19-07-2023, 10:51 AM
(18-07-2023, 10:33 PM)candango Escreveu: Confesso que não me lembro de ler nenhum livro completo de Machado de Assis, mas a resenha e as reflexões dos confra me deu um novo ânimo.
Apesar de acreditar que a leitura de Assis é um pouco difícil por conta da forma de escrita de antigamente, vou tentar ler o conto inteiro e tentar trazer alguma consideração.
Mais do que isso, acho que a imensa maioria tem reservas quanto ao Machado (e outros escritores) principalmente porque geralmente o primeiro contato com esse tipo de literatura é de uma forma OBRIGATÓRIA durante a escola.
Aí o bobolescente médio, que por si só já é um ser preguiçoso, fica obrigado a ler "Memórias Póstumas" ou "Dom Casmurro" de forma compulsória e acaba criando asco pela literatura.
Outro ponto crítico nisso é o analfabetismo funcional que aflige nossa sociedade. Os textos por si só já são densos, imagina pro jovem de 14/15 anos que tem um vocabulário pífio e que não consegue interpretar uma tirinha da Mafalda, Garfield, Calvin e Hobbes ou do Haggar.