Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Autenticidade existe ou é tudo construção social?
Salve realistas,

Não é de hoje que eu venho tendo uma verdadeira crise de identidade.

Vou completar 26 anos este ano, e percebi que muitas ideias que eu tinha na cabeça não faziam sentido nenhum, considerando minha realidade e o meu estilo de vida.

Notei que eu fazia muita coisa só porque outras pessoas me induziam a fazer; usava roupas, acessórios, estilo de cabelo e drogas para ser aceito dentro de uma bolha social, ganhando score dentro do meio.

Cheguei à conclusão que, por exemplo, nem de fumar maconha eu gostava, e fiz essa porra por mais de 10 anos. Eu só estava fazendo isso porque era um cara sem personalidade, e precisava de algum subterfúgio para preencher esse vazio de substância, de "molho", e assim parecer mais underground, sei lá, mais misterioso, mais desprendido, e acabei só perdendo neurônios, oportunidades, respeito da família e manchei minha imagem, com pessoas que, analisando agora, eu me importava, e achava que não.

É claro que me gerava um bem-estar momentâneo, fumava muito sozinho, mas acho que deu pra entender a ideia. Não se trata disso, e sim entender o porquê de eu começar a fumar. Não foi por causa de estresse, esse tipo de uso contínuo veio depois.

Não bastasse essa crise que já venho tendo há alguns meses (não confundam aqui crise com depressão, eu vivo normalmente, faço meus treinos, trabalho, tento manter a dieta o melhor possível e também tento transar de vez em quando), soltam um episódio muito bom de Linhas Cruzadas, programa da TV Cultura, que alguns de vocês aqui devem conhecer. Inclusive a Thaís Oyama voltou neste episódio, e ela tem MUITA química intelectiva com o Pondé. O programa estava meio caído, com outra apresentadora que, sem querer desprestigiar, não era tão boa quanto.

Enfim, o título do episódio é "A Era da Autenticidade", e fazendo uma sinopse, fala exatamente disso que eu estava pensando, que a maioria das pessoas aderem estilos de vida vendidos pela mídia, influenciadores e redes sociais. Parece que ninguém mais têm aquele tesão de fazer o que faz, gira tudo em torno daquilo que vai ser valorado pela bolha social em que se está inserido.

Mas sem isso, o que sobra?

Essa parte que é foda. Se olhar no espelho e se perguntar: quem sou eu? O que eu realmente gosto de fazer? Eu tenho uma personalidade própria ou sou um boneco de lego montado à base de peças pré-definidas pelas pessoas ao meu redor?

Sei que o tópico ficou meio vago, abstrato, mas é bem reflexivo mesmo.

Dissertem sobre! E se puderem, assistam o programa. Muito bom, apesar de ser longo.
Responda-o
Meu filho tem 7 anos , e eu ensinei 3 perguntas a ele para se situar

Quem sou eu ?

Onde estou?

O que eu estou fazendo ? (Talvez agora ele não entenda o sentindo , mas com certeza irá se situar bem mais rápido que a maioria da sua idade)

Parece que não mas nossas ações são mais subconscientes do que conscientes, e para enxergar isso é difícil imagina na cabeça de outrem. Enfim , é um caminho bem longo , bem vindo a bordo.

Isso que tu tais percebendo eu vim perceber bem mais tarde , quase 30 , sem uma ruptura, trauma, etc , o ser humano acha que é o senhor das suas ações…
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
Spoiler Revelar
(06-03-2026, 01:49 PM)Crispim Soares Escreveu: Salve realistas,

Não é de hoje que eu venho tendo uma verdadeira crise de identidade.

Vou completar 26 anos este ano, e percebi que muitas ideias que eu tinha na cabeça não faziam sentido nenhum, considerando minha realidade e o meu estilo de vida.

Notei que eu fazia muita coisa só porque outras pessoas me induziam a fazer; usava roupas, acessórios, estilo de cabelo e drogas para ser aceito dentro de uma bolha social, ganhando score dentro do meio.

Cheguei à conclusão que, por exemplo, nem de fumar maconha eu gostava, e fiz essa porra por mais de 10 anos. Eu só estava fazendo isso porque era um cara sem personalidade, e precisava de algum subterfúgio para preencher esse vazio de substância, de "molho", e assim parecer mais underground, sei lá, mais misterioso, mais desprendido, e acabei só perdendo neurônios, oportunidades, respeito da família e manchei minha imagem, com pessoas que, analisando agora, eu me importava, e achava que não.

É claro que me gerava um bem-estar momentâneo, fumava muito sozinho, mas acho que deu pra entender a ideia. Não se trata disso, e sim entender o porquê de eu começar a fumar. Não foi por causa de estresse, esse tipo de uso contínuo veio depois.

Não bastasse essa crise que já venho tendo há alguns meses (não confundam aqui crise com depressão, eu vivo normalmente, faço meus treinos, trabalho, tento manter a dieta o melhor possível e também tento transar de vez em quando), soltam um episódio muito bom de Linhas Cruzadas, programa da TV Cultura, que alguns de vocês aqui devem conhecer. Inclusive a Thaís Oyama voltou neste episódio, e ela tem MUITA química intelectiva com o Pondé. O programa estava meio caído, com outra apresentadora que, sem querer desprestigiar, não era tão boa quanto.

Enfim, o título do episódio é "A Era da Autenticidade", e fazendo uma sinopse, fala exatamente disso que eu estava pensando, que a maioria das pessoas aderem estilos de vida vendidos pela mídia, influenciadores e redes sociais. Parece que ninguém mais têm aquele tesão de fazer o que faz, gira tudo em torno daquilo que vai ser valorado pela bolha social em que se está inserido.

Mas sem isso, o que sobra?

Essa parte que é foda. Se olhar no espelho e se perguntar: quem sou eu? O que eu realmente gosto de fazer? Eu tenho uma personalidade própria ou sou um boneco de lego montado à base de peças pré-definidas pelas pessoas ao meu redor?

Sei que o tópico ficou meio vago, abstrato, mas é bem reflexivo mesmo.

Dissertem sobre! E se puderem, assistam o programa. Muito bom, apesar de ser longo.

1. Procure um psicólogo. Você está precisando e não é em um fórum que você vai encontrar. 
2. Se tudo é construção social, o conceito de que tudo é uma construção social também é uma construção social, logo, essa afirmação não pode ser objetiva.
3. No resto, você está parcialmente certo. Muita gente monta a própria vida para caber em algum grupo. Isso é comum, sobretudo no começo da vida: imitamos os pais, amigos, referências e ambientes que admiramos. O problema começa quando a pessoa percebe isso e continua vivendo como personagem, afogada num figurino que a própria bolha valida.
Spoiler Revelar
e papo 10? nem é por maldade, às vezes a pessoa não sabe pra onde ir.
4. Você só vai parar pra entender as coisas de verdade quando passar a refletir quem é você sem os olhos dos outros, quem é tu sem plateia?
Muita gente descobre coisas que não gostaria nesse meio, até mesmo que fazem coisas ruins e achando que isso vai lhes fazer bem, afloram. Mas esse NÃO É O CAMINHO CERTO!
Os antigos já faziam isso, eles tem um bom caminho, na verdade, antes mesmo da história ser dividida eles já tinham grandes respostas.

E por incrível que pareça, pra chegar a essa conclusão sobre sua própria existência e lugar no mundo, você não precisa de grandes filósofos ou sociólogos pra te responder, basta começar com a seguinte pergunta. Porque algo ao invés de nada? Não adianta você falar de identidade sem metafísica básica, você nunca vai conseguir sair das relações meramente materiais se para você tudo se limita ao que você vê e pode tocar e não tem nada fora do tempo e do espaço na existência.

Você tem um caminho, primeiro você entende a existência, depois a forma (aquilo que você é) e depois a identidade (o ente). 

Boa sorte.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Cara, acho que toda pessoa minimamente consciente já teve esse questionamento alguma vez na vida. É uma questão complicada.
Do ponto de vista social, não podemos atingir uma atenticidade total, visto que somos constamente influênciados pelo mundo a nossa volta, como diz Nietzsche, "há vários ventos que guiam nossas vidas". Então autenticidade plena não existe, visto que vivemos em sociedade e naturalmente imitamos uns aos outros. Se você olhar do ponto de vista ontológico, ai talvez sim exista, já que cada um é um ser único, com uma história única.
Para mim, um individuo autêntico é simplesmente aquele que vive de maneira independente, e até mesmo meio indiferente, o que não significa que ele não vá fazer coisas que os outros façam, porém ele fará tais coisas porque foi coagido, ou por pressão social. É um individuo livre, e responsável pelas próprias escolhas e extremamente sincero consigo mesmo e com os outros.
Um personagem que representa bem essa ideia é o Mersault, o protagonista do livro O estrageiro, do Camus. Ele vive uma vida bem sincera, indiferente, e até mesmo livre, e em nenhum momento parece demonstrar importar-se com o que a sociedade espera dele.
Enfim, são muitas conjecturas, no fim, viva sem querer agradar os outros porque ninguém se importa
Torna-te quem tu és 
Responda-o
LABUBU PISTACHE MORANGO DO AMOR BOOBIE GOODS SERTANEJO BBB

no fim das contas, 99% da população é manada rumo ao abatedouro e "acha" que tem alguma individualidade mas só propaga o que o influenciador x (que também não é original) propagou
Responda-o
Começa a dar o cu também confrade
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
Não queria te dizer isso, mas nós aqui no fórum não somos reais, somos todos frutos da sua imaginação. E você agora está em um quarto do Instituto Philippe Pinel e não na sua casa.  Smile
Responda-o
Nah, não sejam duros com o rapaz, acho que a mente dele só tá pirando.

Amigo, o seguinte.
Você é o que você consome, basicamente, com comida, com mulheres e com conteúdo.
Se você passa o seu dia martelando sua cabeça pensando besteira, alimentando sua mente com desastre, traição, esses conteúdos redpill que só te mostram o lado ruim das mulheres, os jornais que só falam de tragédia e violência, você vai ficando cada vez mais e mais pra baixo e essas coisas começam a surgir na sua cabeça também.

Cara, sincerão? Consome conteúdo bom, tenta ver homens heroicos, pessoas boas, homens e mulheres agindo na sociedade, se inspire em boas pessoas e leia bons escritores.
Eu não te conheço, eu não sou psicólogo e não estou tentando te dar aqui um diagnóstico, mas eu estou SUPONDO que pelo teu pensar nessas coisas, só pode ser por causa de um momento bem estranho de reflexão gerado por alguma coisa que te botou pra baixo.

Procure sempre o que há de mais elevado, o que há de mais completo, mais perfeito.
Assim como seu corpo precisa parar de comer junkfood, sua alma (a partir dos seus sentidos) também precisa parar de se alimentar de coisas ruins.

Responda-o
Concordo com o @Awaken
Inclusive essa é uma sabedoria muito antiga, os gregos ja diziam que o homem precisa rodear-se de coisas boas e belas, pois estas são salutares ao homem. E eles buscavam a beleza na literatura, na poesia, nos exercícios físicos, na arquitetura. Dostoievski vai além, e diz que a beleza salvará o mundo, por isso nosso mundo hoje está perdido, porque é demasiadamente feio, porém podemos cultuar a beleza dentro de nós, em nossas vidas.
Torna-te quem tu és 
Responda-o
(06-03-2026, 02:21 PM)Awaken Escreveu: Procure um psicólogo. Você está precisando e não é em um fórum que você vai encontrar. 

(...)

...papo 10? nem é por maldade, às vezes a pessoa não sabe pra onde ir.

(...)

Você só vai parar pra entender as coisas de verdade quando passar a refletir quem é você sem os olhos dos outros, quem é tu sem plateia?
Muita gente descobre coisas que não gostaria nesse meio, até mesmo que fazem coisas ruins e achando que isso vai lhes fazer bem, afloram. Mas esse NÃO É O CAMINHO CERTO!

Li sua resposta três vezes, e vi que você entendeu minha situação, ou pelo menos chegou bem perto.

Dei bastante risada com as outras respostas, principalmente a do @candango GargalhadaGargalhada tem que rir mesmo. Pior que eu acho que tem muito queima-rosca por aí que dá o pôpô por crise de identidade mesmo. Enfim...

Ponto n.º 1: procurar um psicólogo. 

Acho que não vou encontrar nada lá, até porque sei os métodos que vão ser utilizados. Não estou a fim de ficar viajando em mim mesmo através de métodos de psicanálise de Freud, ou Jung, Pavlov... tudo vai terminar na minha família, nos meus pais, e nas minhas frustrações ao longo da vida, coisa que eu já refleti bastante.

Ponto n.º 2: "...papo 10? nem é por maldade, às vezes a pessoa não sabe pra onde ir"

Aqui você acertou na mosca.

Cara, sinceramente... cheguei à conclusão que eu fiz o que fiz, passei pelos lugares que passei, me relacionei com as pessoas que me relacionei simplesmente por não ter encontrado nenhuma outra coisa que fizesse sentido ou que me gerou motivação para fazê-la.

Já tinha metido o shape que eu queria e não foi uma explosão de felicidade como eu achei que seria. Até me ajudou com garotas, ganhei confiança, mas parece que eu achava que eu ia zerar a vida se alcançasse isso. Não que eu tenha desistido, é algo que eu me esforço para manter diariamente.

Consegui uma certa estabilidade financeira, saí para lugares que não tinha acesso, comprei roupas, moto, depois carro, relógio, notebook (parece besteira, mas eu tinha o sonho de ter um notebook bom), celular etc., e porra nenhuma me satisfez.

Tentei começar a frequentar igrejas, passei por quatro, e foi uma frustração enorme ver que o lugar onde se deveria conservar a palavra de Deus e seus mandamentos ser na verdade um antro de hipocrisia, de vagabundas arrependidas e de caras frustrados que parecem buscar ali um alento já que não conseguiram jogar o game lá fora. Eu acho que na igreja deveriam ter os caras mais FODAS, com mais TESTOSTERONA, e é um bando de sojado MANGINA comedor de pizza, que quando conseguem arranjar uma "mulher crente" nitidamente ficam totalmente submissos, num relacionamento em que quem dita as regras e manda é a mulher, COMO PODE ISSO? Estou errado de pensar assim?

Ponto n.º 3: "Você só vai parar pra entender as coisas de verdade quando passar a refletir quem é você sem os olhos dos outros, quem é tu sem plateia? Muita gente descobre coisas que não gostaria nesse meio, até mesmo que fazem coisas ruins e achando que isso vai lhes fazer bem, afloram. Mas esse NÃO É O CAMINHO CERTO!"

Foi exatamente isso que aconteceu. Comecei a olhar pra dentro e só vi porcaria.

Sou um cara extremamente egocêntrico, narcisista, antipático, hedonista e viciado em drogas, redes sociais e ambientes extremamente tóxicos (perdão pelo uso dessa palavra que conseguiram estragar).

Talvez eu não consiga uma mulher e amigos bons porque eu só consigo enxergar coisa ruim no ser humano. No primeiro sinal de podridão, eu já começo a tratar a pessoa como tal, como uma coisa podre.

Mas como o @Trglodita falou, a ponte já foi queimada. Vou fazer o quê? Entrar em uma caça à honradinha prometida, ou à caça dos guerreiros sigma bastiões da moralidade?

Continuo vivendo, tentando dar meu máximo, ajudando quem eu sinto que merece ajuda e tentando recuperar vínculos familiares que estraguei ao longo do caminho.
Responda-o
(06-03-2026, 10:02 PM)Awaken Escreveu: Nah, não sejam duros com o rapaz, acho que a mente dele só tá pirando.

Amigo, o seguinte.
Você é o que você consome, basicamente, com comida, com mulheres e com conteúdo.
Se você passa o seu dia martelando sua cabeça pensando besteira, alimentando sua mente com desastre, traição, esses conteúdos redpill que só te mostram o lado ruim das mulheres, os jornais que só falam de tragédia e violência, você vai ficando cada vez mais e mais pra baixo e essas coisas começam a surgir na sua cabeça também.

Cara, sincerão? Consome conteúdo bom, tenta ver homens heroicos, pessoas boas, homens e mulheres agindo na sociedade, se inspire em boas pessoas e leia bons escritores.
Eu não te conheço, eu não sou psicólogo e não estou tentando te dar aqui um diagnóstico, mas eu estou SUPONDO que pelo teu pensar nessas coisas, só pode ser por causa de um momento bem estranho de reflexão gerado por alguma coisa que te botou pra baixo.

Procure sempre o que há de mais elevado, o que há de mais completo, mais perfeito.
Assim como seu corpo precisa parar de comer junkfood, sua alma (a partir dos seus sentidos) também precisa parar de se alimentar de coisas ruins.

Me ajudou muito confrade... escrevendo a resposta, pensei em muita coisa. Lê e tu vai reparar.

Vou até ficar um tempo sem abrir o fórum pra não me intoxicar com outras respostas, vou refletir bastante.

Obrigado a quem respondeu aí, até quem tirou uma onda, sempre fui um cara da mula e acho que rir da situação é um dos melhores remédios kkkkk

Tu foi melhor que psicólogo hein... Plaiter Pontes é você? GargalhadaGargalhadaGargalhadaha
Responda-o
@Crispim Soares

Spoiler Revelar
Sou um cara extremamente egocêntrico, narcisista, antipático, hedonista e viciado em drogas, redes sociais e ambientes extremamente tóxicos (perdão pelo uso dessa palavra que conseguiram estragar).

Mais um motivo pra você procurar se desintoxicar.

Pra todos os erros que você confessou ter, tem uma virtude a se praticar que combatem isso.

A começar de todos eles a humildade, reconhecer, e espero que isso aqui seja um reconhecimento e não apenas uma confissão, e propósito. A humildade já combate seu egocentrismo, porque você já não olha apenas pra você, e de quebra teu narcisismo já vai de ralo também.
Pra sua antipatia, experimente a caridade, ser amável com os outros, e eu não tô falando de mostrar os dentes não... procura conversar, dar bom dia, falar sobre futebol, sei lá... tem que ser bom em papo furado.

Pro hedonismo é castidade kkkkkkkk e eu não tô falando só de sexo.
E pro teu vício em drogas é: TRATAMENTO, junto de sobriedade e fortaleza.

Em tudo tu tem que ser TEMPERADO, teu hedonismo não vai acabar NUNCA se as coisas da tua vida ficarem sempre pra depois, você se comportar sempre deixando tua cama desarrumada, teu quarto bagunçado, comendo que nem um esfomeado, não sabendo onde parar quando come, quando bebe, não tendo horário pra comer, pra dormir, pra fazer exercícios.

Você não precisa de disposição, você não precisa de ser forte, você precisa de rotina. (Obrigado ao fórum que me ensinou isso)
Acordar e fazer tal coisa mesmo que não seja aquilo que você quer fazer.

Outra coisa que ajuda muito é:

Nada quebrado
Nada faltando
Nada fora do lugar.

Quebrou? Conserta.
Faltou? Antes de faltar você já faz um estoque.
Tá fora do lugar? Lava e guarda, guarda no lugar, joga fora, doa pros outros... tanto faz.

Por fim duas últimas coisas:

1. Não se apegue demasiadamente a NADA, absolutamente NADA nesse mundo. (Apego demasiado vira vício e em pessoas gera repulsa)
2. Regra de ouro: Trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Responda-o
(06-03-2026, 10:02 PM)Awaken Escreveu: Nah, não sejam duros com o rapaz, acho que a mente dele só tá pirando.

Amigo, o seguinte.

@Crispim Soares

Desculpe pela brincadeira, acho o Ponde um cara que é só tem pose de intelectual. Achei que estivesse de brincadeira e não tive a sensibilidade de perceber que tu estava rumo ao abismo/caixão. Boas músicas ajudam também.
Responda-o
(07-03-2026, 01:34 AM)Crispim Soares Escreveu:
(06-03-2026, 02:21 PM)Awaken Escreveu: Procure um psicólogo. Você está precisando e não é em um fórum que você vai encontrar. 

(...)

...papo 10? nem é por maldade, às vezes a pessoa não sabe pra onde ir.

(...)

Você só vai parar pra entender as coisas de verdade quando passar a refletir quem é você sem os olhos dos outros, quem é tu sem plateia?

Li sua resposta três vezes, e vi que você entendeu minha situação, ou pelo menos chegou bem perto.

Dei bastante risada com as outras respostas, principalmente a do @candango GargalhadaGargalhada tem que rir mesmo. Pior que eu acho que tem muito queima-rosca por aí que dá o pôpô por crise de identidade mesmo. Enfim...

Ponto n.º 1: procurar um psicólogo. 

Acho que não vou encontrar nada lá, até porque sei os métodos que vão ser utilizados. Não estou a fim de ficar viajando em mim mesmo através de métodos de psicanálise de Freud, ou Jung, Pavlov... tudo vai terminar na minha família, nos meus pais, e nas minhas frustrações ao longo da vida, coisa que eu já refleti bastante.

Ponto n.º 2: "...papo 10? nem é por maldade, às vezes a pessoa não sabe pra onde ir"

Aqui você acertou na mosca.

Cara, sinceramente... cheguei à conclusão que eu fiz o que fiz, passei pelos lugares que passei, me relacionei com as pessoas que me relacionei simplesmente por não ter encontrado nenhuma outra coisa que fizesse sentido ou que me gerou motivação para fazê-la.

Já tinha metido o shape que eu queria e não foi uma explosão de felicidade como eu achei que seria. Até me ajudou com garotas, ganhei confiança, mas parece que eu achava que eu ia zerar a vida se alcançasse isso. Não que eu tenha desistido, é algo que eu me esforço para manter diariamente.

Consegui uma certa estabilidade financeira, saí para lugares que não tinha acesso, comprei roupas, moto, depois carro, relógio, notebook (parece besteira, mas eu tinha o sonho de ter um notebook bom), celular etc., e porra nenhuma me satisfez.

Tentei começar a frequentar igrejas, passei por quatro, e foi uma frustração enorme ver que o lugar onde se deveria conservar a palavra de Deus e seus mandamentos ser na verdade um antro de hipocrisia, de vagabundas arrependidas e de caras frustrados que parecem buscar ali um alento já que não conseguiram jogar o game lá fora. Eu acho que na igreja deveriam ter os caras mais FODAS, com mais TESTOSTERONA, e é um bando de sojado MANGINA comedor de pizza, que quando conseguem arranjar uma "mulher crente" nitidamente ficam totalmente submissos, num relacionamento em que quem dita as regras e manda é a mulher, COMO PODE ISSO? Estou errado de pensar assim?

Ponto n.º 3: "Você só vai parar pra entender as coisas de verdade quando passar a refletir quem é você sem os olhos dos outros, quem é tu sem plateia? Muita gente descobre coisas que não gostaria nesse meio, até mesmo que fazem coisas ruins e achando que isso vai lhes fazer bem, afloram. Mas esse NÃO É O CAMINHO CERTO!"

Foi exatamente isso que aconteceu. Comecei a olhar pra dentro e só vi porcaria.

Talvez eu não consiga uma mulher e amigos bons porque eu só consigo enxergar coisa ruim no ser humano. No primeiro sinal de podridão, eu já começo a tratar a pessoa como tal, como uma coisa podre.

Mas como o @Trglodita falou, a ponte já foi queimada. Vou fazer o quê? Entrar em uma caça à honradinha prometida, ou à caça dos guerreiros sigma bastiões da moralidade?

Continuo vivendo, tentando dar meu máximo, ajudando quem eu sinto que merece ajuda e tentando recuperar vínculos familiares que estraguei ao longo do caminho.

Difícil eu concordar com o @Awaken, mas nessa ele mandou bem, sobre consumir bons conteúdos.

Tem gente que consegue enxergar a verdade do mundo e não se deprimir. Eu sou uma dessas pessoas, e mesmo após saber de toda a merda existente virei um cara até mais otimista em relação a mim e a minha vida. Eu finalmente entendi porque sempre fui deslocado e nunca segui o que todo mundo segue.

Eu ainda era um adolescente, todos os meus amigos queriam ir a shows num local famoso de eventos, até que um dia eu fui. Todo mundo se divertindo e curtindo, milhares de pessoas espremidas, sem acesso a banheiro, água, isso era anos 90, acha que naquela época bombeiro ia verifica estrutura de show? Bicho, aquilo ali pra mim foi uma tortura, e todo mundo gostando, curtindo e querendo ir em outros shows. Eu não conseguia entender esse "masoquismo". 

Esse é apenas um episódio, existem vários outros.

Então quando eu descobri as diversas matrix, qualquer tipo de depressão que existia em mim sumiu, pois eu realmente comecei a entender como as coisas são e comecei a agir de acordo, e olha só, a minha vida melhorou. Eu sempre tive um bom senso de autoconhecimento, isso também é importante, já passei por diversas situações críticas ainda jovem que mantive a minha dignidade e a calma, e quando você passa por esses momentos você descobre do que você é feito e acaba sentindo orgulho de si mesmo.

E não tô falando de momentos banais, não. 

Talvez, apenas talvez, tua vida foi muito macia, teve muita ajuda em casa, nunca passou por dificuldades mais complexas na vida, nunca teve que se virar de verdade para poder comer e não virar mendigo. Todos os meus amigos que fizeram algum relato parecido com o seu, tiveram uma vida macia demais e puderam se preocupar com coisas superficiais. Talvez você ainda não se pôs a prova de verdade.

Com 24 anos eu tinha filho pra criar sem poder depender da família.

Tudo o que eu falo aqui, é experiência de um cara de mais de 40 anos, com filhos, muié, empresas, bastante vivência em mundo corporativo e que já passou por muita merda. Me considero um vencedor, principalmente olhando pra trás e vendo o buraco onde eu nasci, as vezes eu vou lá pra ver o quanto eu evolui.

Vocês são mais jovens, estão em fase de aprendizado real, e aqui vale a máxima de sempre, vivam a realidade e não achem que teorias de youtube são a única forma de aprender, principalmente porque o youtube é um negócio, tem muita coisa boa, mas quase tudo que tem ali é pra monetizar.

Sobre ser egocêntrico e com alguns traços narcisistas. Eu sempre fui um cara altruísta, sempre pensei mais nos outros e menos em mim, acabava me prejudicando para ajudar os outros, isso entre os 20 e 30 anos. Quando comecei a ser mais utilitarista, com traços ditos como narcisistas e pensar muito mais em mim do que em terceiros, minha vida melhorou muito e eu pude ajudar muito mais a minha família sem me prejudicar. 

O homem bonzinho, geralmente esse cara de igreja que foi citado, que ajuda a todos, fala até fino pra não parecer grosso, esse cara vai se foder sempre, vai ser feito de otário sempre, não só por mulheres, mas principalmente por outros homens, ninguém respeita e todo mundo se aproveita.

Homens que são dominantes e não coitados levados pelas circunstâncias da vida apresentam características mais egocêntricas mesmo, então na minha ótica isso não é algo ruim, mas algo que deve ser lapidado para melhor assertividade. Se um homem nunca foi chamado de narcisista, geralmente ele é um maricas.

Faço uma ressalva: eu não sou exemplo pra ninguém aqui. 

Eu critico muito o casamento e estou dentro de um;
Acredito no Nosso Senhor Jesus Cristo e critico muito a matrix religiosa e esse bando de marica-mangina-fala-fino de igreja;
Eu critico muito o merdil e tenho empresas aqui e pago impostos voluntários;
Eu critico a moeda fiduciária e tenho caixa em real;

O mundo real é uma gigantesca zona cinzenta onde em alguns momentos você está no lado mais claro e depois no lado mais escuro. O que realmente vai ser a prova real de tudo são os seus resultados positivos.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
(07-03-2026, 08:25 AM)Juquinha Escreveu:

Amigo, o seguinte.

@Crispim Soares

Desculpe pela brincadeira, acho o Ponde um cara que é só tem pose de intelectual. Achei que estivesse de brincadeira e não tive a sensibilidade de perceber que tu estava rumo ao abismo/caixão. Boas músicas ajudam também.

Intelectual é você pow, que não consegue dar uma bola dentro nem com todo tempo do mundo pra pensar numa resposta dentro de um fórum anônimo.

Rumo ao caixão todos estamos.

Sensibilidade? Vai se foder moleque kkkkkkkkkkk eu que tenho que tomar cuidado com que vou falar pra você não cortar os pulsos
Responda-o
@Trglodita

Citação:Eu ainda era um adolescente, todos os meus amigos queriam ir a shows num local famoso de eventos, até que um dia eu fui. Todo mundo se divertindo e curtindo, milhares de pessoas espremidas, sem acesso a banheiro, água, isso era anos 90, acha que naquela época bombeiro ia verifica estrutura de show? Bicho, aquilo ali pra mim foi uma tortura, e todo mundo gostando, curtindo e querendo ir em outros shows. Eu não conseguia entender esse "masoquismo". 

Puta merda, show é uma parada que eu sempre achei zuado. Coisa de gente sem personalidade nenhuma mesmo. Fui em uns 5 na minha vida porque fui forçado pela ex-namorada, lá pelos meus 18/19. Não sei como conseguem achar graça nisso. Passei raiva em praticamente todos. A experiência é melhor ouvindo a música original, no fone de ouvido, deitado na cama Yaoming

Citação:Talvez, apenas talvez, tua vida foi muito macia, teve muita ajuda em casa, nunca passou por dificuldades mais complexas na vida, nunca teve que se virar de verdade para poder comer e não virar mendigo. Todos os meus amigos que fizeram algum relato parecido com o seu, tiveram uma vida macia demais e puderam se preocupar com coisas superficiais. Talvez você ainda não se pôs a prova de verdade.

Com 24 anos eu tinha filho pra criar sem poder depender da família.

Nesse trecho aqui você foi bem certeiro.

Tem nem o que falar. Soa até meio ridículo todo esse meio devaneio, parece até que estou reclamando pro universo que eu não tenho problemas... mas sei que tu entendeu o viés de tudo isso.

No final das contas, somos homens e temos que agir como tal.

Citação:O mundo real é uma gigantesca zona cinzenta onde em alguns momentos você está no lado mais claro e depois no lado mais escuro. O que realmente vai ser a prova real de tudo são os seus resultados positivos

Mucho bom... tio Trglo doutrinando a molecada.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)