27-08-2023, 01:22 PM
(27-08-2023, 01:14 PM)Ale Escreveu:(27-08-2023, 01:02 PM)Wesley de Mileto Escreveu: É obvio que sei que Platão que escreveu os livros, não Socrátes, mas foi uma forma de falar.Não mete essa, mano. Se leu a Suma Teológica (eu duvido muito que o tenha feito), não entendeu nada de nada. Esse autores que você diz ter lido ("li Socrates" kkkkkk), são infinitamente mais complexos do que você pode imaginar. Pra entender St Tomas, você teria que ter um conhecimento considerável da obra de Aristóteles, coisa que não é possivel com menos de 5 anos de esforço. Então, meu amiguinho, se coloque no seu lugar de ignorante (também estou nesse lugar), e pare de dar palpite em um tema que está muito acima da sua compreensão: o cristianismo. No outro tópico você disse que crer em "forças espirituais" configura uma "limitação" para o ser humano. Você não imagina o quão mais limitante é um atributo que você demonstrou ter: a prepotência atrelada a ignorância.
Agora sobre a questão do cristianismo, eu sempre tive uma certa desconfiança em relação aos dogmas da igreja. Fui criado em familia católica, e tenho até mesmo a Crisma. Já estudei as escrituras, e estudei até mesmo os filósofos cristãos. Li a suma teológica de Tomas de aquino no ano passado. Então eu não sou nenhum ignorante acerca da doutrina Cristã.
Eu já me esforcei muito para crer em Deus (como já disse anteriormente, estudei a fundo a doutrina e a biblia), mas infelizmente não obtive sucesso. Sou questionador demais para crer em divindades. Eu vejo esse deus cristão como a manifestação dos valores do povo que o criou, é um deus que mais se parece com um humano. Fora a questão que a biblia é um livro muito controverso, existem diversas questões mal resolvidas, como é o exemplo da doutrina da trindade, que uns defendem como veridica e outros discordam. Ainda há diversos livros que se perderam, outros que foram adicionados, e as diversas traduções que existem da mesma.
Fui superficial em expor meus argumentos, mas é um mero resumo do que acredito.
Mandou a estudopill.
" Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."