03-10-2024, 04:59 PM
Citação:Essa lista disponibilizada pelo Minerim faz parte do processo para quem trabalha com finanças. Praticamente todas as profissões que exijam alto conhecimento técnico, o profissional passará por provas de proficiência e/ou conhecimento específico. Nota: Na minha antiga profissão de T.I, há diversas provas de certificação.
No Mercado Financeiro, várias dessas certificações exigirão conhecimentos matemáticos que serão resolvidos apenas com uma calculadora HP12c. Ou seja, não é apenas uma prova de "decorar e passar". Outro engano é acertar os 70%. Por mais que o candidato atinja os 70%, a autarquia responsável pela prova, irá avaliar como foi a resolução das respostas no geral. Exemplo: Caso o candidato tenha tido um bom desempenho nas outras matérias, e tenha sido abaixo da média nas questões de Matemática, ele será reprovado.
CFA: Com suas 140 questões é a certificação mais difícil do mercado. Uma prova paga em dólar e realizada em inglês. Com ela, o profissional pode trabalhar em qualquer país.
CFP: Encontra-se um degrau abaixo da CFA. O requisito para realização da prova é ter Curso Superior (reconhecido) e experiência comprovada de 5 anos na área.
Quero agradecer ao @Diamante e ao @Minerim por me responder. Conferi o material da prova do CFA: Finanças e noções de contabilidade e economia.
Eu realmente não sabia dessas certificações internacionais. O índice é de 41% a 54%(que tenham acertado 70% no mínimo), de pessoas com um nível razoável a alto.
Mas a minha dúvida é a seguinte, em termos práticos ($$$) dá resultado?
Por exemplo:
Vai lá, te prepara, paga a inscrição(que no caso da CFA é uma boa quantia), faz a prova e tira uma nota muito alta(algo entre 90%+). Consegue algum emprego nos EUA ou outro lugar bom com isso?
Ou é só para enfeite, ou para concorrer a um estágio de R$ 600,00 que não agregue porcaria nenhuma, sendo que no fim o que vai contar é "peixada"/"padrinho".