Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pensando em Adquirir um Drone
Um outro hobby que tenho interesse de conhecer qualquer hora dessas é o de operar drones. A sensação de estar alto, no ar, inalcançável e ver tudo, sem o risco de cair, é fascinante.

[Image: dji_mini_2_no_ar_02jpg.jpg]

Alguém no fórum tem ou já teve drones ou sabe como é voar com eles?

Estive pensando em começar, adquirindo um modelo de entrada. Encontrei drones de 200 reais que mais pareciam brinquedo de criança a drones que rondam os 2 mil reais. Pelo que pesquisei, drones minimamente profissionais mais em conta estão por volta de 2 mil reais (2024-2025).

O que me deixou indeciso ao adquirir um é apenas a questão do preço. Eu não sabia que custavam tanto. Além do fato de que pode ser que depois de adquirir eu não goste ou logo enjoe, então pagar dois ou três mil por um "brinquedo" é algo a se pensar bem
. Outro ponto negativo que vi é que a bateria deles não dura muito. De marcas ou modelos profissionais, duram entre 12 e 20 minutos, o que acho pouco; de modelos mais baratos, duram entre 5 e 10 minutos. Por isso alguns modelos vendem junto um kit de 3 baterias (e com isso custam entre 500 e mil reais a mais). Também fiquei em dúvida sobre como funciona se quebrar ou estragar alguma peça ou componente do drone; se tem conserto e reposição ou isso geralmente resulta em perca total.

Vi várias marcas, modelos e vídeos no Youtube fazendo comentários e comparações. Os que me chamaram mais a atenção foram os DJI e alguns da Xiomi. Tem mais algumas outras marcas também que estão entrando no mercado e daria para considerar como uma opção de entrada.

Além do mais, já há diferentes tipos de uso e ramos de atuação, desde voo por hobby nas horas livres, como voar em parques nos finais de semana ou fotografar paisagens a uso profissinal, como fotografia profissional, filmagem de eventos, geomapeamento, topografia, aplicação na agricultura (pulverização e semeamento) e, nos últimos anos, o uso militar de drones (tanto para reconhecimento e espionagem quanto para ataque).

[Image: 976531287257099.jpg]

Tempo atrás vi uma pessoa num evento operando um drone, era impressionante a precisão com que ele parava no ar, o drone pousava na mão dele. Tinha uma câmera excelente e ia e volta a quilômetros de distância. Era um DJI, um da família do Mini,. Ele disse ter pago 5 mil reais e que usava tanto por hobby quanto para uso profissional em filmagens de eventos. Outra vez também entrei numa loja de drones de agricultura e lá ofereciam curso de operação de drones agrícolas e conversei sobre como funcionava. Achei legal.
Responda-o
Fala, Infantaria!

Eu acho que ter um drone é muito foda porque é uma ferramenta extremamente versátil, porém eu tive FIMI SE e não gostei da experiência.

Eu me dei conta que minha vontade verdadeira era a sensação de voar e isso o drone não me satisfez. Ter um drone moderno é mais como jogar um videogame com câmera do que propriamente voar.

Eu comprei antes das malditas taxas de importação do PT.

Minha opinião é que se você estiver fazendo uma compra racional, sem dinheiro de sobra, você deve ir até o aeródromo da sua cidade e conversar com os caras para conhecer a experiência sem gastar dinheiro. Em SP e no RJ existem os aeredromos "ilegais" onde a galera se reune para voar.
Responda-o
(29-06-2025, 11:49 AM)Vincent Escreveu: Fala, Infantaria!

Eu acho que ter um drone é muito foda porque é uma ferramenta extremamente versátil, porém eu tive FIMI SE e não gostei da experiência.

Eu me dei conta que minha vontade verdadeira era a sensação de voar e isso o drone não me satisfez. Ter um drone moderno é mais como jogar um videogame com câmera do que propriamente voar.

Eu comprei antes das malditas taxas de importação do PT.

Minha opinião é que se você estiver fazendo uma compra racional, sem dinheiro de sobra, você deve ir até o aeródromo da sua cidade e conversar com os caras para conhecer a experiência sem gastar dinheiro. Em SP e no RJ existem os aeredromos "ilegais" onde a galera se reune para voar.

Esse Xiomi - Fimi Se é um dos que pensei em comprar, mas fiquei com o pé atrás. Há diversas opiniões na internet, só que tem gente que diz que só DJI presta, porém os produtos são bem mais caros. Tomando por base outros produtos da Xiomi que a turma diz ser de boa qualidade, pensei que, quem sabe, os drones deles também não sejam ruins.

Por qual motivo você não teve uma boa experiência? Você não teve uma boa experiência com esse modelo/marca em específico ou se refere aos drones em geral? @Vincent

Sim, mas voar é outra coisa, envolve muito mais regras e investimento. Como um hobby, isso ainda não está no meu alcance financeiro. Já fui em um aeródromo da minha região me informar como funcionava e tudo mais. Um curso básico de piloto privado custa aí entre 30 e 60 mil reais. No custo do curso envolve custo por hora de voo considerando o pagamento do professor, a locação da aeronave (que por sua vez envolve manutenção e gasto com combustível) etc. Tudo isso é incluído das despesas do curso.

Se eu ficasse rico, com certeza seria uma das opções como hobby. Adoro aviões de hélice de pequeno porte
(mono ou bimotor) e helicópteros.

Fiquei em dúvida se com "aeródromo" você se refere a um pequeno aeroporto de aviões ou a um local onde o pessoal se reúne para voar com drones.
Responda-o
(29-06-2025, 12:27 AM)Nux Escreveu: Alguém no fórum tem ou já teve drones ou sabe como é voar com eles?

Estive pensando em começar, adquirindo um modelo de entrada. Encontrei drones de 200 reais que mais pareciam brinquedo de criança a drones que rondam os 2 mil reais. Pelo que pesquisei, drones minimamente profissionais mais em conta estão por volta de 2 mil reais (2024-2025).

Esses drones "baratinhos" não valem a pena para "pegar as manhas'? Estou pensando em adquirir um de até 300 reais para saber pilotar.
Responda-o
Por que você não constrói esse drone aqui?

Responda-o
Acho interessante se o cara tentar profissionalizar isso.
Investigar em cursos, especializações, licenças, edição de vídeo e obviamente em um drone fodástico!
Isso já está dando muito dinheiro por aí.
 "Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
 - Vito Corleone.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)