Fórum da Real - Legado Realista
[FIXO] Dicas sobre construção civil / Macetes de Pedreiro - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Espaço do Guerreiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Hobbies Masculinos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=29)
+--- Tópico: [FIXO] Dicas sobre construção civil / Macetes de Pedreiro (/showthread.php?tid=1809)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Dicas sobre construção civil / Macetes de Pedreiro - Martelo - 17-03-2017

Confrades,

eu tinha um projeto de construção da minha casa (casa pequena né) já há  algum tempo.

No Carnaval do ano passado (2016), resolvi iniciar, após fechar um acordo com minha irmã para  construir no lote que é dela (adquiri uma parte do terreno).

Pois bem, resolvi fazer a coisa toda sozinho, além de ser uma vontade, economi$aria e seria bom para empenhar meu tempo de maneira útil.

Comecei derrubando uma tranqueira que tinha lá e, após, fiz as fundações, armei o esqueleto das colunas e fiz as paredes.

No começo foi duro, pois não sou pedreiro, e serviço pesado, fazendo sozinho, é duro pacarai.

Mas agora, estou no estágio de estar só faltando a pintura e, no mês que vem, no máximo, me mudo.

Foi duro, mas se o cara tiver afim de fazer qualquer coisa, faz!

Moral da história: Pegue vários tutoriais na net, converse com profissionais tirando dúvidas e pescando ideias, pesquise, acerte, erre, faça e refaça. No final das conta$, compensa e dá uma satisfação imensa.
É  isso aí!

RE: Construindo casa do zero - THOTH - 17-03-2017

Interessante cofrade.

Poderia fazer um tópico mais detalhado explicando os passos pra se construir uma casa.

RE: Construindo casa do zero - Martelo - 17-03-2017

(17-03-2017, 04:03 PM)THOTH Escreveu: Interessante cofrade.

Poderia fazer um tópico mais detalhado explicando os passos pra se construir uma casa.

Claro confrade,

vou detalhar sim, é que nessa semana iniciei a textura e o negócio ta ficando muito bom..
Foram muitas tentativas e erros, e várias maneiras de como não se fazer a obra, mas caminhou mto bem!
Vou botar no papel a experiência que obtive e compartilhar em breve.

RE: Construindo casa do zero - Machado Annihilator - 17-03-2017

Umas apostilas, já ajuda um pouco. Apesar que é muito blábláblá, devia existir umas apostilas mais práticas.

https://diariodoroberto.wordpress.com/2017/03/17/apostilas-de-pedreiro/

RE: Construindo casa do zero - Libertador - 17-03-2017

Muito foda! Parabéns!

Não é por acaso que seu nickname é martelo. Poste aqui os macetes de como fazer para construirmos a nossa própria casa também.

A sua casa ficou de pé? Kkkkkk kk
Tem rachaduras? Chegou a se machucar feio em alguma etapa? Qual foi a parte mais dificil? O que devemos fazer pra não cometermos os mesmos erros?

Você contratou algum ajudante ou chamou um amigo com experiência pra ajudar?

Pesquisou tudo pela internet? Precisou usar um reboque pra trazer materiais? Quais estrategias usou pra pesquisar preços de materiais?

Conte-nos os detalhes e, se não tiver problemas, poste as fotos do processo.

RE: Construindo casa do zero - Héracles - 17-03-2017

É disso que eu sempre falo, é disso! O homem tem que criar, CRIAR! 

Muito legal essa iniciativa viril e honrada, parabéns confrade.  fuckyou

Meu avô construiu sozinho a casa ao qual eu morei na minha infância, gostaria de um dia fazer algo parecido. Seu tópico foi um motivador. 

Acompanhando aqui.

RE: Construindo casa do zero - Roland - 17-03-2017

Eu tenho minhas ressalvas a isto de construir em terreno alheio, pois, em regra, tudo o que aderir ao solo pertencerá ao dono dele.

Não quero soar estraga prazeres, nem alarmar o autor do tópico. Mas vc realizou o procedimento correto de aquisição? Sei que é sua irmã, mas minha trajetória nesta vida me surpreendeu até com relação a quem tem o mesmo sangue que o meu.

Sobre o tópico. Poste mais, é interessante. Os homens modernos são merdalhões, em grande medida, por quererem tudo pronto e sem ter de suar. Louvo sua atitude.

RE: Construindo casa do zero - Velho Gangster - 17-03-2017

Boa iniciativa, parabens. Um adendo, Sobre construir no lote da sua irmã, sugiro que vc faça os desmembramento deste no cartorio de sua cidade.
Pois Só assim evitara dores de cabeça futura. Vai lá faça este procedimento e crie uma escritura em seu nome da parte que lhe pertence.
Lembrando claro, que se deve fazer o registro tambem , porque só a escritura não lhe garante a posse do imovel.

RE: Construindo casa do zero - Ph da Real - 17-03-2017

Muito interessante! Construir ou comprar uma casa é algo bem viril, principalmente construir a própria casa.

Para as duas coisas, tem que ter muito dinheiro. Mas, construir a casa pode custar mais barato, desde que se contrate um pedreiro que não seja mercenário.

Se eu tivesse um grande terreno, faria o mesmo, sozinho ou acompanhado de pessoas que tem um mínimo de experiência sobre isso. É muito foda quando você termina um longo trabalho, vendo aquela casa linda, pintada, parede bem rebocada, tudo fruto de um trabalho árduo e viril. O bom é que casa em seu terreno, você pode aumenta-la, construir mais lajes, ter um belo de um quintal, etc.

Parabéns!

RE: Construindo casa do zero - Libertador - 17-03-2017

Acrescentei +1 na sua reputação por este feito épico!  Joinha

Estou no aguardo dos detalhes de como foi a construção!

RE: Construindo casa do zero - Roland - 17-03-2017

(17-03-2017, 06:03 PM)Gângster Escreveu: Boa iniciativa, parabens. Um adendo, Sobre construir no lote da sua irmã, sugiro que vc faça os desmembramento deste no cartorio de sua cidade.
Pois Só assim evitara dores de cabeça futura. Vai lá faça este procedimento e crie uma escritura em seu nome da parte que lhe pertence.
Lembrando claro, que se deve fazer o registro tambem , porque só a escritura não lhe garante a posse do imovel.

Exatamente onde eu queria chegar.

RE: Construindo casa do zero - THOTH - 17-03-2017

(17-03-2017, 04:23 PM)Martelo Escreveu:
(17-03-2017, 04:03 PM)THOTH Escreveu: Interessante cofrade.

Claro confrade,

vou detalhar sim, é que nessa semana iniciei a textura e o negócio ta ficando muito bom..
Foram muitas tentativas e erros, e várias maneiras de como não se fazer a obra, mas caminhou mto bem!
Vou botar no papel a experiência que obtive e compartilhar em breve.

De pedreiragem manjo pouco.
O pouco que sei aprendi com um tio meu na época de adolescente ajudando ele a fazer fundação de muro e erguer muro e parede da casa dele, instalar umas torneiras e telhado de zinco e forro. 
De fundação de casa, viga, etc manjo nada. Do pouco que lembro é mais ou menos como fazer argamassa pra assentamento de tijolo.

RE: Construindo casa do zero - Merdingo - 18-03-2017

Bacana seu tópico. Parabéns pela iniciativa.

Poderíamos criar um tópico "Macetes de Pedreiro" e colocar todas informações lá.

Estou me formando na área e posso colaborar com algo.

RE: Construindo casa do zero - Martelo - 18-03-2017

No tocante ao lote, ta de papel passado. (Pensei bem nisso antes).
Vou relatar detalhadamente em breve o passo a passo, pq vai ser longo, mas quem quiser sugestao, manda..
Libertador, no passo a passo vou relatar tudo (veio, não foram poucos os obstáculos).
No mais, Valeu pelo incentivo!

RE: Construindo casa do zero - Martelo - 18-03-2017

(18-03-2017, 12:35 AM)Tesla Escreveu: Bacana seu tópico. Parabéns pela iniciativa.

Poderíamos criar um tópico "Macetes de Pedreiro" e colocar todas informações lá.

Estou me formando na área e posso colaborar com algo.

Boa idéia, vou fazer um tutorial d como fiz a obra.
Pelo menos, ajudará a reduzir os erros dos próximos costrutores.
Valeu.

RE: Construindo casa do zero - Diamante - 19-03-2017

- Deixo os meus cumprimentos. Eu mesmo gostaria de entender mais sobre construções e tal. Há horas que é bastante bem vindo ter este tipo de conhecimento.

RE: Construindo casa do zero - Machado Annihilator - 19-03-2017

É bom fazer um alicerce para ter base para construir um sobrado futuramente. Se for algo pequeno não vejo necessidade de fazer sapata, o q os confrades acham? Basta fazer uma gaiola, um quadrado de concreto no perímetro da construção e na coluna colocar uns 80 centímetros. O que vai segurar a construção é a gaiola do perímetro. Só coluna sem gaiola, a coluna tende a ceder se a terra em baixo tiver muito úmida, já com a gaiola isso não ocorre. Também não acho necessário fazer sapata em um sobrado pequeno, como 4x5 metros. É perda de dinheiro, acho que só se deve usar isso em prédios, mas não sou da área.

RE: Construindo casa do zero - Awaken - 19-03-2017

(19-03-2017, 06:55 PM)machadation Escreveu: É bom fazer um alicerce para ter base para construir um sobrado futuramente. Se for algo pequeno não vejo necessidade de fazer sapata, o q os confrades acham? Basta fazer uma gaiola, um quadrado de concreto no perímetro da construção e na coluna colocar uns 80 centímetros. O que vai segurar a construção é a gaiola do perímetro. Só coluna sem gaiola, a coluna tende a ceder se a terra em baixo tiver muito úmida, já com a gaiola isso não ocorre. Também não acho necessário fazer sapata em um sobrado pequeno, como 4x5 metros. É perda de dinheiro, acho que só se deve usar isso em prédios, mas não sou da área.

Eu não faria isso, parece que não mas qualquer desnível ou assentamento do solo devido a qualquer coisa que acontecer na sua área, pode acarretar em rachaduras e consequente desmoronamento.

RE: Construindo casa do zero - Machado Annihilator - 19-03-2017

(19-03-2017, 07:10 PM)Awaken Escreveu:
(19-03-2017, 06:55 PM)machadation Escreveu: É bom fazer um alicerce para ter base para construir um sobrado futuramente. Se for algo pequeno não vejo necessidade de fazer sapata, o q os confrades acham? Basta fazer uma gaiola, um quadrado de concreto no perímetro da construção e na coluna colocar uns 80 centímetros. O que vai segurar a construção é a gaiola do perímetro. Só coluna sem gaiola, a coluna tende a ceder se a terra em baixo tiver muito úmida, já com a gaiola isso não ocorre. Também não acho necessário fazer sapata em um sobrado pequeno, como 4x5 metros. É perda de dinheiro, acho que só se deve usar isso em prédios, mas não sou da área.

Eu não faria isso, parece que não mas qualquer desnível ou assentamento do solo devido a qualquer coisa que acontecer na sua área, pode acarretar em rachaduras e consequente desmoronamento.

Tem certeza? Não sei se ficou claro o que eu disse. O perímetro todo será de ferro com concreto, ou seja, 4x5 metros todos de ferro e concreto, mas será fino. O objetivo é justamente esse, evitar o desnível aderindo a maior superfície possível, e economizar dinheiro. ficará assim com seis colunas.

[Image: 17353156_1855898914690616_77596966752916...e=59664CB2]

VAleu, esse tópico é bom para isso compartilharmos conhecimentos.

RE: Construindo casa do zero - Dallas - 19-03-2017

Coincidentemente, estou estudando sobre fundações na faculdade, se eu fosse você faria sim a sapata, a casa pode ser pequena mas isso não impede de aparecer rachaduras e possíveis imperfeições na obra no futuro, só o que vejo são sobrados pequenos cheios de rachaduras; os gastos com a sapata podem ser salgados para o total investido da obra, mas melhor investir na fundação e se prevenir do que ficar gastando com reparos no futuro, sai muito mais caro.