Postagens: 487
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
62
É inegável que todo homem precisa de uma filosofia.
Mas quem tem todas as filosofias fica maluco.
Escolha quatro filósofos no máximo e leia.
Depois :cerva
Postagens: 113
Tópicos: 3
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
11
Rui Barbosa - A Questão Social e Política no Brasil.
"Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
- Vito Corleone.
Postagens: 1,929
Tópicos: 36
Reputações:
1,053
Terminei recentemente essa obra que já foi ostensivamente citada por aqui. De fato, merece todo o seu prestígio. Me interessei por ler esse livro devido uma indicação em um dos livros do Camus sistematizando melhor o que é o "absurdo", quem são os autores e personagens absurdos no universo literário, e Franz K. e Josef K. são alguns exemplos.
A narrativa possui muitas camadas, muitas "possíveis interpretações" que acabaram causando uma confusão quanto ao sentido ou objetivo que o autor quis repassar ao leitor. Inclusive os capítulos foram todos escritos de forma separada em diversos períodos da vida de Franz K. contendo alguns erros cronológicos que na minha opinião pessoal, foram propositais. A sensação de desconforto e de estar imerso em uma completa alucinação é evidente desde as primeiras páginas, a sensação de não ter um porto seguro em nenhum lugar. Perde-se a noção da passagem do tempo, assim de o quanto de tudo aquilo é realidade.
"Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum."
Frase célebre que abre essa história já da o tom de tudo que estará por vir. Uma ameça poderosa e sombria está sempre a espreita, mas ninguém sabe ao certo de onde vem, como vem, quando virá, quem irá representá-la, o que irá causar ... ninguém sabe ao certo como julga e com base no que se é julgado e nem qual punição será aplicada. A única certeza é uma quase certeza que haverá alguma punição. Percebo aí uma sutil referência a realidade burocrática de todos os estados de direito (especialmente o nosso) que em uma metagaláxia jurídica de normas e interpretações diversas cerceiam todos os aspectos individuais das pessoas, e que sempre se é culpado por alguma coisa. Ao mesmo tempo, essa vigilância jurídica não dá nenhuma sensação de segurança a ninguém, muito pelo contrário aliás ... por ser pouco objetiva, sabe-se que tudo depende da interpretação de alguém que tem o direito de falar pela lei, e pode e será influenciado por seus próprios interesses.
Ao mesmo tempo, notamos que isso pode se traduzir também, na nossa própria vigilância interna e na vida em sociedade... constantemente nos sentimos culpados por alguma coisa que não temos clareza nenhuma. Parece-nos que algo observa, julga e condena com base em nada especifico. Em um trecho, K. pensa que precisará prescrutar milimetricamente toda sua vida pregressa para poder encontrar uma possível conduta criminosa para iniciar a sua primeira petição a um tribunal "etéreo" e isso é enfadonho e um trabalho hercúleo. No inicio ele não se sente um culpado de forma alguma, mas tanto todos falarem que ele pode ser, que talvez ele seja, que mesmo que não seja culpado ele terá que prestar contas ... esse sentimento muda dentro de si. O que era algo irrelevante começa a tomar conta de toda dimensão da sua vida. Sua vida se torna solucionar o processo ao qual está submetido. Todos fazem parte do tribunal como se descobre ao longa da trajetória, mas ao mesmo tempo, ninguém faz parte do tribunal.
Está clara a ligação não apensas literal mas figurativa dos tribunais aos quais estamos submetidos. E também existe a menção muito perspicaz de que na verdade o conteúdo do que se está sendo julgado pouco importa, o que de fato importa para sair livre é saber cortejar, manter relação adulatórias e "cordiais" com quem tem o poder de emitir o julgamento... toda essa complexidade judiciária ainda está submetida ao "humano, demasiado humano" de todos.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)
Postagens: 548
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
22
Comecei + esperto que o Diabo do Napoleon Hill, não estava lendo livros de autoajuda , só biblia mesmo .
Mas vi um documentário sobre música e filmes e deu vontade, espero não ser mais do mesmo.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Postagens: 118
Tópicos: 2
Ingressou: Jun 2017
Reputações:
32
Revivendo pela milésima vez o melhor tópico do Fórum.
Confesso que estive empacado em algumas leituras este ano, mas um livro que já terminei e posso garantir a vocês que vale muito a pena é O pequeno mentiroso, de Mitch Albom.
Trata-se de um livro que retrata a trajetória de Judeus e a tentativa de escapar do Regime Nzst. A história é bastante envolvente, e por mais que se trate de um livro de ficção, podemos ter uma percepção de troca de lugares dos perseguidos em alguns momentos do livro.
No mais, alguns temas são muito bem retratados, como disputa por poder, trocas de personalidade e ascensão social. É o tipo de leitura que você utiliza para desestressar.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Postagens: 9
Tópicos: 1
Ingressou: May 2025
Reputações:
2
A corrupção da inteligência - Flávio Gordon.
Eu achei este livro na biblioteca na época do ensino médio ( um livro que considero "mosca branca" em uma escola pública ), basicamente abriu minha mente no quesito de como a imprensa e a lógica da política atual é frequente desde o século passado, tinha lembrado deste livro e recentemente estava lendo alguns trechos, mostrando muito do que o Brasil sofreu nos últimos anos e mostrando como a imprensa brasileira opera, além de várias citações de alguns estudos desse modelo de ensino que foi instaurado, trazendo a tona uma verdade acerca dos filósofos e a doutrinação que começa já no ensino básico, até o ensino superior.
Postagens: 487
Tópicos: 9
Reputações:
62
Cansei de ler livros filosóficos religiosos e etc.
Agora estou so fazendo coisas práticas atualmente aprendendo a andar de longboard
Postagens: 41
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
7
Estou lendo o Manual de persuassao do FBI
Postagens: 49
Ingressou: May 2021
Reputações:
14
Recentemente tenho lido muito mistério policial. Li toda a obra de Conan Doyle sobre o Holmes, li também muito Agatha Christie, são literaturas que melhoraram consideravelmente a minha leitura. Agora parti pra livros com mais conteúdo, lendo Por Que Engordamos? do Gary Taubes, depois de ganhar uns quilos foi uma obra necessária. Depois continuarei o foco com muitos livros que acumulei de filosofia, política, economia e doutrina católica, sem contar os livros espirituais.
"A vida é difícil. E é mais difícil quando você é estupido" (John Wayne)
Postagens: 1
Ingressou: Jul 2019
Reputações:
0
Estou pendo Meditações de Marco Aurélio.
Livro bem conhecido no acervo estoicista.
Postagens: 548
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
22
(26-06-2025, 06:44 PM)Cesar_85 Escreveu: Estou pendo Meditações de Marco Aurélio.
Livro bem conhecido no acervo estoicista.
cuidado para nao se casar com outro homem...
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Postagens: 482
Tópicos: 20
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
47
O andar do bêbado, Leonard Mlodinow
Eu gosto muito de determinismo, acaso, fatalismo, e esse livro é bem nessa pegada.
Estou na metade, e gostando bastante. Ultimamente eu não tenho conseguido mais "engolir" livros de uma só vez como fazia antigamente, prefiro ler uma página com atenção do somente "ler por ler" umas 10 páginas e não entender nada.
Reputações:
32
(26-06-2025, 06:35 PM)Ethan Edwards Escreveu: Recentemente tenho lido muito mistério policial. Li toda a obra de Conan Doyle sobre o Holmes, li também muito Agatha Christie, são literaturas que melhoraram consideravelmente a minha leitura. Agora parti pra livros com mais conteúdo, lendo Por Que Engordamos? do Gary Taubes, depois de ganhar uns quilos foi uma obra necessária. Depois continuarei o foco com muitos livros que acumulei de filosofia, política, economia e doutrina católica, sem contar os livros espirituais.
Confrade, confesso que nunca li qualquer mistério policial, e em que pese já ter ouvido muito bem sobre Conan Doyle, nunca tive o interesse em ir afundo.
Sabe informar qual o livro dele seria uma boa introdução para um leitor de primeira viagem?
Postagens: 49
Ingressou: May 2021
Reputações:
14
27-06-2025, 11:03 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-06-2025, 11:10 AM por Ethan Edwards.)
(27-06-2025, 10:30 AM)candango Escreveu: (26-06-2025, 06:35 PM)Ethan Edwards Escreveu: Recentemente tenho lido muito mistério policial. Li toda a obra de Conan Doyle sobre o Holmes, li também muito Agatha Christie, são literaturas que melhoraram consideravelmente a minha leitura. Agora parti pra livros com mais conteúdo, lendo Por Que Engordamos? do Gary Taubes, depois de ganhar uns quilos foi uma obra necessária. Depois continuarei o foco com muitos livros que acumulei de filosofia, política, economia e doutrina católica, sem contar os livros espirituais.
Confrade, confesso que nunca li qualquer mistério policial, e em que pese já ter ouvido muito bem sobre Conan Doyle, nunca tive o interesse em ir afundo.
Sabe informar qual o livro dele seria uma boa introdução para um leitor de primeira viagem?
Bom, mistério policial do Conan Doyle, pelo que eu sei, somente Sherlock Holmes mesmo. Você pode começar com Um Estudo em Vermelho, que é a obra piloto do detetive. Depois tem O Sinal dos Quatro, e uma coletânea de contos e memórias que você pode ler. Recomendo o box completo da Harper, deve custar uns 100 reais, e numa Prime Day tu pega por 70 bem fácil. Vem toda a obra do Conan Doyle sobre o Sherlock Holmes em ordem cronológica(ano em que foram escritas), tu pode ir lendo os volumes em ordem mesmo.
"A vida é difícil. E é mais difícil quando você é estupido" (John Wayne)
Reputações:
32
(27-06-2025, 11:03 AM)Ethan Edwards Escreveu: Bom, mistério policial do Conan Doyle, pelo que eu sei, somente Sherlock Holmes mesmo. Você pode começar com Um Estudo em Vermelho, que é a obra piloto do detetive. Depois tem O Sinal dos Quatro, e uma coletânea de contos e memórias que você pode ler. Recomendo o box completo da Harper, deve custar uns 100 reais, e numa Prime Day tu pega por 70 bem fácil. Vem toda a obra do Conan Doyle sobre o Sherlock Holmes em ordem cronológica(ano em que foram escritas), tu pode ir lendo os volumes em ordem mesmo.
Dei uma olhada aqui e de fato o box é bem acessível!
Provavelmente não lerei por agora, mas preciso urgentemente de uma leitura mais leve, ultimamente só leio coisas técnicas, minha cabeça não aguenta mais.
Postagens: 51
Tópicos: 10
Ingressou: Apr 2024
Reputações:
8
No momento, estou lendo um livro chamado MATEMÁTICA BÁSICA & PRÉ-ÁLGEBRA PARA LEIGOS. Ainda estou no começo, mas está sendo ótimo para o entendimento do que foi lido até agora. Não vou fazer qualquer avaliação ou recomendação aqui, agora, porque costumo fazer isso só depois de terminar de ler.
Quero rever do zero todo o conteúdo básico de matemática e preencher as lacunas que ainda tenho nela. Já tenho um conhecimento mais ou menos em matemática, porém com algumas dúvidas e dificuldades em coisas básica porque aprendi tirando dúvidas em sites e vendo vídeos no Youtube; não aprendi de forma sistematizada e pode haver conceitos que podem ter ficado para trás.
Normalmente me interesso mais por livros mais técnicos (matemática, ciência, computação, geografia e história etc) do que livros de conteúdo de massa (livros de romance, de coachs e livros da mídia mainstream que se encontram em qualquer papelaria e que a sua prima instagranete diz ler e posta nos stories para pagar de intelectual).
Postagens: 371
Tópicos: 5
Ingressou: Aug 2018
Reputações:
39
Estou relendo O poder do Hábito, Charles Duhigg.
A vida passa como um conto ligeiro.
Postagens: 3
Ingressou: Aug 2021
Reputações:
0
(27-06-2025, 11:03 AM)Ethan Edwards Escreveu: (27-06-2025, 10:30 AM)candango Escreveu: Confrade, confesso que nunca li qualquer mistério policial, e em que pese já ter ouvido muito bem sobre Conan Doyle, nunca tive o interesse em ir afundo.
Bom, mistério policial do Conan Doyle, pelo que eu sei, somente Sherlock Holmes mesmo. Você pode começar com Um Estudo em Vermelho, que é a obra piloto do detetive. Depois tem O Sinal dos Quatro, e uma coletânea de contos e memórias que você pode ler. Recomendo o box completo da Harper, deve custar uns 100 reais, e numa Prime Day tu pega por 70 bem fácil. Vem toda a obra do Conan Doyle sobre o Sherlock Holmes em ordem cronológica(ano em que foram escritas), tu pode ir lendo os volumes em ordem mesmo.
Estou lendo "O CÃO DOS BASKERVILLE" no volume 2 do box completo da Harper, Holmes é um personagem complexo, aprecio muito sua forma lógica avançada de indução que o leva as conclusões dos casos intrigantes que ele precisa solucionar... Notei que essa leitura tem me ajudado de forma orgânica a resolver questões no trabalho que necessitam de uma analise focada nos mínimos detalhes.
Postagens: 1
Ingressou: Jun 2025
Reputações:
0
(29-06-2025, 01:13 PM)Mr.Lothbrok Escreveu: Estou relendo O poder do Hábito, Charles Duhigg.
Também já li esse.
Postagens: 1,350
Tópicos: 6
Ingressou: Sep 2017
Reputações:
673
A tropa da gnose não pode 'pará'
|