03-06-2024, 01:02 PM
(03-06-2024, 10:45 AM)Vincent Escreveu: Tópico bom.
Infelizmente, os carros novos estão sendo projetados para serem descartáveis e nem mesmo uma manutenção boa resolve.
Motores de 3 cilindros e correias banhadas a óleo vão destruir esses carros.
Mais uma vez, culpa do Estado.
As montadoras não tem tanto lucro quanto alguns podem imaginar. A Ford mesmo estava operando levando prejuízo por muitos anos, hoje importam de fora e lucram mais do que empregar bostileiro.
Trabalho para uma empresa do segmento automotivo, e sei o quanto as empresas sofrem com as cargas tributárias, multas ecológicas e ESPECIALMENTE as regras da Proconve. A Proconve define metas de emissão para os carros, e as montadoras precisam dar um jeito para isso. A resposta do mercado para atingir as exigências é entregar motores cada vez menores, de teconologia questionável e desempenho pífio.
Assim como após a crise do petroleo nos anos 70 lá nos EUA, que extinguiram os Muscle Cars, hoje o downsizing é tendência. Além disso, o comportamento do bonobo médio obriga as montadoras a pegarem seus modelos sedãs, colocar uma suspensão mais alta, e chamar isso de SUV (vide Nivus, Creta, Duster, etc). SUV era para ser um veículo utilitário, como Wrangler, Defender, Pajero, etc.
Resumo da ópera, por conta de regras de emissão e do gosto merdileiro por SUV (que na real não são SUVs por definição), veremos os bons carros sumirem, abrindo espaço para supercompactos e SUVs de 3 cilíndros que são "baratos" e não poluem.
Um homem com escolhas é um homem livre.