herda uma linhagem que remonta à Pedro, que foi escolhido por Deus para liderar a Igreja.
2 - Vc quer dizer crisma?
3 - Pedimos a intercessão de Maria pois ela é a mãe de Deus. Assim como na terra podemos pedir às pessoas que orem por nós, muito mais podemos pedir à quem está mais próximo de Deus, e quem mais próximo senão sua mãe?
4 - Além da Santíssima Virgem outras pessoas estão na presença de Deus e podem interceder por nós, por isso podemos pedir a elas também.
5 - Os pecados veniais são pequenas imperfeições do homem por conta da sua natureza decaída. O ideal é procurar deixá-los, mas não são graves a ponto de impedir a salvação.
6 - Quando Cristo curou os 10 leprosos, mandou primeiro que fossem aos sacerdotes para que eles confirmassem a cura. A confissão é análoga, o perdão é concedido por Deus, como a cura da lepra, mas a confirmação disso é feita tangivelmente pelo sacerdote.
7 - Cristo falou pra clamar de dia e de noite, e também a orar como o publicano.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."