Fórum da Real - Legado Realista
A real sobre o sábado - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14)
+--- Fórum: Desenvolvimento Espiritual (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=54)
+--- Tópico: A real sobre o sábado (/showthread.php?tid=3639)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

RE: A real sobre o sábado - Wissen - 06-08-2024

O sábado foi ordenado para o povo de Israel como um memorial da criação, que os distinguia dos outros povos, e o domingo passou a ser guardado pelos cristãos em memória do dia da ressureição. São religiões diferentes;

O Sábado não foi "abolido", apenas aconteceu de os primeiros cristãos passarem a celebrar a eucaristia no domingo e esse dia naturalmente passou a ser o de guarda. Inclusive esse foi um dos principais motivos das primeiras perseguições contra os cristãos, promovidas pelos judeus. Esse sempre foi um ponto pacífico entre os cristãos, até depois da reforma.

Os adventistas vivem numa bolha, com perdão ao @Libertador. Sinceramente, depois que vc lê obras de autores católicos e historiadores sérios, Ellen White vira uma nulidade.

RE: A real sobre o sábado - Wesley de Mileto - 06-08-2024

kkkkkkkkk. Estranho... Então o Cristianismo é diferente do que a Bíblia prega...

RE: A real sobre o sábado - Matuto Paulista - 06-08-2024

(06-08-2024, 06:19 PM)Wissen Escreveu: O sábado foi ordenado para o povo de Israel como um memorial da criação, que os distinguia dos outros povos, e o domingo passou a ser guardado pelos cristãos em memória do dia da ressureição. São religiões diferentes;

O Sábado não foi "abolido", apenas aconteceu de os primeiros cristãos passarem a celebrar a eucaristia no domingo e esse dia naturalmente passou a ser o de guarda. Inclusive esse foi um dos principais motivos das primeiras perseguições contra os cristãos, promovidas pelos judeus.  Esse sempre foi um ponto pacífico entre os cristãos, até depois da reforma.

Os adventistas vivem numa bolha, com perdão ao @Libertador. Sinceramente, depois que vc lê obras de autores católicos e historiadores sérios, Ellen White vira uma nulidade.

@Wissen, não sou entendido do assunto. Sequer sou Cristão.
Então a minha pergunta vai ser rasa por ignorância mesmo, mas fiquei curioso.

O Cristão não deve seguir exatamente o que está na Bíblia?!

Se está lá que é o sábado, não deveria ser o sábado e "pronto"?!

Pq se o que está na Bíblia é a vontade expressa de Deus, e o povo, meio que fez diferente por força do hábito (ou seja, alterou o dia), parece errado.

RE: A real sobre o sábado - Moisés - 06-08-2024

Comunicado

Passando só pra avisar aos confrades que assim que eu puder responderei a cada comentário, na medida do possível é claro, pois a correria é muito grande.

Força e Honra.

RE: A real sobre o sábado - Wissen - 06-08-2024

@Matuto Paulista O cristão segue a Cristo. Ele mesmo não deixou nada escrito, deixou sim algumas práticas aos apóstolos que posteriormente escreveram inspirados por Deus. E como se decidiu o que era inspirado?

Muito pouco do que aconteceu foi escrito nos livros sagrados. Como e quem selecionou o que eles conteriam?

Foi estudando a formação do canon biblico e a historia do cristianismo que me converti.

RE: A real sobre o sábado - Wesley de Mileto - 06-08-2024

(06-08-2024, 07:19 PM)Matuto Paulista Escreveu:
(06-08-2024, 06:19 PM)Wissen Escreveu: O sábado foi ordenado para o povo de Israel como um memorial da criação, que os distinguia dos outros povos, e o domingo passou a ser guardado pelos cristãos em memória do dia da ressureição. São religiões diferentes;

O Sábado não foi "abolido", apenas aconteceu de os primeiros cristãos passarem a celebrar a eucaristia no domingo e esse dia naturalmente passou a ser o de guarda. Inclusive esse foi um dos principais motivos das primeiras perseguições contra os cristãos, promovidas pelos judeus.  Esse sempre foi um ponto pacífico entre os cristãos, até depois da reforma.

@Wissen, não sou entendido do assunto. Sequer sou Cristão.
Então a minha pergunta vai ser rasa por ignorância mesmo, mas fiquei curioso.

O Cristão não deve seguir exatamente o que está na Bíblia?!

Se está lá que é o sábado, não deveria ser o sábado e "pronto"?!

Pq se o que está na Bíblia é a vontade expressa de Deus, e o povo, meio que fez diferente por força do hábito (ou seja, alterou o dia), parece errado.

A bíblia é a palavra de Deus, portanto deve ser seguida a risca. Lendo a Bíblia o indíviduo pode ser proteger de doutrinas anti-biblicas e pagãs. A Bíblia é um livro muito objetivo e sucinto quanto aos paganismos, lendo-a com muito cuidado se percebe que a maioria das religiões contém muitos dogmas anti-biblicos. 
Mas isso é um assunto muito complicado, e eu não tenho tempo de explicar kkkk.

RE: A real sobre o sábado - Matuto Paulista - 06-08-2024

Bom, entendi o @Wissen e o @Wesley de Mileto , são contrapontos.
Obrigado pela explicação.

Que siga o debate.

(06-08-2024, 08:17 PM)Moisés Escreveu: Comunicado

Passando só pra avisar aos confrades que assim que eu puder responderei a cada comentário, na medida do possível é claro, pois a correria é muito grande.

Força e Honra.

Que honra, um profeta no fórum.

Bem vindo!

RE: A real sobre o sábado - Libertador - 07-08-2024

Ellen White isso, igreja Adventista aquilo, seita de não sei o que, tradição católica ...

O interessante é que os professos cristãos não são capazes de argumentar o assunto pela Bíblia, que é o nosso livro fundamental, então passam para ataques e falácias superficiais. Quando na verdade, o único objetivo do tópico que criei é analisarmos o que a Bíblia ensina sobre o sábado, e para deixar isso claro já no início do texto eu escrevi: 

(02-03-2019, 01:48 PM)Libertador Escreveu: 1. Somente a Bíblia. Os meus argumentos são baseados em passagens da bíblia. Se quiser refutar, também terá que usar a bíblia para isso. Pois o objetivo do tópico é descobrir o que a bíblia ensina sobre o sábado.
2. Inspiração divina. Se você não acredita que a bíblia é inspirada por Deus, então não faz sentido entender o que ela ensina. Então, não há necessidade também de participar do debate. O debate é entre pessoas que acreditam que a Bíblia foi inspirada por Deus e que buscam entender o que ela ensina. 

Mas, resumindo os argumentos apresentados nesses últimos dias: não responderam pela Bíblia. 

Então decidi fazer uma coleção das falácias usadas para desviar o foco do debate e logo de cara partiram para a falácia Ad Hominem, fazendo um ataque direto à pessoa de Ellen White, que não foi mencionada no texto original. Em vez de responder aos argumentos bíblicos apresentados, tentaram desviar o foco atacando uma figura associada ao movimento adventista. Em nenhum momento Ellen White é citada ou usada para tentar validar um único argumento em todos os pontos que apresentei. 

Também usaram a falácia Ad Hominem atacando minha associação com a Igreja Adventista, a acusando de seita e tentando a desqualificar, mesmo sem eu ter usado uma única citação da Igreja Adventista no texto base, apresentando apenas versículos bíblicos para embasar meus argumentos. Mesmo assim, tentaram desqualificar os argumentos bíblicos apresentados com base na minha filiação religiosa. Claramente, é uma tentativa para não ter que refutar os versículos bíblicos apresentados. Ambos Ad Hominem tentaram atacar a pessoa que apresenta o argumento em vez de abordar o próprio argumento, desviando a atenção do ponto principal para evitar a discussão direta dos méritos do argumento.

Também houve quem partisse para a falácia do espantalho, distorcendo e exagerando o argumento original para torná-lo mais fácil de atacar. Tudo isso para tentar desviar a discussão para uma versão mais fácil de refutar. E também usando a falácia do espantalho atacando a Bíblia, tentando invalidá-la em vez de atacar os argumentos bíblicos específicos apresentados sobre o sábado. Usaram o espantalho também para sugerir que a falta de escritos diretos de Cristo invalida a observância do sábado, o que não aborda diretamente os textos bíblicos usados para justificar essa prática.

Usaram um apelo à ignorância ao questionar como se decidiu o que era inspirado, sugerindo que a falta de clareza histórica invalida a observância do sábado, sem fornecer uma argumentação lógica contra a prática em si. E um apelo à ignorância ao questionar o processo de seleção dos livros sagrados, sugerindo que a incerteza histórica invalida a observância do sábado, sem apresentar evidências concretas contra a prática. Houve também a falácia de red herring, desviando o foco da discussão sobre a guarda do sábado para o processo de canonização dos textos bíblicos, sem abordar diretamente os argumentos apresentados sobre o sábado. E também red herring ao perguntar sobre a vida espiritual de Moisés, desviando o foco da discussão original para outro tema não relacionado diretamente com o argumento principal.

E ainda houve um apelo à Tradição, se baseando na tradição católica como sendo superior, independentemente da validade e méritos dos textos bíblicos apresentados, assumindo que algo é verdadeiro ou melhor apenas porque faz parte de uma tradição. E uma falácia histórica de apelo à antiguidade: argumentar que algo sempre foi assim não é uma justificativa lógica para a sua validade. Afirmar que os primeiros cristãos celebravam a eucaristia no domingo não prova que o sábado foi abolido ou que deve ser ignorado.

Usaram apelo à experiência pessoal, utilizando sua experiência pessoal de conversão como argumento de autoridade, sugerindo que seu estudo invalida a observância do sábado, sem fornecer uma argumentação lógica ou evidências concretas.

Houve o falso dilema, insinuando que só existe duas opções: viver na era da lei ou na era da graça. E pelo outro ao afirmar que o sábado é para os judeus e o domingo para os cristãos, sugerindo que essas são as únicas opções possíveis e mutuamente exclusivas, ignorando a possibilidade de cristãos que observam o sábado. Houve mais algumas falácias usadas que não lembro agora como são classificadas.

Pouco importa aqui nesse tópico o que vocês acham da Ellen White, da Igreja Adventista ou da Tradição Católica. O que importa para o cristão protestante raiz é o que a Bíblia diz e não o que uma profetisa, um papa ou uma tradição dizem. O desafio logo no início do tópico foi apresentarem pela bíblia que o sábado está invalido e não deve mais ser guardado. Mas, como os professos cristãos não conseguiram usar a Bíblia para defenderem seus argumentos, só restou fazerem ataques pessoais, distorções do argumento original e apelos a tradições. 

Tudo isso mostra uma falta de contra-argumentos substanciais e uma tentativa desesperada de evitar um debate racional sobre o tema apresentado. Ou seja, a reação dos outros aqui no tópico mostrou de forma ainda mais convincente que meus argumentos de que a Bíblia defende a guarda do sábado estão certos. Porque se não fosse assim, teriam conseguido refutá-los pela Bíblia em vez de usar falácias para correr do debate.

RE: A real sobre o sábado - Wissen - 07-08-2024

@Libertador parece que vc engoliu um manual de lógica e tá procurando falácias onde elas nao existem. Citei Ellen White e os adventistas pq todo mundo sabe de onde vem essas ideias de guarda do sabado, e é essa a tradição que vc segue.

Minhas perguntas não são retóricas e a formação do canon tem tudo a ver com o dia de guarda dos cristãos e o conceito de sola scriptura. Nao tem apelo a ignorancia nenhum nisso, é tudo bem documentado. Por isso exorto a leitura de autores serios, se vc ficar so no Grande Conflito vai acabar enrascado...

Não vou ficar vomitando versos pra "argumentar biblicamente", até pq nem é assim que se estuda as Escrituras.

RE: A real sobre o sábado - Wissen - 07-08-2024

https://www.iparacaju.org/2015/01/11/por-que-hoje-guardamos-o-domingo-e-nao-o-sabado/

Vou deixar esse link com um texto muito interessante sobre a questão do dia de guarda, muito melhor do que eu escrever aqui. É de tradição reformada, mas muito útil pra entender alguns pontos da discussão.

(05-08-2024, 10:19 PM)Bastardo Escreveu: O que quero dizer é se você guarda o Sábado as demais coisas estariam corretas em sua vida?

Guardar o sábado é um sinal de fidelidade a Deus, que por si só não garante que todas as outras áreas da nossa vida estejam corretas. Ele deve ser acompanhado de um processo de santificação que envolve todas as áreas da nossa vida.

(05-08-2024, 10:19 PM)Bastardo Escreveu: De que vale o Homem guardar o Sábado e não fazer as demais coisas licitas e agradáveis?

O ponto não é guardar o sábado e deixar de fazer as outras coisas corretas. Devemos nos esforçar para fazermos tanto estas quanto aquelas.

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e ao sábado chamares deleitoso, santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor o disse." Isaías 58:13-14

Este versículo destaca a bênção associada à guarda correta do sábado, mas também implica que esta guarda deve ser acompanhada de uma transformação completa do comportamento e das prioridades.

(05-08-2024, 10:19 PM)Bastardo Escreveu: @Moisés, vejo que você está com uma enorme preocupação com isso, mas antes, como está sua vida espiritual? Digo no sentido de, tem amado ao próximo, buscado a Deus de todas as formas? tem sido humildade, paciente e etc? Vou além, tem controlados os impulsos primitivos que nos fazem cair?

Bastardo, percebi sua preocupação com a espiritualidade como um todo, mas desviar o foco da discussão principal para um tema não relacionado, pareceu que a sua intenção foi desqualificar a guarda do sábado. E também pode levar o Moises a crer que ele não é qualificado para guardar o mandamento enquanto não ajeitar toda a sua vida espiritual antes. O que é uma premissa perigosa e inconsistente com os ensinamentos bíblicos. A guarda dos mandamentos, incluindo o sábado, faz parte do processo de santificação. Se esperarmos estar espiritualmente perfeitos antes de obedecer a Deus, nunca obedeceremos, pois a perfeição completa só será alcançada na glorificação.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." 1 João 1:9

Deus nos chama à obediência enquanto nos purifica continuamente. A obediência é um aspecto essencial da caminhada cristã e não algo que só deve ser buscado após atingir um nível específico de santidade.

"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:48

Este versículo mostra que a perfeição é uma meta contínua, não um pré-requisito para obedecer a Deus. E, enquanto buscamos viver de acordo com a vontade de Deus, Ele nos revela gradualmente áreas de nossa vida que precisamos ajustar. Mas, se rejeitamos a luz que nos é dada, não recebemos luz adicional (ver Hebreus 10:26-27; Provérbios 4:18 e João 12:35-36).

RE: A real sobre o sábado - Wesley de Mileto - 07-08-2024

O estudo bíblico é atividade austera e exige muito esmero e dedicação. Como não tenho tempo para explicar porque a lei ainda é valida, deixo aqui um vídeo de um rapaz que explica bem essa questão. Os outros vídeos dele também são igualmente muito bons.
https://www.youtube.com/watch?v=WlxD99JXwcY&list=PL7t-2N97poSHuiP9CQHOPOF0OMEedTzxv&index=25

(05-08-2024, 10:19 PM)Bastardo Escreveu: Quanto a observância de Leis e Mandamentos temos que entender contextos e para quem se direcionou, os Mandamentos foram direcionados para um povo, e esse povos eram os Hebreus na qual tinha uma aliança feita com o Patriarca Abraão. 

"Assim foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Gênesis 2:1-3

O sábado é o memorial da criação. Foi criado por Deus no Éden para Adão e sua descendência que engloba toda a humanidade. Qual era o povo de Adão? Ele era judeu, brasileiro, adventista? Não existia ainda nenhuma nação, raça ou igreja na época que o sábado foi instituído por Deus. 

“Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem” Eclesiastes 12:13.

Aí não está escrito que é o dever de todo o judeu, mas sim o dever de todo homem. Os mandamentos são válidos para toda a humanidade e não só para um povo. 

Lá em Marcos 2:27 nós lemos assim: O sábado foi estabelecido por causa do judeu e não o judeu por causa do sábado? Não. Lá está escrito assim:  

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Marcos 2:27

Quem disse isso foi Jesus. A palavra homem no original significa "ser humano", homem e mulher, no original. Ou seja, o sábado é um presente para você SER HUMANO. Mostrando que o sábado foi dado para o homem, não para o judeu.  

O incrível disso é que Ele não santificou um lugar exato que a gente precisa viajar milhares de quilômetros para alcançar um lugar sagrado. Pois ele santificou o tempo. E o tempo sagrado alcança a todos nós toda semana. É democrático, alcança todas as pessoas, independente de onde moram. Qualquer um que quiser santificá-lo e se beneficiar das bênçãos dEle, pode fazê-lo, toda semana, e de graça, não precisa viajar milhares de quilômetros para alcançá-lo, ele alcança você.

RE: A real sobre o sábado - Moisés - 10-08-2024

Resposta aos confrades

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os confrades que tentaram me ajudar de alguma forma, confrade Luiz, Wesley de Mileto, Bastardo, Wissen, Libertador etc.

Eu iria fazer mais algumas perguntas ao confrade Libertador mas desisti, percebi uma certa incoerência da parte dele, dizendo que eu posso ser condenado, citando inclusive (Tiago 2:10), versículo clássico que os sabatistas citam pra dizer que quem não guarda o sábado está condenado, mas logo em seguida ele disse que a salvação é pela fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9), com todo respeito ao confrade mas percebi essa falta de coerência, não só no confrade mas em diversos Pastores e Teólogos Adventistas eu noto essa falta de coerência, uma hora são ferrenhos com o sábado outra hora abrem as pernas e falam que a salvação é pela graça e dizem que existe pessoas sinceras em todas as religiões.

Mas voltando ao raciocínio, desisti, pois esse assunto é muito exaustivo, eu estudo ele desde 2015 quando eu reconciliei com Jesus e não encontrei uma resposta exata até hoje, não há um consenso no cristianismo à respeito desse assunto, o que há são divergências, um lado responde, o outro refuta, um lado responde o outro refuta, só fica nisso, uma briguinha sem fim, e isso eu acho que acontece desde a igreja primitiva. Creio eu que esse assunto do sábado deve ser mais um daqueles assuntos que só teremos uma resposta exata na eternidade, aqui é complicado.

Mas como eu falei, desisto, vou continuar na minha igrejinha adorando aos domingos e crendo na graça de Cristo, encerro a minha participação no tópico por aqui. Mas continuarei acompanhando o tópico sempre que puder, pois mais confrades surgirão com dúvidas à respeito desse assunto, PODEM ESCREVER AÍ.

Força e Honra.

RE: A real sobre o sábado - padawan - 10-08-2024

Salve Maria!

Na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica temos o Catecismo da Igreja Católica que descreve claramente qual é o Dia do Senhor: O Domingo.

fonte: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html
Parágrafos: 2174-2195

RE: A real sobre o sábado - Luiz - 10-08-2024

(10-08-2024, 11:46 AM)padawan Escreveu: Salve Maria!

Na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica temos o Catecismo da Igreja Católica que descreve claramente qual é o Dia do Senhor: O Domingo.

fonte: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html

Lógico, foi a igreja católica que começou a profanação do sábado.

RE: A real sobre o sábado - Libertador - 11-08-2024

O Bastardo, acredito que, ao responder apressadamente apenas às últimas mensagens do tópico, não se atentou em ler o tópico em si. Por isso, acabou apresentando versículos já bem explicados no texto como se fossem argumentos completamente novos. Vou responder retomando as explicações já colocadas no início, abordando aqui de forma mastigada diretamente aos pontos que ele apresentou e para os quais já há respostas. 

Ele também fez ataques ad hominem, mencionando Ellen White e os Adventistas, deduzindo que os argumentos para a guarda do sábado tinham sido tirados deles, em vez de apenas da Bíblia. Uma leitura atenta do texto antes de comentar teria evitado esse dedução apressada. Além disso, ele jogou muitos outros argumentos diferentes entre si, sem desenvolvê-los muito, o que dificulta uma resposta adequada a cada ponto individualmente. Mas, vou ampliar o raciocínio dele sobre os temas apresentados pela Bíblia e respondê-los um a um de forma mais completa.

O Moisés tem uma interpretação incorreta da relação entre fé e obras e, por isso, está confuso. Uma explicação mais detalhada sobre a harmonia entre a graça e a obediência à Lei o esclarecerá e sanará a dúvida. 

Eu expliquei sobre a importância de responder pela Bíblia e não por tradições, mas o Wissen respondeu novamente por tradições e não pela Bíblia. Depois, até lançou um link com alguns argumentos bíblicos que aparentemente refutam o sábado (e que vou responder também). Observando atentamente sua forma de agir, cheguei à conclusão de que ele não está realmente preocupado em argumentar biblicamente o assunto. Mesmo que ao longo das respostas aqui seja provado que a Bíblia realmente defende a guarda do sábado e não do domingo, para Wissen não terá validade, porque ele considera a tradição apostólica superior a Bíblia quando os dois divergem em algo. Por isso, com ele será necessário deixar de lado o que a Bíblia diz e focar a discussão sobre a legitimidade e autoridade da tradição acima da Escrituras Sagradas ou não, o que já é outra vertente de discussão fora do tema inicial do tópico.

Como eu falei antes, foram levantados vários pontos bem divergentes entre si nos comentários anteriores dos confrades. Eu poderia responder todos de forma mais genérica, colocando os versículos principais e sem condições de contextualizá-los muito, mas acho que vocês merecem que o assunto seja abordado com mais profundidade, para poderem analisar melhor e contra-argumentar com mais propriedade, e assim o estudo sobre os temas avançar aqui no tópico.

Pensando nisso, achei melhor separar os vários pontos apresentados e responder a cada tema de forma específica e com mais profundidade. Então, é o que farei para responder aos pontos apresentados pelos confrades. Já fiz o levantamento e os temas são:
  • Lei Mosaica vs Era da Graça: A lei de Deus, a antiga aliança, foi abolida na cruz e vivemos sob uma nova aliança, a da graça?
  • Distinção entre Judaísmo e Cristianismo: A lei mosaica, incluindo o sábado, era somente para o povo de Israel?
  • Princípio do descanso em qualquer dia: O princípio do descanso é mais importante do que o dia específico? O sábado foi criado apenas para o benefício do ser humano, dependendo das circunstâncias culturais e individuais, não como um mandamento absoluto?
  • Cristo e o sábado: Cristo fez o bem e curou no sábado; isso quer dizer que o sábado não é obrigatório no cristianismo?
  • Transição do Sábado para o Domingo: Cristo ressuscitou no domingo, por isso o dia foi alterado? Houve uma evolução natural da prática cristã em que a tradição apostólica indica que os apóstolos e os primeiros cristãos guardavam o domingo?
  • Criticismo ao adventismo: Os adventistas guardam o sábado por conta da Ellen White? São uma seita que colocam os escritos dela acima da bíblia?
  • Relatividade do calendário: Houve mudanças nos calendários ao longo dos séculos. O sábado de hoje não é o mesmo sábado do Velho Testamento?
Boa parte já foi respondido no tópico, mas são temas importantes que merecem ser aprofundados. Vou dar prioridade aos assuntos diretamente relacionados ao tópico primeiro, no caso, entender o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto, que é o que importa para os protestantes. 

Por último, vou abordar os temas que foram mencionados fora do escopo do tópico, como a questão da legitimidade da bíblia em relação à tradição apostólica que o Wissen levantou. Mas, pra quem se interessa mais por isso e já quer ver logo esse assunto, sugiro ir no tópico "A Vida após a Morte - Estudo Completo", porque ali já debatemos parcialmente esse assunto e foram apresentados os principais argumentos meus e do Wissen sobre o tema.

RE: A real sobre o sábado - Wesley de Mileto - 11-08-2024

Mas e as outras leis de Moises, como por exemplo de não poder comer porco, não poder aparar a barba e raspar os cabelos nas laterais?

RE: A real sobre o sábado - padawan - 11-08-2024

(10-08-2024, 08:53 PM)Luiz Escreveu:
(10-08-2024, 11:46 AM)padawan Escreveu: Salve Maria!

Lógico, foi a igreja católica que começou a profanação do sábado.

Viva Cristo Rei!

Dar-te-ei mais duas opções, totalizando 3 opções:

1) Já exposta a sugestão de leitura ao Catecismo da Igreja Católica.

2) Você pode assistir à Missa aos Sábados conforme CDC 1248 parágrafo 1
    https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf

3) O próximo Sínodo da Sinodalidade será em Outubro/2024, pois bem, convido  ao distinto confrade conversar com o líder religioso do templo ao qual frequenta, e fazer a sugestão de troca do Dia do Senhor. Dessa forma, o líder religioso saberá como proceder para que a vossa requisição seja avaliada, no anteriormente citado evento da Igreja Católica.

RE: A real sobre o sábado - Wissen - 14-08-2024

Interessantes os pontos levantados pelo @Libertador na tentativa de organizar o debate, me atentarei a eles também.
  • Lei Mosaica vs Era da Graça: A lei de Deus, a antiga aliança, foi abolida na cruz e vivemos sob uma nova aliança, a da graça?

Cristo faz um distinção entre a lei antiga, muito baseada na lei do talião, e a doutrina que Ele vinha apresentar, conhecida como o Novo Concerto. Depois São Paulo irá escrever numa de suas cartas que aquelas eram sombras das coisas que viriram. A Lei dada a Moisés no Sinai foi redigida pensando num povo de "dura cerviz" e tinha um caráter pedagógico. A nova aliança feita na cruz por Cristo com a humanidade dá cumprimento à Lei de Moisés ("Não vim para abolir, e sim para cumprir") e inaugura a era em que o ser humano pode ser salvo pela graça de Deus. Não gosto de usar o termo "abolir" pois pode da a ideia de encerramento, como se a Lei de Moisés não tivesse mais valor algum. Prefiro o termo "atualizar" pois dá o sentido de continuidade. Então a Lei foi atualizada na Cruz.     No sermão da montanha Cristo dá varios exemplos dessa renovação da lei, nos famosos "ouvistes que foi dito". Agora, só de pensar numa mulher a desejando no coração já se comete adultério, ou ao só injuriar o pŕoximo já se comete assassinato. O sábado posteriormente também entra nessa renovação, dizendo que Ele era Senhor também do Sábado, mostrando que mesmo a lei mais importante para os judeus estava dentro de um esquema maior: o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 
  • Distinção entre Judaísmo e Cristianismo: A lei mosaica, incluindo o sábado, era somente para o povo de Israel?
          Sim, a lei de Moisés dada no Sinai era parte da aliança feita com o povo de Israel. No novo concerto a aliança de Cristo é com toda a humanidade (pregai o evangelho a todos os povos, linguas e nações).
  • Princípio do descanso em qualquer dia: O princípio do descanso é mais importante do que o dia específico? O sábado foi criado apenas para o benefício do ser humano, dependendo das circunstâncias culturais e individuais, não como um mandamento absoluto?
         Toda lei escrita leva em consideração a sua época e o contexto social. O Sábado foi dado para os judeus como memorial da criação, justificado no Gênesis. Por trás do dia específico, há uma lei natural mais abrangente: o homem deve separar parte do seu tempo para a adoração a Deus. Os cristaos passaram a celebrar a eucaristia (fração do pão) no primeiro dia da semana em memória da ressureição de Cristo, o evento mais importante para o cristianismo. Tanto que esse primeiro dia começou a ser chamado de Dominus Dei (dia do Senhor), ou Domingo. Com base na lei natural, a Igreja passou a celebrar o primeiro dia como um dia separado para a adoração a Deus.
  • Cristo e o sábado: Cristo fez o bem e curou no sábado; isso quer dizer que o sábado não é obrigatório no cristianismo?
  •       Não por isso. Nesse episódio Cristo estava mostrando para os fariseus o quanto as suas práticas eram hipócritas e prejudiciais ao povo, não querendo quebrar a guarda do Sábado.
  • Transição do Sábado para o Domingo: Cristo ressuscitou no domingo, por isso o dia foi alterado? Houve uma evolução natural da prática cristã em que a tradição apostólica indica que os apóstolos e os primeiros cristãos guardavam o domingo?
        Exato. Já nos primeiros anos após o pentecostes os cristãos passaram a separar o primeiro dia da semana para adoração já que a eucaristia era celebrada nesse dia. Vale ressaltar que os judeus convertidos na Judéia continuaram guardando o sábado como era o costume deles, e em algumas igrejas estrangeiras os judeus da diáspora convertidos ao cristianismo também guardavam o sábado como memorial da criação, costume que para eles foi se convertendo na adoração do Cristo no dia do Senhor, o Domingo da ressurreição, pois não havia mais a obrigação. Mas os estrangeiros convertidos que não tinham esse costume sempre guardaram apenas o domingo. Isso é bem documentado nas cartas dos primeiros Padres, nas cartas Paulinas e na Didaqué. 
  • Criticismo ao adventismo: Os adventistas guardam o sábado por conta da Ellen White? São uma seita que colocam os escritos dela acima da bíblia?
        Aqui está um ponto complicado. O que seria levar os escritos dela acima da bíblia? A verdade é que todo cristao guarda alguma tradição, mesmo negando isso. Ninguém acorda, escreve uma bíblia própria e vira cristão do nada. Todos interpretam as Escrituras com base em alguma tradição, mesmo os que defendem a sola Scriptura. As próprias Escrituras chegaram até nós resguardada por uma tradição. Os católicos seguem essa tradição apostólica que remonta aos primeiros séculos, e os adventistas seguem uma tradição inaugurada no século XIX nos EUA de um movimento que procurou juntar os cacos do que restou após a grande decepçao de 1844, em que William Mueller havia previsto frustradamente a volta de Cristo. Desse movimento surgiram várias pequenas congregações, das quais restou a igreja Adventista, que teve como líderes Ellen White e Joseph Bates.        Sobre Ellen White, seus escritos são muito condizentes com os de alguém sem instrução formal do final do século XIX nos EUA, inclusive o mais famoso "Grande Conflito" não tem valor histórico e literário algum. Cai por terra a alegação de que, por serem muito acima do nível que ela seria capaz de produzir, so poderiam ser frutos de revelação divina particular. Não quer dizer que ela não possa ter sido muito piedosa dentro de seus esquemas religiosos, e disso não duvido. Mas me parece que esse ponto tem se tornado cada vez mais evidente, tanto que os próprios adventistas já não estudam muito os escritos dela, voltando para a abordagem de sola scriptura mais tradicional dentro dos meios protestantes. 
  • Relatividade do calendário: Houve mudanças nos calendários ao longo dos séculos. O sábado de hoje não é o mesmo sábado do Velho Testamento?
         Não há motivos pra acreditar que o dia tenha sido mudado.