21-03-2025, 07:58 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 21-03-2025, 08:01 PM por O Incansável.)
Um homem com um filho paga em média 30% do salário como pensão. Muitos fatores incidem sobre a decisão judicial sobre o valor da pensão.
- O cálculo pode ser realizado com base no salário bruto ou líquido.
- Ter uma planilha dos gastos do filho pode fazer toda a diferença entre pagar um valor justo e um valor abusivo de pensão.
- Caso você seja PJ e o faturamento seja variável, a pensão pode ser definida em salários mínimos e não em porcentagem.
- Revisões de pensão podem demorar meses e, em alguns casos, ser negadas. Já li sobre um homem que está pagando 80% de sua renda em pensão porque seu salário diminuiu e a revisão foi negada.
DICAS
- Tenha um cartão de crédito/débito específico para os gastos com o filho e outro específico para os gastos com a mulher.
- Faça as compras para os membros da família em dias diferentes. Ou seja, reserve uma data para as compras de supermercado do filho, outra para as compras de supermercado da mulher e outra para as suas compras. Aplique o mesmo princípio para outras despesas.
- Registre o valor total gasto no mês com seu filho. Se utilizar um cartão específico, basta anotar o valor total da fatura no mês. Caso contrário, some os valores conforme o extrato bancário.
- Divida os gastos com a mulher. Nunca pague 100% de tudo. Se a sua mulher não tiver renda, essa dica não se aplicará.
- Saiba quanto você, seu filho e sua mulher gastam de luz e água. Por exemplo: se sua mulher veio morar com você, compare o valor da conta de luz e água antes e depois da chegada dela. Faça o mesmo com seu filho. Evite pagar 100% da luz, água e condomínio.
- O objetivo da dica acima é garantir que cada um pague sua parte proporcional da conta de água e luz. Supondo que você e seu filho consumam 60% da energia, você arcaria com essa parte, enquanto sua mulher pagaria os outros 40%.
- Se sua mulher veio morar com você e tem renda, pesquise o valor médio do aluguel na sua região e transfira alguns gastos da casa para ela.
- Caso sua mulher tenha renda, não arque com todas as despesas fixas da casa. Exija participação e evite relacionamentos com mulheres que não querem dividir os gastos, pois, em caso de separação, você pode acabar pagando uma pensão que será desviada de seu real propósito: ajudar seu filho. Além disso, provar esse desvio na Justiça é quase impossível.
- CUIDADO! O juiz pode considerar sua renda dos últimos três meses para calcular a pensão. Então, caso o relacionamento com sua mulher esteja ruim, mantenha os gastos dentro da normalidade. Mesmo assim, nunca ultrapasse o limite de gastos no casamento por muito tempo para evitar esse prejuízo.
- Não caia em conversas de advogados e juízes que em tom de vitimização, falam sobre o quão injusto são os casos de pensões em valores tão baixos pagos por diversos homens. Isso, na cabeça desses advogados e juízes, justificam qualquer injustiça que eles possam cometer, é a forma deles dormirem tranquilos depois de tudo.
- Atualmente advogados e juízes chamam o pai de "genitor", não ligue para como esses acéfalos falam e mantenha a racionalidade. Também entenda que com esse vocabulário, você está em um ambiente propicio a injustiças.
- Não espere justiça para você e seu filho de uma instituição que se autodenomina "Justiça".
Localize seu salário (liquido e bruto) na coluna da esquerda e veja quanto irá pagar com base nas porcentagens.
Isso permite que você pense se consegue arcar com a pensão, antes mesmo de ter filhos.
![[Image: AskDpMF.png]](https://i.imgur.com/AskDpMF.png)
"A Real não é Igreja, para tu aparecer somente quando está precisando!"
- Hombre de Hielo
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos."
- Esther Vilar, em O Homem Domado