06-01-2025, 08:42 AM
(03-01-2025, 04:46 PM)Texugo Real Escreveu: Quero reforçar aqui uma recomendação que fizeram (e também agradecer pela recomendação), que é do livro Aprendendo Inteligência, do Pierluigi Piazzi, e da palestra principal dele... eu acho que se digitar o nome dele no Youtube, é o primeiro vídeo, de mais de 1 hora.
O livro é excelente. Dos livros sobre aprendizagem, eu acho que esse e o Maestria são um dos mais fodas atualmente.
Mas os dois livros têm algumas diferenças.
Pra quem quer estudar coisas de escola, concurso, vestibular etc. com mais eficiência, eu acho que o livro do Pierluigi Piazzi é mais feito pra isso, mas serve pra outras coisas também, tipo coisas técnicas, práticas etc. e de literatura também.
Já o Maestria conta como "descobrir" a vocação, e se tornar cabuloso na área em que quer atuar. Tem um monte de história de cientistas, artistas, atletas, empresários, políticos, monges etc. e conta como foi o processo de aprendizagem deles.
Só que tem um detalhe: a maioria das pessoas analisadas são/eram celebridades, e já tinham mais pique pra fazer as coisas. O Benjamin Franklin, por exemplo, era de família pobre, e se tornou inventor e um dos políticos responsáveis pela independência dos Estados Unidos... pô, é óbvio que teve que ralar muito, mas já tinha uma personalidade mais diferenciada... eu não estou fazendo apologia à mediocridade, mas existe sim gente que nasce mais inteligente e com mais vontade do que os outros em determinadas áreas.
Dá pra desenvolver essas características, mas em alguns já é de nascença.
Além disso, não eram brasileiros, e não tinham problemas brasileiros de aprendizagem. E também, não tinham problemas com distração, celular, pornografia, videogame etc.
O Pierluigi Piazzi é mais feito pro brasileiro comum da nossa época, que quer estudar e aprender melhor, corrigir os defeitos de aprendizagem etc.
Eu acho que o Maestria tem um potencial de deixar as pessoas frustradas e iludidas se for mal lido ou se for só lido e não aplicar nada, enquanto o Aprendendo Inteligência é feito pra corrigir defeitos óbvios do nosso contexto.
É sério, parece retardo falar isso, mas pra saber alguma coisa, o cara tem que APRENDER essa coisa... não sei se é porque li o Maestria mais novo e mais imaturo, ou se falta isso no livro, mas o Aprendendo Inteligência parece corrigir esse defeito.
Eu comecei a anotar observações e coisas que eu tava estudando, e realmente funciona pra lembrar, parece até bruxaria. Tipo, eu queria memorizar nomes, eventos e números, e até anotar no ar com os dedos funciona pra lembrar melhor.
Super recomendado.
Tem outros de aprendizagem também que eu li nos últimos tempos:
Roth Memory Course
Como Desenvolver a Memória (Joyce. D. Brothers)
Aprendendo a Técnica dos Mapas Mentais (Tony Buzan)
A Criança na Família (Maria Montessori)... esse já é mais teórico.
Já li os dois e reafirmo que realmente o livro do Prof. Pier(Que Deus o tenha), é muito mais útil e relevante pra nossa realidade, sem comparações. O que esse homem fez pela educação do país é algo que deveria o colocar no patamar dos grandes educadores da história, ele sim deveria ser exemplo e patrono da educação e não aquela aberração marxista barbuda que formou uma legião de sequelados.
Livros como Maestria só servem pra você se impressionar com os feitos de homens com inteligência fora da curva, o contexto deles é diferente do nosso, quase impossível aplicar algo dali em nossas vidas.