Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Vida após a Morte - Estudo Completo
(06-11-2023, 05:49 PM)Libertador Escreveu:
Spoiler Revelar
(02-11-2023, 06:19 PM)Vital Escreveu: Nosso Senhor ensinou, na parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, que, logo após da morte, as almas deles foram julgadas e mandadas imediatamente para o inferno de fogo eterno (Luc XVI, 19 - 31). Por isso, a Igreja sempre ensinou que as almas são julgadas logo após a morte no juízo particular, e mandadas ou para o céu, ou para o purgatório, ou ainda para o inferno.

No fim do mundo, haverá a ressurreição dos corpos e o juízo universal, ao fim do qual Cristo levará os bons em corpo e alma para o céu, e enviará os maus em corpo e alma para o inferno. (Veja o texto do Evangelho que diz isso: "Apartai-vos de Mim malditos para o fogo eterno etc.. (Mt 15, 41).

Isso foi sempre ensinado pela Igreja e está em todos os catecismos.

Infelizmente, algumas coisas que a Igreja Católica ensinam não tem fundamento bíblico. Para mim não importa o que uma igreja ou um pastor diz, e sim o que a Bíblia diz. Vital, você acha que estou errado em pensar assim? Tanto que quando eu ouço um pastor ensinando algo eu vou na Bíblia conferir se o que ele está ensinando é verdade ou não. Por isso no início do tópico eu explico que o objetivo desse tópico é mostrar o que a Bíblia fala sobre o assunto. Esse é o foco principal.

A Bíblia nos ensina o caminho para a salvação. É muito perigoso confiar que terceiros interpretem ela para a gente e nos digam o que é necessário para se salvar ou se perder. Todos eles dizem ter autoridade para interpretar a Bíblia, mas e se estiverem errados? Vai confiar sua salvação eterna na confiança que tem neles?

Todos os cristãos tem o dever e o privilégio de estudar as Escrituras por si mesmos. Deus concedeu inteligência, livre arbítrio e senso moral, e tenho certeza que Ele deseja que os homens pensem por si mesmos, não que permitam que a mente de outro homem pense por eles. E ao depender exclusivamente de terceiros para interpretar a Bíblia para nós, corremos o risco de sermos levados por tradições humanas ou interpretações errôneas.

Líderes religiosos e tradições, por melhores que sejam, são falíveis. Então, enquanto se respeita e valoriza a tradição e a autoridade eclesiástica, é vital que cada cristão busque um relacionamento pessoal com Deus através de um estudo diligente da Bíblia com muita oração pedindo orientação do Espirito Santo e Deus vai lhe revelar as verdades bíblicas. Afinal, é uma questão de salvação eterna. E devemos perguntar: em quem estamos depositando nossa confiança para a eternidade?

Esses pontos que você levantou Vital, ressurreição dos mortos, juízo final em vez de um juízo individual, inexistência de purgatório e inferno, eu esclareci com riqueza de referências bíblicas no tópico. Sugiro ler com calma e ir conferindo na Bíblia, vai esclarecer todos esses pontos e você vai se surpreender.

Nesse ponto da parábola, eu respondi no tópico de 2013 (A Real sobre a Vida após a Morte) exatamente nessa resposta AQUI.

Cuidado com a Sola Scriptura, porque senão termina nisso:

Outro exemplo de interpretação burra:

"Jacó amava Raquel e não Lia"
- Jacó era analfabeto. Yaoming

Agora vamos para um exemplo mais "refinado". Esses dias, o padre Reginaldo Manzotti (que é um tradismático, e os tradismáticos são evangélicos pentecostais infiltrados na Igreja Católica, e portanto, seguem + ou - a Sola Scriptura) negou a divindade do Nosso Senhor Cristo se baseando nos Evangelhos, negando que ele é Onisciente:

Citação:“Ele era Deus, mas não esqueça de uma coisa, mesmo sendo Deus, quando ele se encarnou no seio da Virgem Maria, Ele perdeu a Onisciência. Quando alguém perguntou: Jesus, quando será o fim do mundo? Compete ao Pai. Ele não sabia. As faculdades transcendentais como Deus, já não tinha mais. Ele era humano. Jesus cometeu erros. Por exemplo, ele disse que a semente de mostarda é a menor semente do mundo. Não é verdade.  Mas no mundo que Ele vivia, o que Ele conhecia, sendo homem, era a semente de mostarda. Não é que ele cometeu erros. Ele estava preso à sua cultura. Ele não sabia que existia outros países. Ele nunca foi para a Itália. Ele não conhecia outras civilizações. Ele não teve contato com o Egito. A linguagem de Jesus era uma linguagem judaica. Respondendo a tua pergunta: Ele era Deus, desde que nasceu... Mas Ele, São Paulo vai dizer: sendo Deus, abriu mão – ta lá em efésios – de toda a sua divindade, tornando-se homem em tudo” até no conhecimento, menos no pecado’. Então, ele abriu mão de saber o fim do mundo. Jesus nunca fez isso de prever futuro”.

Isso você não refuta lendo a Bíblia, mas através da interpretação tradicional da Santa Igreja:

Citação:"A frase não tem um sentido de valoração absoluta. Os judeus estimavam que o grão de mostarda era considerado como o termo ordinário de comparação com as coisas pequenas." (Profesores de Salamanca. Bíblia Comentada: Evangelios. Biblioteca de Autores Cristianos: Madrid, 1964, p.311).

O que para Manzotti é um "erro" de Cristo, para a Igreja nada mais é do que a Sabedoria Divina.

Por isso, só quem definiu o cânon bíblico que pode nos fornecer a verdadeira interpretação da Bíblia. E quem definiu o cânon bíblico, isto é, quem copilou os livros da Bíblia que você lê hoje? Portanto, a Sola Scriptura não se sustenta sem a Tradição Apostólica.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: A Vida após a Morte - Estudo Completo - de Vital - 06-11-2023, 07:13 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  A Real sobre a Vida Após a Morte! Guardião 9 4,390 02-11-2023, 10:12 AM
Última Postagem: Diamante
  Apocalipse - Estudo Completo Libertador 11 5,151 09-03-2022, 09:41 PM
Última Postagem: Shaft
  [REFLEXÃO] Veja o que deus diz sobre vida e morte!!! Exercito Soviético 10 3,927 03-11-2017, 10:00 AM
Última Postagem: Melancton

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)