30-04-2024, 10:24 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-04-2024, 10:47 AM por Trglodita.)
(30-04-2024, 08:23 AM)Héracles Escreveu:
Dito isso, acreditar que alguma alteração significativa irá aparecer num horizonte próximo, penso eu que só seria possível em caso de uma grande guerra ou uma crise sem precedentes, onde a célula básica da sociedade humana volte a ser de fato NECESSÁRIOS. Enquanto mercado e estado suprimirem a necessidade das pessoas de ter famílias fortes, a degeneração moral dos relacionamentos - como alguns gostam de dizer - irá avançar a passos largos. É uma completa ilusão, ou melhor, utopia pensar algo diferente.
O pai de todas as abominações modernas é o Walfare state (matrix fiduciária), financiado por dinheiro criado do nada por meio de dívidas do tesouro nacional. O estado consegue colocar dinheiro onde não é necessário e produtivo, criando desregulações mercadológicas e subversões nas relações humanas, além de dar estímulos errados, como exemplo, a bolsa-auxílio para mães solteiras nos anos 80, o que fez explodir o número de mães solteiras nos EUA nessa época, principalmente em famílias negras. No seriado "Todo mundo odeia o Chris" isso fica bastante claro, tanto que na série ele era o único do bairro que tinha um pai dentro de casa.
As relações humanas sempre foram baseadas em interesse mútuo entre indivíduos e grupos deles, o estado subverteu a dinâmica desses interesses, dando estímulos perversos para quebra de contratos e comportamentos deletérios. Não sei até quando o estado conseguirá emitir dívida para impressão da moeda que financia tudo isso, mas sabemos que isso uma hora acabará, e acredito que estaremos vivos para ver acontecer.
Spoiler Revelar
