![]() |
Como estudar algo que você não gosta - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Profissional (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=16) +--- Tópico: Como estudar algo que você não gosta (/showthread.php?tid=6953) |
Como estudar algo que você não gosta - Crispim Soares - 18-06-2025 Saudações confraria, Já que nem só de redpill e relacionamentos amorosos viverá o homem, trago aqui um tópico voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de vocês. Eu não sei a imagem que eu passo com as minhas postagens (também estou cagando pra isso) (acho que a intenção do fórum ser anônimo é justamente essa), mas em determinado período da minha vida fui um cara muito estudioso. Estudei em um colégio de alto nível no ensino fundamental, e na época eu achava um saco, já que a cobrança era alta, mas só depois que a idade avançou um pouco que eu consegui entender que isso fez uma diferença do caralho. Eu fiz curso superior, ok, beleza, mas o ouro estava ali, na infância/adolescência, onde seus neurônios estão implorando por aprendizado. Inclusive, para quem quer ter ou já tem filhos, invistam nessa fase, que é decisiva e definirá o futuro da sua cria. Não tenham medo de ser autoritários ou antiquados, crianças/adolescentes não sabem porra nenhuma da vida, no máximo eles têm um monte de conhecimento acumulado na cabeça, mas não tem ideia da aplicação prática desses conhecimentos e dos percalços na jornada que é a existência humana. Depois que essa fase passa, tudo fica mais engessado, e com o final da formação do córtex pré-frontal (por favor me poupem de uma explicação mais técnica, estou pressupondo que vocês aqui, realistas, já sabem dessa merda), as coisas ficam um pouco mais difíceis. Aqui ficam algumas instruções para quem já está na fase adulta e quer começar/continuar/voltar a estudar. Começando por aqueles que querem começar a ler, a ter uma vida mais culta, mas simplesmente nunca tiveram esse hábito: - leia sobre um assunto pelo qual você é mortalmente interessado: entrando um pouquinho em contradição com o início do tópico, onde eu disse que nem só da redpill viverá o homem, mas abrindo uma exceção aqui, já que você, redpillado, gosta tanto disso; já chega de ficar vendo videozinho de mulher reclamando da vida porque os homens não chegam mais, ou porque ficou velha, ou porque teve filho, ou qualquer uma dessas idiotices. Tenha coragem e pega alguma coisa robusta sobre o assunto, comece a se desenvolver tendo repertório organizado sobre esse tema, ao invés de ficar na superficialidade e na passividade, assistindo horas de vídeos e shorts nas redes sociais. *algumas recomendações: "Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos" - Zygmunt Bauman; "O Homem Domado" - Esther Vilar; "Men on strike" - Helen Smith. Não vou recomendar Nessahan Alita porque, apesar de ter elaborado excelentes obras, têm muito conhecimento defasado para a atualidade (2025), já que ele possui esperança na existência de relacionamentos saudáveis, enquanto eu prefiro uma abordagem mais certeira e fatalista. Agora, para aqueles que já estudaram em outros períodos da vida, já sabem como funcionam alguns métodos e querem voltar à atividade intelectual: - encare os livros da mesma forma que você encara os halteres de uma academia: é fácil estudar coisas que você está a fim de estudar. O problema é que, para progredirmos na vida intelectual, precisamos encarar assuntos que não nos deixam tão entusiasmados, como xerecas. É necessário desenvolver virtude (olha só, um hedonista falando de virtude). Sim, virtude. Aristóteles dizia que: "Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito". Você precisa ter o hábito de, reiteradamente, fazer coisas que você não gosta. Comece por pequenos estímulos se você está há um tempo parado. Eu mesmo tive que reambientar o meu cérebro à atmosfera do estudo. Estava há um bom tempo sem abrir um livro e estudá-lo de verdade, com afinco, fazendo anotações, conjecturando e chegando a novas sínteses. Estou tentando estudar 2h por dia (nem sempre eu consigo, mas 1h no mínimo é minha meta). Se você conseguir ler 30 minutos por dia, sobre um assunto que considere relevante, apenas cinco vezes por semana, você terá lido 10 horas por mês desse assunto que você deseja ter propriedade. Se conseguir manter o ritmo, terá 120 horas de conhecimento desse assunto. Você consegue compreender o quão grandioso é isso? Com um pequeno esforço diário? (ainda deixando o sábado e domingo como dias de descanso). Se aprofunde. Saia da superficialidade e da zona de conforto. RE: Como estudar algo que você não gosta - Luiz - 19-06-2025 C O M E C E RE: Como estudar algo que você não gosta - Vincent - 19-06-2025 Recomendo ler "A Sangue Frio" escrito por Truman Capote. https://www.amazon.com.br/sangue-frio-Truman-Capote/dp/8535904115 |